quinta-feira, 28 de março de 2013

O cão matou a criança. Vamos matar o cão?


O cão Zico está à espera do abate
POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Hoje proponho um teste à sua capacidade de encarar dilemas e vou usar um caso que está a dividir opiniões aqui em Portugal. E sem mais delongas, vamos logo à apresentação dos fatos.

A coisa aconteceu na cidade alentejana de Beja. No início do ano, um cão pittbull matou uma criança de 18 meses. O cão pertence à família e o avô disse que a criança entrou na cozinha com a luz desligada e, ao tropeçar, caiu sobre o cão, provocando a agressão do animal. A família não apresentou qualquer queixa às autoridades.

Mesmo assim a polícia decidiu intervir e, segundo a lei, nesse tipo de situação o pittbull deveria ser abatido. As autoridades pegaram o bicho e levaram para um canil, onde ficaria até o momento do abate. Só que nesse ínterim os defensores dos direitos dos animais entraram em campo para impedir o abate do pittbull, que atende pelo nome de Zico.

O pessoal lançou uma petição online, que hoje tem mais de 60 mil apoiantes, e surgiram páginas de apoio ao cão no Facebook. Além de evitar o abate, também é pedido um tratamento digno para o aminal: “Sabemos que até ao final do processo, provavelmente o Zico não poderá sair do canil. No entanto, vamos tentar que ele possa pelo menos ser passeado e conviver com pessoas e animais (dentro do canil)”, diz a autora de uma página no Facebook.

Mas o que me levou a escrever este texto foi o fato de ter lido os comentários lá no Facebook. A discussão está acesa entre os que querem o abate e os que pretendem salvar o cão. Os argumentos são quase sempre os mesmos, mas tem muita gente a dar o seu pitaco.

O QUE VOCÊ ACHA? Você é a favor ou contra o extermínio do animal? Sendo de uma raça considerada perigosa, talvez essa fosse a solução mais sensata. Mas também devemos considerar o argumento de que não há cães violentos, apenas donos irresponsáveis. E isso permitiria poupar a vida do animal para reeducá-lo.

E agora passo a bola para o seu lado, leitor e leitora. Ah... mais um argumento para interferir na sua decisão. A mãe do menino morto disse que há mais de um ano pensava no abate do animal, por não ter condições de o sustentar. E você, leitor e leitora, de que lado está? 



13 comentários:

  1. É difícil saber qual seria a minha reação. No ato, eu avançaria sobre o cão para salvar a vida do meu filho.
    Fosse depois do ataque, não iria sequer querer olhar mais para o cão.
    Mas toda ação tem uma reação. O cão se sentiu acuado, simplesmente reagiu. Talvez com fome e estressado.
    Neste caso, a família deveria ter procurado um novo dono há muito tempo. Ou melhor,nunca deveria ter um cão deste porte. Eles precisam de muito mais do que restos de comida e água. Muito mais... Tem certas coisas na vida que não podem ser pela metade.

    Zé Bolacha

    Ah, aonde encontro a petição para assinar e pedir a absolvição do Zico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N34295

      Excluir
    2. Minha mãe já dizia: "quem não tem competência que não se estabeleça".
      A culpa é dos donos, não tinham condições financeiras e psicológicas de ter um animal deste porte.

      Excluir
  2. Eu acho que deveria primeiro de tudo ter um controle na "venda" de animais.
    Hoje em dia qualquer pessoa pode ter qualquer tipo de cão.
    Raças fortes como pitbulls, rottweiler e outras tantas, não deveriam ser vendidas para qualquer zé mané.
    Estou dizendo raças fortes por causa do estrago da mordida que é muito maior.
    Qualquer cão que tiver um tutor que não seja um lider, que não saiba dar disciplina, que maltrata ou que mima demais, terá um cão desequilibrado e que pode avançar e morder.
    Isso acontece com poodles,pinchers e pitbulls a única diferença é o estrago da mordida.
    Mas a culpa é sim do "dono" do cachorro pq eu tenho uma pit bull resgatada de maus tratos que era muito brava qdo a resgatei. Hoje ela convive muito bem inclusive com crianças que já cansaram de tropeçar, pisar e até subir em cima dela. As únicas vítimas dessa história são a criança e o cão. Os culpados são os pais que não tinham condições de ter um cachorro desse porte e pelo jeito nem um filho.

    ResponderExcluir
  3. O cachorro não tem culpa! Não mesmo!

    ResponderExcluir
  4. O Zico pensou que era o goleiro Bats!

    ResponderExcluir
  5. Au Au Au Auuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  6. eu acho que tem que matar a família e doar todos os bens para o Zico.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem