domingo, 24 de fevereiro de 2013

Yioan Sam Xez, a blogueira chinesa no Brasil

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Foi uma semana muito especial. A minha blogueira favorita, a dissidente chinesa Yioan Sam Xez, esteve no Brasil. E, claro, houve problemas. É que mal chegou ao país, na segunda-feira, a moça teve logo que aturar uns marmanjos que eram contra a a sua presença por aqui. A coisa aconteceu também em outros lugares do Brasil e a blogueira chinesa passou a ser escoltada a todos os lugares onde ia. Mas foi firme com o seus detratores:

- "Acredito que todos têm o direito de protestar, a favor ou contra alguma coisa ou alguém, inclusive com relação a mim. Mas, quando se ultrapassa o limite da liberdade de expressão, do protesto, para a violência verbal e até para a violência física, isso não é democracia, mas sim fanatismo."


Lembrou os problemas do seu país, ao reafirmar a ideia de que lá as pessoas não podem protestar. Não se esquivou de manifestar o seu repúdio contra a difícil situação dos direitos humanos na China. E deixou um recado severo até para o governo brasileiro, ao dizer que “no caso do Brasil, existiram muitos silêncios. Recomendaria um posicionamento mais enérgico, pois o povo não esquece”.


Um dos temas das suas intervenções no Brasil foi a mídia e a liberdade de imprensa na China. Apesar de ser blogueira na China, mas podendo ser lida apenas no resto do mundo, ela diz não ser lida no seu país , coisa tida como natural nas ditaduras comunistas. E criticou os jornais oficiais do seu país que, segundo ela, confundem ideologia com informação.


- "Há um estereótipo de que na China temos uma imprensa livre. Não é verdade, temos uma imprensa privada. A imprensa chinesa segue uma linha: a China é o paraíso e o resto é um inferno…A imprensa tem uma função de trincheira ideológica e não de informação”.


Aliás, é o tipo de análise que traz um tema ao qual ninguém pode ficar indiferente. Não tenho dúvidas de que Yioan Sam Xez pode vir a ser candidata a um prêmio Nobel da Paz, como o que foi conquistado pelo seu conterrâneo Liu Xiaobo. Mas, ao contrário deste, que sequer pôde sair do país para receber o prêmio, ela parece não ter problemas nesse sentido.


Ooooooooops! Quem chegou até esta parte da crônica deve estar a achar tudo muito confuso. Um samba do chinês doido. Mas esta invencionice é apenas a minha singela homenagem a essa gente que anda obcecada com a ditadura de Cuba, mas morre de paixão pela ditadura da China comunista. Entendeu?

13 comentários:

  1. Traduzindo: quem tem dinheiro pode ser uma ditadura sem sofrer embargos...

    ResponderExcluir
  2. Uma pergunta Baço: Qual é tua opinião sobre as duas ditaduras?

    ResponderExcluir
  3. É incrível esta ditadura cubana, em que a dita blogueira pode ir a qualquer lugar, onde a grande maioria dos cubanos não sabe que ela existe ou não dá a mínima prá ela, e onde ela mesmo diz que existem eleições amplas em todos o País para delegados representativos do povo.

    ResponderExcluir
  4. Essa gente que defende as ditaduras é a mesma.

    ResponderExcluir
  5. Ditadura?
    Nem a chinesa, nem a cubana, nem nenhuma outra.

    ResponderExcluir
  6. Se Cuba tivesse petróleo os EUA já teriam dado fim a essa ditadura. A China não interessa invadir, pois eles tem armas atomicas. By Ácido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É vero. EUA só se metem em algum lugar quando lhes convêm. Por isso se dão tão bem com Israel...

      Excluir
  7. É pela violência verbal do Baço em seus texto(não neste) é que vejo ele como um fanático.

    ResponderExcluir
  8. Se ditaduras fossem boas, não seriam duras.

    ResponderExcluir
  9. Paulo Nogueira tem razão "O maior mérito desta blogueira é falar o que os yankes querem que seja falado. São, para usar a expressão de Boff, escaravelhas internacionais.

    ResponderExcluir
  10. Yoani Sanchez – Minha ficha caiu
    Por Gilrikardo

    Desde que a blogueira apareceu por aqui fiquei acompanhando as manchetes e o mundo virtual para esclarecer-me. Pois a dúvida ainda caminhava comigo, afinal de contas essa moça está a serviço de alguém ou é uma simples blogueira, como se autodenomina. Ao acompanhar as entrevistas ficou claro que ela é bem articulada, inteligente, fala mansamente, e com todas as letras, isto é, sem titubear ou perder-se no raciocínio. Mostra com isso boa cultura e que de fato está se preparando para ser jornalista na New_Cuba que se aproxima, segundo ela.

    Por causa dela e de sua visita ao Brasil, dediquei-me à leitura e pesquisa em alguns blogs cubanos. Assim percebi algo que a Yoani fez questão de enfatizar, o fenômeno tecnológico das comunicações pegou os irmãos Castro de surpresa, pois ela imagina que eles não deram a devida importância ou concluíram que não passava de curiosidade do povo essa tal internet e seus blogs somados às facilidades proporcionadas pela informática ao armazenar e/ou distribuir informações em "terabytes" através de CD, DVD, HD, Pendrive, etc... E é por aí que está surgindo a nova Cuba, são milhares de blogueiros tentando construir um novo caminho para o futuro. É a temível propagação das idéias viajando porta a fora.

    Mea Culpa – Há tempos venho detonando CÚba. Só agora percebi que meu real desejo é enterrar o comunismo, as ditaduras e os irmãos Castro, últimos representantes do atraso. E nessa luta, quem paga o pato mais uma vez, são os cubaneiros (povo em sua maioria) que não têm nada a ver com os revolucionários de meia pataca. Após dezenas de blogs visitados, encontrei um post cujo conteúdo poderia dizer, faço minhas tais palavras e "gracias" que posso rever minha opinião quantas vezes for necessário:

    “No tiene importancia si es una falsa heroína, alguien que sólo busca protagonismo, una mártir o una chica que se cansó y se volvió “loca”. Eso no tiene la más mínima relevancia porque en sus post, no he descubierto una sola mentira. Porque a pesar de todo, es una persona valiente, una persona que defiende los derechos de los ciudadanos de su país. Eso es siempre admirable. Fonte: Hasta cuándo!"

    http://morgana-hastacuando.blogspot.com.br/2009/11/yoani-sanchez-y-mi-desconfianza.html

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem