quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pega ladrão!

POR GABRIELA SCHIEWE

OSCAR PISTORIUS - Na madrugada do dia 14 deste mês, a modelo Reeva Sttenkamp foi encontrada morta, com três tiros de arma de fogo, na cidade de Pretória, na África do Sul.

O crime ocorreu na casa do atleta paralímpico, conhecido mundialmente, Oscar Pistorius, que alegou ter atingido sua amada namorada, achando se tratar de um ladrão.

O que é isso, molhados? Isso parece o Cidade Alerta. Cruzes. 

É verdade e eu, como advogada, sei da premissa: ninguém será declarado culpado até sentença final condenatória. Ahhhh, mas dá um tempo pra minha cabeça. A namorada do indivíduo estava na casa dele, como ele bem sabia, aí escuta um barulho no banheiro e sai atirando com a desculpa de que se sentiu acuado por estar sem suas próteses e com a possibilidade de alguém estar invadindo a sua casa?

A moça foi morta com três tiros de arma de fogo e ainda com escoriações na cabeça, a princípio feitas com um bastão de críquete, e ainda foi derrubada a porta do banheiro, que estava trancada pelo lado de dentro. Tá, só um momentinho. Ele não estava sem as próteses e por isso atirou? Como derrubou a porta com o bastão?

Não estou aqui para dar uma de Mãe Dinah, mas acredito que essa é mais uma triste história que liga diretamente o esporte às páginas policiais.

O que estaria levando esportistas renomados, (alguém lembra de OJ Simpson, Mike Tyson, jogador de futebol americano e os exemplos são vários) a cometer atos de violência contra suas companheiras? Teria esta violência alguma relação com as substâncias ingeridas para atingir a perfeição e conquistar os melhores resultados?

É gente. A decisão até poderá ser favorável ao Pistorius que, nas Olímpiadas, quando perdeu o primeiro lugar para o brasileiro, já demonstrou certo desequilíbrio psicológico em não saber lidar com as derrotas. Eu, particularmente, não vejo se tratar de uma tragédia ao acaso, mas sim de um assassinato puro, movido por sabe-se lá quais causas.

JASC - E os JASC não serão mais realizados na cidade de Joinville para que a verba seja destinada à saúde.

Que decisão nobre do nosso ilustre Prefeito, digna de aplausos da população joinvilense que, desde então o reverencia.

Como é que é? Foi isso mesmo? E todo mundo achou superbacana? Não, não, não, caros molhados. Vocês engoliram essa assim? Na maciota?

O carnaval, salvo engano, teve um orçamento inúmeras vezes maior e mesmo assim houve a garantia do governo que não importasse da onde viria a verba, mas a Liga das Escolas poderia ficar tranquila pois o Carnaval iria aconter e aconteceu.

Entenda-se que não estou menosprezando a saúde, muito pelo contrário, pois está caótica e não é de hoje. O que não posso concordar é que, a partir de agora, qualquer coisa que, por algum motivo, o governo de Joinville não queira realizar, utilize a desculpa que o dinheiro será destinado à saúde.

Sabemos que existe uma Lei de Diretrizes Orçamentárias, visto que saúde, educação, lazer, esporte, como demais outras, são obrigações constitucionais que se deve proporcionar à população.

Essa decisão não glorificou Joinville, apenas me deixou envergonhada por ver que a maior cidade do Estado não consegue realizar os JASC desde 1992, quando foi a cidade campeã, e quando já havia se comprometido há algum tempo que no ano de 2013 seria realizado aqui. E, na hora, passa o bastão pra Blumenau que, pasmem, possui dinheiro sobrando? Só pode, pois irão realizar os JASC assim, de supetão.

Ah, porque tinha que realizar a reforma do Ivan Rodrigues e Abel Schulz. Sim. E o Centreventos Cau Hansen? E as escolas com quadras de esportes, tanto públicas como particulares, SESC, Univille, Grêmio Whirpol, e tantos outros não seriam suficientes para respeitosamente honrar uma promessa e presentear os nossos atletas amadores com esse alento, de disputarem os JASC dentro da sua própria cidade?

Qual foi a explicação plausível, arraigada em verdade e demonstrada factualmente e, não apenas com: o valor será destinado à saúde!

Os nossos atletas amadores, que devem ter melhores condições na base do esporte, também precisam do incentivo maior ou, do que adianta ficar treinando se não haverá uma competição oficial para que se demonstre este talento?

Essa decisão foi à lá Zagallo: "vocês vão ter que me engolir". E mais nada se fala!

JEC - Ufa! Uma notícia boa no nosso "Cidade Alerta", o Tricolor venceu e foi um jogo para enriquecer o futebol brasileiro. Foi um clássico na acepção da palavra.

O JEC sempre esteve atrás, mas não desistiu em momento algum e, no último suspiro, reagiu e virou a parada.

Parabéns ao Joinville e à torcida tricolor. Deveria ser sempre assim, "seu" Artur Neto. Não acham?

15 comentários:

  1. EXCELENTE!!! DEVÍAMOS TER ESCRITO ISSO NO FACEBOOK DO PRESIDENTE DA FELEJ QUE TODO CHEIO DE SI VEIO A PÚBLICO DIZER QUE "VERGONHA ERA REALIZAR O JASC COM A SAÚDE NESTE ESTADO". PAPO FURADO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo que precisamos saber separar as coisas e exigir aquilo que é de direito e, tampouco se contentar com justificativas supérfluas. Isto é inaceitável.
      Não estou aqui para atacar a atitude do Presidente da Felej, agora se faz necessário que um Governo galgado no respeito a toda a população e transparência.

      Excluir
  2. O caso Pistorius é apenas msis um da , infelizmente frequente, violência contra a mulher.

    ResponderExcluir
  3. @GABRIELA , sobre o caso do Oscar, você como advogada sabe bem que sua citação é de advogada de acusação... MAS também sabe e muito mais do que eu (mero cidadão) que existe a versão do advogado de defe$a !!!
    -sim, defe$a com todos os cifrões que existem, pois muitos advs. mesmo sabendo que o elemento é culpado/criminoso, fazem questão de querer defender o elemento alegando que todos tem direito à defesa, mas na verdade querem a "defe$a" mesmo, e que se danem os valores sociais e morais porque nesses casos são financeiramente inferiores aos valores con$titucionai$...

    PLAC PLAC PLAC ... aproveito o assunto para deixar minhas sinceras palmas à OAB que está pedindo cela especial aos 4 advogados que levaram o recado dos penosos para ruas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcos Roberto, a minha citação não é como advogada, mas como cidadã comum, pois caso o fizesse de maneira formal, nos ditames da lei, jamais poderia expressar a minha opinião dando o Pistorius como culpado.
      O advogado realizar o seu trabalho, em qualquer área, sendo que a criminal acaba recebendo destaque, não significa que o profissional acredite, compactue e aceite aquilo que está sendo defendido, apenas está realizando o seu trabalho.
      Não sou advogada criminalista, mas nas áreas que atuo, várias vezes me defronto com situações contrárias àquilo que entendo que deveriam ser.

      Quanto à OAB ela está cumprindo as prerrogativas inerentes aos advogados, previstas no Estatuto dos Advogados.

      Por fim, agradeço a participação.

      Excluir
  4. Muito bom ouvir(na verdade ler) de alguém que está no dia a dia ligada no esporte, reclamar da não realização do JASC em Joinville. Pior do que dizer que o dinheiro vai para a saúde, é mentir, pois dinheiro nenhum que viria pro JASC vai para a saúde.

    P.S.: Em 92 eu tinha 10 anos e participei da abertura do JASC em Joinville. Seria possível conseguir imagens dessa abertura? Foi linda, lá no Ernestão..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ivan!
      Quanto ao vídeo não tenho, até porque não sou da imprensa e, por isso não tenho acesso a estes arquivos.
      Tente um contato com a RBS, acredito que eles consigam.

      Excluir
  5. Boa tarde. Muito pertinente as 3 abordagens de assuntos bem atuais e que infelizmente os dous primeiros sem volta, pois a midelo nao voltara a viver e muito menos os jogos abertos de 2013 serao em Joinville. O JEC indo bem, e que continue assim! Parabens pelo texto e por todos que voce redige sempre muito enrriquecedores. Valeu Gabriela!!!

    ResponderExcluir
  6. O dinheiro que o Estado iria destinar para Joinville realizar os JASC será destino a cidade que irá realizar, sendo assim Joinville perdeu 4 milhões que seriam investidos no esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giorgia quanto a esta informação não posso precisar, até porque a informação que foi passada oficialmente é que o Estado repassaria apenas 1,5.
      Só temos a lamentar.
      Obrigada.

      Excluir
  7. Quanto ao JASC, so posso lamentar profundamente, investir em HOSPITAL e LEITOS conceitualmente significa investir em saude curativa, depois que ja se esta doente, JASC saude preventiva. Deveriamos sim investir em esporte, e não criar mais uma policia e mais presidios, somente o complexo da UNIVILLE, SESC e mais uma escola apresentam mais estrutura para realizar o JASC que aproximadamente 250 municipios do estado de sc.....abs a parabéns....não posso me alongar.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei no meu texto não se pode exaltar uma em detrimento da outra. Ambas necessitam de investimentos e o investimento de uma jamais poderá afetar a outra.
      E realmente, a estrutura que temos hoje aqui é mais do que suficiente para realizar o JASC.

      Excluir
  8. De todos os esportistas envolvidos, continuo com a ideia fixa de que o único sacaneado por um miss, foi o Tyson. Apesar de ser um brutamontes, consigo ver a inocência naquele homem.
    O resto, são homens que foram traídos e sabiam que seriam abandonados por suas parceiras. Tem gente que não aceita uma derrota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A respeito do Tyson não compactuo com a sua opinião. Já no que tange a dificuldade em aceitar a derrota, principlamente do sexo masculino, é fato.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem