sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cachoeira, Dirceu, Diniz, Calheiros... e o povo


POR VANDERSON V. SOARES 

Nos últimos dois anos tenho reparado, frustradamente, a epopeia do poder judiciário 
que o Brasil tem protagonizado.

No ano passado, alguns ministros caíram. Todos acusados de corrupção, pagamento de propina ou desvio de dinheiro público (Casa Civil, Transportes, Agricultura, Turismo e Esportes). Todos foram retirados de seus cargos ou pediram pra sair após o escândalo ter estourado, porém estão livres e felizes por aí.

Ainda no ano passado, Carlinhos Cachoeira, muito bem acompanhado de José Dirceu e Waldomiro Diniz é acusado de receber propina para angariar fundos para a campanha política de um partido. Isso é caso antigo, mas somente ano passado é que o caso ganhou vultuosidade. Respondeu por tudo em liberdade, não disse nada com nada (literalmente) quanto em inquérito e continua feliz, vivendo sua vida tranquilamente como bon vivant.

Cito aqui também o mensalão. “Quando na história desse país” juízes indicados por um presidente condenam acusados de corrupção do mesmo partido de quem os indicou ao cargo, por corrupção e desvio do dinheiro público?! Isso enche a qualquer brasileiro de esperança, mas caímos por terra ao perceber que um dos acusados é empossado como Deputado Federal alguns dias depois, sendo totalmente apoiado por colegas e pela constituição.

E como cereja do bolo, temos o grandioso Renan Calheiros sendo empossado como presidente do Senado. O dito cujo é acusado de peculato, falsidade ideológica e utilização de documento falso. E, repito, foi empossado como presidente do Senado Federal! Um legítimo representante do povo.

O que é mais chocante, indubitavelmente, é o paradigma que está sendo criado e fortalecido no Brasil de que só entra na política quem é ladrão, ímprobo, desonesto, quem não presta e, de fato, há uma generosa parcela de políticos que atestam e comprovam isso. O fato que chamo a atenção é que o jovem de hoje, aquele idealista, sedento por um mundo mais pleno e justo, cheio de anseios pela vida já entra na idade adulta crendo piamente nisso.

A política brasileira, bem como o poder judiciário, perde a passos largos a sua credibilidade diante do povo. Trancafia-se por anos quem rouba um pão para alimentar a família, numa velocidade impressionante de julgamento, enquanto crimes de grande afronta à população enrolam-se por anos até caminhar para a prescrição.

Diante disso tudo, questiono também outro aspecto: o que faz o povo brasileiro ser tão inerte diante dos mais variados escândalos políticos? Muitos gritam em uníssono a questão cultural e, de fato, concordo com isso, mas não tão somente isso. O brasileiro, em sua grande parcela populacional, é aquele cidadão que acorda cedo pra trabalhar, pega um ou dois ônibus pra chegar ao trabalho, sai tarde da empresa, não ganha suficientemente bem, chega em casa cansado, paga altas taxas de impostos e tributos para receber do governo uma educação de baixa qualidade para os filhos, um sistema de saúde falido que não atende a demanda, um sistema previdenciário que aumenta o tempo de contribuição a cada ano, que é deficitário
devido a manobras improdutivas, por uma vida que ele tem que procurar tudo no setor privado, se quer mesmo ser bem atendido.

É um povo que, agora entrando na questão cultural, chega em casa e desliga-se do mundo para assistir novelas que pregam desrespeito ao ser humano, incentivam a vida inconsequente, sem cultura, sem vontade de correr atrás do que se quer. Sempre digo que um dia quero ser um desempregado de novela, que tem empregada, carro do ano, filhos em escolas particulares, e todas as regalias da classe média, mesmo sendo desempregado.

A cada dia que passa me convenço mais firmemente que a educação será a única saída pro nosso Brasil. Não gosto e recrimino quem fala mal do Brasil, mas me indigna ver esse gigante “deitado eternamente em berço esplêndido”, assistindo a escândalos, desvios de dinheiro público, dívida interna, péssima gestão administrativa, políticas sociais que a curto e médio prazo são ótimas, mas a longo apenas aleijam o povo. Dante Alighieri diz, na Divina Comédia, que o pior inferno está reservado para as pessoas indiferentes, àquelas que se omitem. Se isto for verdade, grande parcela do Brasil está a meio caminho de lá, não fosse o
fato de que o brasileiro é condicionado a isso. Ele aprende desde pequeno a não se meter na política, pois é perigoso, é jogo de chacais.

Não é muito agradável escutar que o nosso sistema faz vítimas, mas faz! As pessoas precisam se preocupar com a própria sobrevivência diária, quem dirá se preocupar com quem assume esse ou aquele cargo público. Pagamos altíssimos salários e mordomias aos nossos políticos e é mais que justo que cobremos trabalho e resultados, mas como cobrar se não sabemos como?!

É preciso uma mudança, uma grande mudança, que só se dará através da educação e da cultura.

Vanderson V. Soares é empresario

11 comentários:

  1. Concordo 100%.
    Mudanca cultural gigante urgente. Falta principalmente informacao, educacao e senso de coletivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernanda!

      P.S.:Gosto muito dos teus textos. ;)

      Excluir
    2. Obrigada, Vanderson. Ganhou uma "seguidora"...rs

      Excluir
  2. Discordo em alguns aspectos citados, mas é fato que a solução para todo e qualquer problema envolvendo a formação crítica do cidadão é uma educação de qualidade. Pena que não temos agora e, observando como professor, não teremos em futuro próximo.

    Infelizmente.

    Abraço ao amigo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sardo, pelo comentário e pela audiência. Abraço!

      Excluir
  3. Se tá faltando gente pra escrever, libera pros anônimos. Texto clichê é foda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo, possivelmente PMDBista tbm. Sinta-se a vontade para escrever e mandar seu texto aos administradores do blog. Certeza que iremos aproveitar os seus pensamentos por aqui.

      P.S.: O que talvez seja necessário para isso é sair do armário e revelar sua identidade. Topa o desafio!? ;)

      Excluir
  4. Anonimo falou certo. Texto cliche. Virou moda falar mal de politico, como se isso fosse o grande mal do pais quando, na realidade, reflete o desenho da nossa sociedade desigual onde todos tem culpa, principalmente os que detem o poder economico e que sempre se aproveitaram desse estado de coisas e que de tempos em tempos escrevem textos falando mal de politicos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o meu texto tem o objetivo de perpetuar a meus amigos e eu na "detenção do poder econômico".

      Você só seria mais preciso se não falasse escondido atrás do anonimato.

      Excluir
  5. E para complementar o meu comentario anterior a educacao e fundamental mas e mais consequencia do desenvolvimento social do que solucao. Nao fosse assim nao teriamos uma elite tao tosca como a nossa.

    ResponderExcluir
  6. off-topic (mais ou menos)- briga no planalto, PT x PMDB , após renuncia do papa , Sarney x Lula já tentam a indicação, sendo que o voto será secreto. enquanto isso Zé Dirceu tenta vaga de Carmelengo !!!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem