terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Carta a Luana Piovani


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Olá, Luana.

Que legal! Fiquei a saber que você decidiu vir morar em Portugal e então tomei a liberdade de escrever para dar uns bitaites. Não agradeça, é a cortesia lusitana. As pessoas de bem são sempre bem-vindas, Luana. Os portugueses são um povo que sabe receber, mas também tem o lado prático: há cálculos a dizer que, para manter o crescimento, o país precisa de 900 mil imigrantes para trabalhar e a gerar riqueza. É gente, né?

Eu explico, Luana. Em Portugal a gente tem um sistema de welfare (muito já se perdeu com os ataques neoliberais) e o dinheiro dos impostos é essencial para investir em saúde, segurança ou educação. Para todos. Então você vai entender a preocupação. Todos são bem-vindos, menos aqueles brasileiros que defendem a ideia de que “sonegar é legítima defesa”. Esses a gente não quer. Podem ficar no Brasil.

Aliás, soube que você estava indecisa entre Portugal e EUA. Não resisto a dar um palpite: a Califórnia deve ser melhor opção. Imagine que Portugal é governado pelo Partido Socialista, um pessoal de centro-esquerda muito parecido com o Partido dos Trabalhadores, no Brasil. E surge a questão. Será que você vai curtir a ideia de ser governada por “socialistas”? O poder está tomado pelos “esquerdistas”, Luana.

O atual governo é minoritário e só consegue governar com o apoio do Partido Comunista (coligado com os não menos esquerdistas Os Verdes) e do Bloco de Esquerda. É o tipo de gente que, mesmo em Portugal, um país de brandos costumes, muitos chamam “extrema esquerda”. Ou seja, para os padrões coxinhas brasileiros eles são ainda mais “esquerdopatas” que os petistas. É dureza.

E mais uma inside information. O Bloco de Esquerda é coordenado pela Catarina Martins. Então fico a imaginar como você vai reagir a isso, uma vez que parece não gostar muito de mulheres no comando. Dilma que o diga, né? E o Partido Comunista é liderado pelo Jerónimo de Sousa, um antigo operário metalúrgico. Metalúrgico? Onde é que já ouvimos essa história? Ah, sim, Lula. Então fica a pergunta: será que você quer mesmo viver num país como Portugal?

Olha, Luana, a gente até já esqueceu aquele episódio do Instagram. Lembra como foi? “O Brasil foi explorado tantos anos por Portugal e agora continuará a ser pela PT! Não é à toa que a sigla de Portugal é PT! Eu votei Aécio!”, você escreveu. Confesso que não entendi a declaração, porque parece uma maluquice pegada (expressão cá da terra) e não faz o menor sentido. Era uma tentativa de ofender? Passou.

Despeço-me, Luana, na expectativa de que tenham sido informações úteis e que a ajudem a decidir. Se vier para Portugal vai ser bem recebida. Como foi a Madonna, que já vive aqui faz um tempinho. Aliás, vai ser uma honra para os portugueses ter, ao mesmo tempo, duas estrelas de expressão mundial.

É a dança da chuva.

59 comentários:

  1. Vai para a Califórnia, Luana!!!
    Ter um partido como o PT a governar um país europeu (como afirma o Baço) é cilada na certa!
    Nunca vivi em Portugal, mas conheço a terrinha há muito tempo, além de ter amigos do além-mar a viverem aqui na Bananolândia, e posso afirmar: esse “welfare” lusitano é uma mentira, uma bolha que estourará e causará um mal maior do que ocorreu na Grécia. Esquerdistas manipulam os números, Luana, como ocorreu nos governos petistas no Brasil. De fato, o governo português tem muito a ver com essa excrescência que governou o Brasil por treze ano.
    Por isso e muito mais, sugiro: esqueça Portugal, vá para um país liberal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até ia responder. Mas é tanta besteira que nem sei por onde começar. Passo...

      Excluir
    2. Anonimo, mostra a cara, deixa de falar besteira no anonimato

      Excluir
    3. A esquerda manipula os números! Em 2009, a Globo, inimiga do PT, do Lula, da Dilma, tinha de mostrar a situação excelente do país, admirado nos países mais desenvolvidos da Europa. É cruel mentir acusando os outros de mentir. Não há como mudar a História. É só uma pesquisa honesta e séria no Google, para ver a realidade. Parabéns, Baço, pela ironia inteligentíssima!

      Excluir
    4. Se eu pudesse votar para decidir esta questão, votaria para que a Luana e o Anônimo fossem morar na Califórnia!

      Excluir
    5. Se o espermatozóide que chegou na frente, gerou o autor desse comentário, imagine os outros...

      Excluir
    6. excrescência é o que saiu de seu pai, fixou na sua mãe e fez você, sei imundo. Nazista f.d.p.

      Excluir
    7. Anônimo, caraca veio, tu não tens vergonha de vomitar excrementos pela boca? Agora compreendi por que tem vergonha de mostrar a cara e assinar o próprio nome. ��

      Excluir
    8. As pessoas não sabem o que escrever, ai sai essa bosta. Vai estudar pra ver se aprende alguma coisa.

      Excluir
    9. Anônimo? Não tem caráter, não tem personalidade e não tem coragem!

      Excluir
    10. Anônimo? Não tem caráter, não tem personalidade e não tem coragem!

      Excluir
    11. Todo anônimo é gerado num prostíbulo, em nome do fato exerce seu anonimato.

      Excluir
    12. Mas antes de ir paga o que deve.
      Tua prestação de contas dod financiamentos pela lei Ruanet não foram aprovadas. Estais a dever R$ 747.000,00
      Nenhum picareta, manifestoche resiste a uma pesquisa no google.

      Excluir
  2. A era de Portugal acabou meu caro Baço. O Brasil é maior referência para a cultura lusófona quer vc aceite ou não. E se alguns ainda querem ir para lá é por que ainda acreditam na civilização de mentira da europa. Aquela que acha que vai conseguir a paz mundial tocando violoncelo na praça. E meus amigos liberais ou progressista: direito, liberdade, igualdade custam caro!!! Elas custam uma quantidade enorme de barbárie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou o analfabeto que nunca saiu do país

      Excluir
    2. Meu caro, Portugal é um pais onde seus habitantes tem saúde e educação dignas. Sem mais... O básico já é suficiente. Não comparemos com o Brasil pelo amor de Deus.

      Excluir
    3. É esse o motivo que os "batedores de panelas" classe alta estão indo pra lá????????

      Excluir
  3. A única resposta que me ocorre a esses comentários sobre o texto do Baço é a seguinte: Garota, vai pra califórnia, viver a vida sobre as ondas, vai ser artista de cinema, o teu destino é ser star...adaptação de canção de Lulu Santos, feita por Ronaldo Aidos / Joinville

    ResponderExcluir
  4. Que texto espirituoso e didático!!! Minha dor é ter doutoramento em Literatura Portuguesa e nunca ter tido condições de conhecer Portugal, vida de professor no Brasil não é fácil, pior ainda agora e muito pior ainda vai ficar. Enquanto isso temos uma "atriz" global, que depois de fazer campanha, de apoiar o golpe e o desmanche do país ajudando a destruir o que havia aqui, vai pegar seus paninhos e se mudar faceira, alegre e contente para Cascais. Não se ofendam, amigos portugueses, a declaração sobre Portugal foi só mais uma, essa moça é fala imbecilidades de maneira contumaz, na verdade ser ofendido por ela é até um privilégio, o desagradável mesmo será a convivência com ela por aí. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou bem, Zé. Luana Piovani ninguém merece, mas infelizmente essa estúpida nasceu aqui no Brasil.

      Excluir
    2. Foi golpe sim Zé,entre os golpistas e cúmplices no saque do Brasil.

      Triste os brasileiros que precisam esperar uma briga interna entre os ladrões e incompetentes para nos livrarmos de gente como Collor,Lula e Dilma.

      Excluir
    3. Zé:
      Faça um esforço no orçamento e vá à Portugal.
      E um país maravilhoso, gente receptiva, comida maravilhosa, História preservada e lindos lugares.
      Será uma viagem inesquecível.
      Haadok.

      Excluir
  5. Luana Piovani, vais morar em Portugal? Califórnia? Sim? Não? É, realmente... O Brasil está parado enquanto tua decisão, menina-maluquinha não vem !Pense numa perda pro Brasil! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela for o Brasil vai para de vez, aliás ela pode ir até para o Iraque, por que pra mim nem ela nem a globo fazem falta. Tchau querida.

      Excluir
  6. "esse “welfare” lusitano é uma mentira, uma bolha que estourará e causará um mal maior..." Cuidado portugueses, de bolha os liberais entendem!

    ResponderExcluir
  7. Sou brasileira, amo Portugal, adorei o texto, é maravilhoso! Desculpa aí a Luana e cuidado com ela, quando está sumida inventa polêmica para voltar à mídia.

    ResponderExcluir
  8. Luana quer fugir do Brasil pós ressaca petista,(assim espero)ela está em dúvida entre um país de governo de esquerda que fornesse welfere esquerdista com a mesada do quarto Reich...quero dizer da União Européia e a Califórnia um estado dominado pela esquerda dos Democratas que conseguiram arruinar a economia do estado que um dia foi o mais rico dos EUA.
    Dúvida cruel.

    ResponderExcluir
  9. É uma doente incoerente. Fico feliz de ter desinfetado um pouco o Brasil. Que vire adubo em outras terras.

    ResponderExcluir
  10. Na boa, gente. As falas dessa moça enquadram-se no dito crítico sobre certos funcionários públicos onde eles "inventam dificuldades para vender facilidades". No mais, ficarmos discutindo as falas dela representa uma espécie de submissão midiática, o que é justamente o que ela deseja em termos de estratégia de comunicação de massa: "falem mal de mim, mas não deixem de falar de mim".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, ai vem o Baço pega essa fala e faz propaganda do estado português,e seu pseudo sucesso e que isto é prova inequívoca que a ideologia de esquerda esta certa.
      Como diria Álvaro de Campos o heterônimo de Fernando Pessoa mais autobiográfico.
      " Ó macio Tejo ancestral e mudo,
      Pequena verdade onde o céu se reflete!
      Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
      Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta. "

      Excluir
    2. Simples o rio da terrinha, fica calado. E assim ele tem mais verdades que quem esta acima dele. E que Lisboa já é pura magoa,e já não representa FP e não sou quem falo é um português( e que português!!!)
      Além do mais o Baço não precisava fazer propaganda da terrinha, através da atriz, isso nem é argumento. Ele cria um espantalho bate nele, pra se sentir superior.

      Excluir
    3. Pô, Fabio. Tu és muito perspicaz. Não consigo esconder nada de ti. Lês a minha mente como quem lê um Fernando Pessoa qualquer. Que genialidade.

      Excluir
  11. Adorei a carta, Baço. Mas a tristeza que fica: tem gente que ainda não entendeu o que está a acontecer no Brasil. Em tempo, "garota vai pra Califórnia".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os brasileiros estão mais preocupados com a Venezuela que vai muito bem, enquanto o Brasil vai de mal a pior.
      Vou dar umas dicas de países pra ela: Iraque, Coréia do Norte, Afeganistão e Síria (ótimo lugar pra ela viver).

      Excluir
  12. Esse texto lavou a nossa alma, desejamos que esse projeto de atriz mal sucedida encontre o ostracismo em terras lusitanas! E viva a esquerda comandada por mulheres e trabalhadores, aqui é acolá!

    ResponderExcluir
  13. "Se todos fossem iguais a você"
    Temos uma tendência em pensar que seremos compreendidos. Ledo engano. Nem nós nos compreendemos. A busca pelo autoconhecimento é eterna.
    A maioria de nós é "honesta" apenas com o valores que acredita ter. O problema é que ignorar os valores dos outros é um desrespeito ou nao, pois pode ser ignorância também ou complexo de Deus, sabe lá...
    A verdade é de cada um, pois ninguém acessa a mesma realidade ao mesmo tempo. Dessa forma, as escolhas de cada um sao feitas com base em como cada um acessa ou acessou sua realidade. Nós somos uma construção, frutos de uma cultura, modo de vida, valores sociais, éticos e morais específicos do meio onde vivemos. Sem falar das experiências que cada um de nós vivemos e que também são únicas. Cada um de nós representa um Universo. Somos únicos e milhões. Vivemos num mundo onde nossos conflitos se explicam por sermos essencialmente controversos, ambíguos.
    A comunicação se perde por causa de uma coisa chamada razão. Todos a cobiçam (com unhas e dentes!).
    Se pensarmos que não damos conta das nossas relações com o outro e não somos capazes de dizer a nos mesmos: será que meu interlocutor(a) pode estar certo(a)?.
    Somos capazes de fazer essa pergunta pra nós mesmos?
    Se a causa da humanidade é única por que discordamos? Afinal, não existe meio termo pra quem deseja um mundo melhor, mais justo e igualitário. Um mundo onde os direitos humanos sejam respeitados. Onde a diversidade seja desejada e sobretudo um mundo onde a ganância e a vaidade sejam expurgados.
    Quem defende meus valores me representa e ponto. O resto é falácia. A discussão é política. Temos que defender uma ideia, um projeto, uma causa.
    Infelizmente faz parte de nossa Natureza o domínio. Só que para dominar há de se ter dominados.
    Quem não aceita ser o dominador também nunca aceitará ser dominado!
    Por isso estamos todos na mesma Luta Companheiros. Somos todos ambíguos. Espero que consigamos dominar a Arte de Amar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz e Luz nos caminhos da Lucidez, da coerência, da ética, do respeito. GRATIDÃO, José Baço!

      Excluir
  14. Que Portugal continue sendo exemplo para o mundo, em especial para as esquerdas que precisam somar forças para vencer as vezes a direita fascista e as vezes a falta de consciência que afeta as pessoas que se deixam adoecer por mídias como a rede Globo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tchau querida Luana!!! Vc vai fazer muita falta aos pobres de direita que tem vc e a globosta como modelo de um nada que assola este país.
      Mas eu direi sempre: - culpa do LULA que não acabou com essa merda de TV seguindo os conselhos do sábio e saudoso Leonel Brizola. Aconselho: - vá pra qq lugar, de preferencia vá pra PQP, mas pague, antes, a divida com o BRASIL, com a Lei Roanet.

      Excluir
  15. Uma atriz medíocre, que se dá muita importância. Adora holofotes e os consegue criando confusão. Não entendo porque dão tanto espaço a este ser. Não me lembro de um papel relevante que fez. Devo ser muito mal informada mesmo.

    ResponderExcluir
  16. É perder tempo ouvindo idiossincrasia de atriz de terceira categoria. Coitada, vivia apanhando do psicopata do Dado Dolabella

    ResponderExcluir
  17. Aqui no Brasil apanhava. Vai apanhar mais em Portugal .

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pela carta.
    Que ela vá para os EUA, que em Portugal ela não vai arrumar nada.
    Mas prefiro que ela vá para a Síria.

    ResponderExcluir
  19. Adorei. destes nela um tapa de pelica, como diz aqui no Brasil. Essa moça/atriz se mostrou uma canalha, traidora. Cuidado com ela, aí, mas acho que vocês vão colocá-la no devido lugar que ela precisa. Agradecida

    ResponderExcluir
  20. Sou brasileiro, e a um bom tempo sinto um ranço de ser brasileiro, infelizmente, eu queria ter orgulho, mas a política e conduta de muitas pessoas aqui no Brasil me deixa com essa raiva de ser brasileiro, estamos em um momento de recessão econômica e os políticos em vez de cortar gastos internos, principalmente de seus próprios salários e outras medidas para desinflar a máquina pública, criam reformas para acabar com os direitos dos trabalhadores e aposentados, jogando culpa e despesa do déficit inteiramente na população. O pior é que estamos abrindo espaço para uma nova ditadura, com intervenção militar e tudo. É triste ver meu país ser consumido por esses vermes e traças, criminosos que comandam o tráfico de drogas, destroem o Brasil e o vende a toque de caixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente vc Anonimous falou algo de verdadeiro. Mas foi gente como esta babaca da L.P. e, quem sabe, igual a vc que contibuem pra este pais continuar esta merda que começou em 1500. Qdo chega alguém preocupado em acabar com essa escravidão, esse preconceitob etc...vcs defenestram. #LULA2018.

      Excluir
  21. Portugal, mande-a embora. Ninguém merece essa obtusa.

    ResponderExcluir
  22. Silvia de Oliveira Santos20 de fevereiro de 2018 às 10:48

    Parabéns, José Baço.
    Uma pitada de ironia não faz mal á ninguém e alivia o peso que sentimos em nossas vidas desde que resolveram golpear as nossas pequenas conquistas sociais, almejadas por décadas, urgentes e inadiáveis. Os que se manifestaram contrariamente a isso, repetiram um discurso pronto e empacotado pela grande mídia brasileira, financiada pelo mesmo mercado que faturou alto nos governos petistas. Saíram do armário empoeirado, com a arrogância dos que defendem a manutenção de um país desigual, através do tom moralista desnudado pela seletividade nos ataques. Nada de novo, é só uma repetição na história do Brasil recheada de golpes á democracia, infelizmente. Nenhum povo merece isso. Ser afogado na praia por covardes.

    ResponderExcluir
  23. Caraca!! Não sabia q a Luana fosse causar tanto mimimi de ambos os lados...senti q perdi meu tempo lendo isso, admito.

    ResponderExcluir
  24. Senhor,falta cumprir-se Portugal... Vivi na Europa por 3 anos! Pobre Europa, também tomada por imbecis. Portugal não tem expressividade nenhuma na Europa. É conhecido apenas pelo país que se come bem e barato.Ah... e tem o Fernandinho também, né?! Brasileiro que está indo para Portugal é justamente o sonegador, o filho de funcionário público abastado que mama nas tetas do governo, seja PT, PMDB ou qualquer P. São todos iguais!! Porém me faz pena ver Portugal, realmente um país lindo,ser infestado por Brasileiros que abandonam a própria pátria depois de espoliá-la. Triste tramonto Europeu...

    ResponderExcluir
  25. Baço,você é brilhante!!!!!
    Depois destes últimos dias,de toda tensão, só hoje, após ler o seu texto e os comentários ao mesmo, pude voltar a soltar as minhas costumeiras sonoras gargalhadas. Super obrigada!!!!
    Adorei os seus Hã!!!!!!
    Em paralelo, senti muita vergonha alheia ao ler a maioria dos comentários dos meus compatriotas.
    Sou LULA! Sou esquerda!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem