terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O Brasil não é um país para pobres

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
É uma história que não me canso de repetir. Faz uns anos estava de férias no Brasil e quis o destino que acabasse a tomar cerveja com um empresário de Brusque (não, não é aquele da estátua da liberdade). Era uma pessoa de muita grana e evidente pouca cultura, mas que pela primeira vez pretendia ir para a Europa. E quis saber de Portugal.

Disse que a grande diferença em relação ao Brasil é que as distâncias entre ricos e pobres são menos acentuadas. Não há tanta exclusão social, apesar de ser um problema. E usei o exemplo de um dos meus patrões, sócio numa agência publicidade, que tinha como vizinho de frente, no prédio onde morava, um motorista de táxi. É difícil acontecer no Brasil.

O homem ouvia com atenção, mas não parece ter ficado comovido. Então usei o exemplo da mulher da limpeza da agência.
- É uma senhora que tem uma boa casa e vem para o trabalho de carro. Ela não ganha bem, mas vai mantendo um padrão de vida razoável.

O homem fez um olhar de intrigado. Eu continuei.
- Faz algum tempo, numa conversa, ela disse que tinha juntado dinheiro para passar as férias em Florianópolis.

O sujeito começou a fazer um ar intrigado.
- Mas ela trabalha na limpeza e não é pobre?

Tentei esclarecer.
- Sim. Ela é o que podemos chamar "pobre", para os padrões locais. Mas com certeza é menos pobre que os pobres brasileiros.

E o cara, um tanto desconcertado, soltou:
- Se o vizinho do teu patrão é taxista e até uma doméstica pode tirar férias no Brasil, então qual é a graça de ser rico em Portugal?

Dá para rir, mas também dá para chorar. O episódio pode não ter valor para análise sociológica, mas aponta uma tendência: o Brasil deve ter os piores ricos do mundo. Aliás, isso remete para a frase atribuída ao professor Victor Bulmer-Thomas, da Universidade de Londres: “as elites da América Latina só conseguem sentir-se ricas se estiverem rodeadas de pobres”.

O Brasil tem vivido essa realidade absurda, ao longo dos séculos. Para algumas pessoas – em especial aquelas que a tradição decidiu chamara “coxinhas” – não basta o sucesso próprio. É preciso ver o fracasso dos outros. É preciso que haja pobres. E que os pobres conheçam o seu lugar.

E não há exemplo mais emblemático desse espírito que os episódios divulgados na semana passada – e hoje praticamente fora da agenda midiática – nas favelas do Rio de Janeiro. Favelados pobres (porque são todos pobres) sendo fotografados e fichados pelo exército como fossem cidadãos de segunda categoria. Ou melhor, como se nem fossem cidadãos.

É a dança da chuva.

19 comentários:

  1. O problema do Brasil é a maldita herança da escravidão. Mesmo com a Lei Áurea, o espírito escravocrata continuou. Veja bem, o sujeito de classe média detesta o que está abaixo dele na classe social e tenta menosprezá-lo ao máximo. Ele não é contra o rico que o explora, mas contra o pobre que está a seu lado. O exemplo maior disso: critica o bolsa família mas se cala diante desta aberração chamada bolsa-moradia para os juízes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsa família: 13.6 milhões de beneficiários/cartão individual.

      Bolsa moradia: 17.000 usuários.

      É sério que você quer comparar um custo de 73 milhões por mês com 2.4 bilhões????

      Quando você assessorava o deputado lá em Florianópolis, dizia pra ele que era imoral ir na Arena Joinville aos domingos com motorista e carro oficial???

      O problema do Brasil foi ser colonizado por corruptos portugueses, a herança foi a hipocrisia. Por favor Baço me corrija!!!

      Excluir
    2. Bolsa família:
      Recursos aplicados: 2,4 Bi
      Incremento ao PIB: 4,3 Bi

      Bolsa moradia:

      Recursos Aplicados 73 mi
      Incremento ao PIB: ?

      Deputado? Nomes...

      Brasil ter sido ser colonizado por corruptos portugueses:

      Jamaica (UK), Haiti (FR), Africa do Sul (UK/HOL), Congo(Bel), mandaram um abraço e um livro de história.

      Excluir
    3. Ah, entendi seu raciocínio, anônimo das 19:57! A culpa da corrupção no Brasil é dos portugueses! Claro, assim como a culpa de haver criminosos é dos pais dos criminosos! Coitadinhos dos corruptos brasileiros, aprenderam a ser corruptos com os colonizadores, desde o século XV! E até hoje não aprenderam a ser honestos! Então está decidido, vamos cobrar do governo português, através de juizados internacionais, todo o prejuízo causado pela corrupção no Brasil. E vamos cobrar dos pais dos criminosos todos os prejuízos e perdas causados pelos crimes praticados no Brasil! Finalmente achamos os culpados e as causas dos nossos problemas e vamos resolvê-los, responsabilizando os "verdadeiros" responsáveis pelas nossas mazelas! Acho até que os responsáveis pela burrice de certos brasileiros também são os portugueses...Faz me rir! Ronaldo Aidos / Joinville

      Excluir
    4. Ah também está perfeitamente justificado pelo anônimo das 19:57 o auxílio moradia dos magistrados brasileiros! Afinal o custo total em dinheiro público desse "auxilio moradia", de R$4.294,12 por cabeça, é irrisório quando comparado com o custo total do Bolsa família, de R$176,47 por cabeça. Não devíamos nem estar preocupados com esse custo "irrisório" do auxílio moradia dos responsáveis pela justiça no Brasil! É impressionante esse raciocínio! Como uma mente dita racional pode ser capaz de tamanha estultice! Ronaldo Aidos / Joinville

      Excluir
  2. Para perceber o preconceito e o desprezo que o andar de cima e grande parte dos remediados dispensam ao trabalho braçal, que via de regra é destinado aos não "estudados", basta ver a gritaria das madames ricas e remediadas quando se fala em direitos trabalhistas para as empregadas domésticas.

    ResponderExcluir
  3. São realidades bem distintas. Comparar o Brasil com um país como Portugal (país com 10 mi de habitantes) que tem uma fada-madrinha (UE) que vem injetando bilhões em infraestrutura e investimentos nos últimos vinte anos é o mesmo que confundir alhos com bugalhos.
    Não, Baço. As condições sociais razoáveis de Portugal nada têm a ver com o suposto “governo comunista” (hihihihi) que vem administrando o país nos últimos anos e que você propagandeia em verso e prosa. Portugal é um desses países que vem há muito tentando implantar um welfare state com o $ dos europeus. Enfim.
    Sobre a identificação de moradores da favela, pergunte aos próprios se importam com isso? É um ALÍVIO para maioria (trabalhadores e gente de bem) ter militares rondando as favelas do Rio. Só o esquerdista de classe média se comove com a justa e estratégica ação dos militares. Aliás os esquerdistas se borram de medo dos militares, exceto na Venezuela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto não compara Brasil com Portugal. Lê outra vez e depois volta. Nota zero.

      Excluir
  4. Por essa sua "brilhante" análise (mais uma!), eu também deveria ficar revoltado ao ser revistado em entrada de estádio? Ou quem sabe, ao ser parado em uma blitz? Porque preciso passar no detector de metais das portas de bancos? É tudo muito humilhante! snif, snif,...mimimimimi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só no Brasil os idiotas fascistas têm orgulho em ser idiotas fascistas (passe o pleonasmo).

      Excluir
    2. Esse daí gosta de ser apalpado por meganhas. A veia do fiofó chega a pulsar..rs

      Excluir
    3. Bem lembrado, Lemos. Deve ser o tipo que fica o dia inteiro entrando e saindo da favela só para ser revistado...

      Excluir
    4. Sempre uma "brilhante" resposta que envolva temas fálicos e anais!

      Theomar Lemos e Baço, aquela "coceirinha" não larga de vocês, né?

      Excluir
    5. "Só no Brasil os idiotas fascistas têm orgulho em ser idiotas fascistas (passe o pleonasmo)"

      KKKKKKKK... eu logo imaginei! Vocês são os meus "Idiotas Úteis Favoritos"!...KKKKKKK

      Excluir
    6. "Aquela coceirinha", hmm..sei não.... pelo jeito o 23:03 (praticamente 24) já sentiu a tal da coceirinha e se tornou "entendido" nos paranâues coceirísticos...rs. Bjs.

      Excluir
  5. Aproveita e coloca aí a lei do PT (28/2017) para tranformar o transporte por demanda (uber, cabify, 99) em táxis amordaçados pela administração pública. Ou seja, a extinção da liberdade de orferta e uso desses serviços.
    Parabéns a você, usuário desses aplicativos, que vota e apoia esta merda de partido político que será defenestrado nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certeza de que estás a comentar no post certo?

      Excluir
    2. Gostaria de te ajudar 12:07...coloquei no google tradutor mas ele diz q o texto está em idioma extinto ou desconhecido.

      Excluir
  6. Que há muitos idiotas neste país não nego, só não os restrinjo a determinado grupo, felizmente muitos já deixaram este país em direção a outros o que alivia um pouco a carga dos que ficam. Aliás tomara que este empresário vá te visitar é devida ficar por, veja algo de diferente e decida ficar aí com vc.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem