terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Bolsonaro, a Rocinha e a metralhadora da mídia

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Ora, ora, ora. Parece que a velha imprensa anda mesmo empenhada em detonar o putativo candidato a presidente Jair Bolsonaro. Desta vez o ataque foi com chumbo grosso, a tiros de metralhadora. A denúncia partiu do jornalista Lauro Jardim, que publicou, no jornal O Globo, a notícia de que Bolsonaro teria proposto metralhar a Rocinha para acabar a guerra entre as facções envolvidas no tráfico de drogas.

Diz o jornalista que a ideia foi apresentada durante um evento de um banco, que reuniu cerca de mil executivos. Qual era a estratégia de Bolsonaro para resolver o problema? Simples. A partir de um helicóptero, lançar folhetos ordenando aos bandidos que se entregassem num prazo de seis horas (por que seis horas?). Se não se rendessem, as metralhadoras começariam a varrer a favela.

A notícia virou tema quente nas redes sociais. Mas não demorou para circular um filme em que Bolsonaro, com ar indignado, fazia o desmentido e exigia uma retratação do jornalista (algo que, parece, não aconteceu). “Isso é uma insanidade, uma loucura alguém escrever uma coisa dessas", disse um irritado Bolsonaro, negando que tivesse falado em metralhar toda a favela.

Eis o problema do candidato. É que a ideia, mentirosa ou não, acaba por parecer plausível sendo ele o autor. Bolsonaro é um boquirroto capaz de dizer os maiores disparates e isso torna fácil acreditar na notícia. Não vamos esquecer daquela entrevista em que ele falava de matar uns 30 mil. Aliás, muitos dos seus seguidores levaram a sério e até acharam que metralhar a Rocinha era boa ideia.

Uma coisa é certa: o estrago (mais um) na imagem de Bolsonaro está feito. O candidato pode espernear, gritar ou ir à Justiça pedir reparação. Mas no Brasil a mentira da mídia (lembremos que o jornalista não desmentiu) tem o efeito de um furacão e os desmentidos mais parecem simples brisas de verão. É lídimo pensar que, depois de focar o afastamento de Lula, a velha mídia tenta agora detonar quem vem em segundo nas pesquisas.

Todos sabemos que a direita – em especial os tucanos – não consegue ganhar eleições, nem mesmo com a incansável adesão da mídia. Quer dizer, a direita não pode correr o risco de ter adversários. Lula e Bolsonaro são pedras no meio do caminho. É preciso removê-las e abrir passagem para um novo Fernando Collor. E todos sabemos que está a ser preparado um candidato - a jato - para dar corpo ao engodo. 

É a dança da chuva.

4 comentários:

  1. É a “mídia golpista”!
    Tucanos de direita? Kkkkkkkkkk

    Ainda sobre a mídia golpista... a DataFoice mandou um joinha!

    ResponderExcluir
  2. A mídia e o sensacionalismo: o importante não é a notícia, mas o número de visualições, chance dela ficar em primeiro nos motores de busca.Além do mais, ao meu ver isto tem efeito contrário, isto chama mais atenção do futuro candidato,pois lhe da um ar de perseguido.
    O boquirroto é vício ou uma virtude? O povo esta cansado do falso moralismo do politicamente correto, arrotar virtudes em textinho na web, não faz ninguém santo. Há muito destes santinhos do pau oco.
    Poupe dizer que PSDB é de direita,na verdade é uma esquerda com um pouquinho de noção, e com muitos políticos fisiológicos e pragmáticos mas isso não lhe faz de direita. Um partido que já fez parte da internacional socialista, Jose Serra um cara que era líder da esquerda durante a ditadura, FHC um sociólogo coisa rara ver um de direita.

    ResponderExcluir
  3. Claro, claro PSDB de direita.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem