sexta-feira, 14 de julho de 2017

Lula: ser solidário é estar contra a perseguição política


POR MARIA ELISA MAXIMO
Contra as reformas, contra a retirada de direitos e contra a condenação do Lula. Sim, uma coisa não exclui a outra e precisamos ocupar todos os espaços, na rua e por aqui.

Sem me arvorar em uma análise política profunda (que nem tenho propriedade para fazer), apenas partilho minhas singelas percepções: o repúdio à condenação do Lula não significa, neste momento, estar cego aos seu erros e à sua eventual parcela de responsabilidade no cenário que se apresenta.

Definitivamente, ele não está sendo condenado pelos seus erros enquanto presidente. Quem foi condenado ontem foi o líder político, metalúrgico, representante dos pobres, que curiosamente ainda representa uma ameaça aos interesses de uma elite política e econômica.

Por isso, o repúdio à condenação de Lula é análogo à defesa da democracia. Não se trata de "ter políticos de estimação". Aliás, que expressão mais tola e infantil, que só poderia vir de setores da direita bestializada que têm se esforçado para banalizar a política.

Estar solidária ao Lula é, agora, estar contra a perseguição política que criminaliza a esquerda e só a esquerda. É estar em defesa dos seus acertos, do pouco de justiça social alcançada e que está sendo aniquilada de forma galopante. Estar solidária ao Lula é, ao mesmo tempo, repudiar a mesma dinâmica persecutória que se concretiza nas escolas, dia a dia, pelas mãos da Escola sem Partido. Estar solidária ao Lula é estar em defesa de todos os presos políticos e de todas as vítimas da violência policial que escolhe seus alvos pela cor da pele, pelas palavras de ordem, pela cor da camisa e das bandeiras.

Do outro lado, a "selfie" com policiais, outrora viralizadas pelos manifestantes de final de semana, vestidos de verde e amarelo, equivale ao aceno camarada aos Aécios que não saem de onde estão independentemente do tamanho da mala de dinheiro, das delações, das provas.

Portanto, sair às ruas em defesa do Lula é arregimentar a pouca energia que nos resta na esperança de uma saída para 2018, contra uma "justiça" parcial e seletiva que, sem rodeios, não age "no combate à corrupção". Não é possível que alguém ainda acredite que seja isso...

13 comentários:

  1. A autora parece aquela "estudante" que jubilou por anos no curso de pedagogia e que agora preside aquilo que um dia foi a UNE. Duvido que ela acredite nas próprias palavras que escreve, senão pode ir ao hospital que essa cólera toda é raiva e a espuma é altamente contagiosa.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. "...representante dos pobres"
    Salvou o dia do pessoal aqui do escritório. Tem gente rindo até amanhã.

    ResponderExcluir
  3. Se o Maluf e o Calheiros dizem que Lula é inocente, quem somos nós, pobres mortais, para divergir?

    ResponderExcluir
  4. Se um réu não pode exercer qualquer cargo público, o que dizer de um condenado?

    ResponderExcluir
  5. Uma mentira contada mil vezes, torna-se uma verdade!!! (Goebbels, Joseph)

    ResponderExcluir
  6. Perseguição política? Sério?
    Nós temos pela primeira vez na história um presidente denunciado pelo MPF por supostos crimes cometidos no exercício do mandato e a ladainha da perseguição ao Lula continua?

    ResponderExcluir
  7. O Lula ganhava U$ 200 mil pelas "palestras" que dava bo exterior e não tem UM imóvel no seu nome, querida. Como afirmar que esse senhor é um perseguido? Não sei como esse sujeito está livre ainda!

    ResponderExcluir
  8. Declaração de bens de Luiz Ignácio Lula da Silva.
    http://download.uol.com.br/fernandorodrigues/politicosdobrasil/2002/59-02.pdf

    ResponderExcluir
  9. Não ele não foi condenado por corrupção e ocultação de patrimônio, só o foi porque um dia foi metalúrgico

    ResponderExcluir
  10. Se o tal triplex era do Lula, pq não está entre os "bens" bloqueados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que foi confiscado antes.
      Dããããã!

      Excluir
    2. Esse Lemos, quando nos brinda com essas pérolas, deixa claro porque é eleitor do Lula!

      Excluir
  11. 9 milhões sequestrados da conta de previdência privada do sr. Lula (por enquanto!)

    Sem mais, meritíssimo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem