sexta-feira, 21 de abril de 2017

O vampiro, a histeria e os criadores de baleias azuis

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
O que “M – o Vampiro de Dusseldorf” tem para ensinar? É, provavelmente, um dos primeiros casos - talvez o mais emblemático - em que o fenômeno da histeria coletiva é levado ao cinema. A trama, inovadora em 1931, ano de lançamento do filme, hoje estaria perdida em meio à banalidade de tantas séries criminais que pululam nas telinhas nossas de cada dia.

O filme é baseado na história verídica de um serial killer que viola e mata meninas. E serve também para mostrar a estreita linha que separa a realidade e o delírio. O caso assume contorno de mito, no sentido da falsificação perceptiva, e produz uma situação de histeria coletiva. Qualquer homem visto a conversar com uma criança pode ser acusado de ser o assassino.

A população da cidade (os fatos reais aconteceram em Dusseldorf, na Alemanha) entra em estado de paranóia. As denúncias são tantas que mais atrapalham que ajudam a polícia. A perda de racionalidade torna-se tão evidente que leva os bandidos da cidade a se juntarem na procura do tal “vampiro”, apelido pelo qual o assassino ficou conhecido.

Qualquer cinéfilo – daqueles realmente preocupados com a arte – deve ter tropeçado no filme de Fritz Lang, considerado por muita gente uma das 100 melhores produções cinematográficas de todos os tempos. Qualquer pessoa com sensibilidade para o social pode encontrar aí um motivo de interesse sobre o fenômeno da histeria coletiva.

É uma doença do inconsciente social. Dizem os especialistas que é mais comum em grupos, como, por exemplo, os trabalhadores de uma empresa, os seguidores de uma religião ou mesmo os alunos de uma escola. Mas, claro, numa situação limite também pode acometer populações inteiras, como mostra o filme alemão. E o que dizer da internet?

Uma pequena pesquisa permite saber que essa é uma patologia marcada por um elevado grau de ansiedade, pela perda de controle sobre as emoções e, em consequência disso, por atos inopinados. O pior de tudo é que essa histeria pode ser provocada de forma artificial, desde que haja o interesse em manipular os comportamentos.

Lembrem Edward Bernays, o sobrinho de Sigmund Freud, para quem a manipulação das massas era extremamente fácil. Numa escala ampliada, torna-se um fenômeno perigoso, como foi o caso do nazismo. Aliás, é um fenômeno muito bem descrito por Wilhelm Reich no seu “Psicologia de Massas do Fascismo”. A escalada do nazismo é o retrato de um delírio coletivo.

O leitor e a leitora devem estar a perguntar a razão deste texto. Simples. É que esta semana tive uma pequena discussão com algumas pessoas sobre a tal baleia azul. Tentei racionalizar, argumentar. Mas é impossível dialogar quando há tantos ruídos histéricos. E moralismo. Quem não cai na patranha é logo visto como insensível.

Há uma “vampirização” do fenômeno, mas em versão digital. As pessoas pegam numa mentira (nos dias de hoje conhecidas como “fake news”) e, pela reprodução nas redes sociais, fazem com que se torne realidade. Mesmo que não haja fatos a sustentar. O resultado é que pessoas podem morrer.

É a dança da chuva.

O ator Peter Lorre em cena do filme

26 comentários:

  1. Nesse texto o Baço divaga sobre um filme bem ruizinho, até pra a época, que se salva pelo enredo. Mas também ele fala sobre:

    Nacionalsozialismo/Nazi = Esquerda

    Manipulação das massas/Fanatismo = Busca por um salvador da pátria? = Esquerda

    “Fake news” = Blogs sujos? = Esquerda

    “Vampirização” = pilhagem/roubo de estatais em 30 anos de governos progressistas? = Esquerda

    Até comentando sobre filmes e virais adolescentes, o Baço não deixa de falar sobre política.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo. Tu é idiota assim mesmo ou tá representando o papel? Eu aposto na segunda hipótese, porque ninguém é tão burro assim...

      Excluir
    2. Anônimo das 11:10, por favor!! diga pra gente q vc não vota.

      Excluir
    3. O Baço é um animal político, Anônimo 11:10.

      Excluir
  2. Vou discordar de voce, caro Baço. É idiota mesmo. Quem sabe falta daqueles neurônios de que falava uma figura ilustre da cidade que saiu impune desse comentário agressivo e preconceituoso. Acredito que já passa a ser caso psiquiátrico, análise de mercado de rua ou usou alguma planta alucinógena.

    ResponderExcluir
  3. Em mais uma semana bombástica, Emílio Odebrecht e Léo Pinheiro deixam LULA, o "Comandante Máximo", o "amigo", em XEQUE!

    O "italiano", sabendo que a casa caiu, já dá a deixa pra mais revelações!

    Com tudo isso, o PT, PSDB e PMDB se juntam para apoiar em peso as medidas de combate ao abuso de poder, do respeitável (sic) relator Requião!

    O próprio Serra apoia a candidatura de Lula em 2018!
    O FHV, em outra oportunidade, saiu em defesa do criminoso de São Bernardo!

    É a "Estratégia da Tesoura" vindo à tona!

    Em meio a tudo isso, a CUT encomenda uma pesquisa do VoxPupoli que indica Lula em 1º lugar nas pesquisas para 2018! KKK

    Com tudo isso que vem acontecendo em nosso país, esse blog mercenário, insiste em tangenciar esses assuntos, enaltecendo o MST em Garuva! O MST? Sim, esse movimento político-mercenário-terrorista, que não engana mais ninguém!

    ACABOU!

    A esquerda agoniza!...

    ResponderExcluir
  4. Lembro que esse escritor, chamado Baço, aqui do Chuva Ácida, certa vez escreveu: "Pedalinho vs Milhões"!
    Pedalinho?... ah, vá plantar batatas!
    Que provas mais esse sujeito precisa?
    É UM CARA DE PAU!... que fique em Portugal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BACALHAU À LAGAREIRO COM BATATAS A MURRO
      - Lave as batatas que plantou. Coloque-as num tabuleiro salpicadas com sal grosso e leve ao forno a 180ºc cerca de 35 minutos.

      - Retire do forno e dê um murro em cada uma delas para abrirem.

      - Passe o bacalhau por um pouco de azeite e grelhe de ambos os lados. Corte os restantes alhos em lâminas fininhas e refogue com 4 colheres de azeite e a salsa picada.

      -Transfira o bacalhau para uma travessa, disponha as batatas em volta e regue o bacalhau com o azeite preparado anteriormente.

      Excluir
    2. KKKKK
      Gostou da minha receita de Bolinho de Chuva e veio com esta? KKK... Bela tentativa!...

      Excluir
    3. Puta! Ainda por cima estou a te copiar. Que falta de criatividade a minha.

      Excluir
  5. Mudando um pouco de assunto...

    Parece que o PaloFFi tá facin, facin. Mais alguém assistiu o vídeo dele com Moro?

    O próprio já alertou o sr. Moro que está disposto a abrir o bico. Nenhuma surpresa para um simpatizante de Trotski que, na semana passada, teve a cabeça entregue por aquele que, segundo várias delações, recebia os proventos do operador petista.
    Se o trotskista abrir o bico - cabô - alguém vai presidir a papuda em 2018. Vamos cruzar os dedos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é de vez, né? Agora Lula vai para a cadeia. Ou, como diz a tua bíblia, "acabou".

      Excluir
    2. Sim acho que vai!
      Tu vai chorar por isso?

      Excluir
    3. Gramscistas! ACABOU!

      Excluir
    4. Anônimo das 20h44... tou numa choradeira que nem posso...

      Excluir
    5. Anônimo das 20h46... que bom que estás aqui. Um expert em Gramsci é sempre bem-vindo.

      Excluir
  6. Deve ser LSD de má qualidade, falta de ser amado e muita mágoa da humanidade. Talvez resquícios da perseguição aos nazistas... É ainda anônimo.

    ResponderExcluir
  7. E a tua "bíblia" diz o que? Que Lula é vítima?

    Também tenho uma receita: "Anel" de Lula tostado com "quentinha"! Vai querer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insisto na hipótese de baixo nível intelectual (mais conhecido como retardo mental), associado a frustração emocional incluindo sexual, necessidade de auto-afirmação, homossexualidade latente que desencadeia medo de liberdade (sair do armário) ligada a desejo reprimido à figura paterna. O uso de substâncias ocorre para liberar essa pressão interna reprimida mas ocorre de maneira inadequada, gerando agressões hetero-dirigidas junto com mêdo de se expor. Qualquer manifestação de livre pensamento contrária à sua necessidade patética de auto-repressão gera extremo desconforto e ameaça suas frágeis defesas internas. Conclusão, vai te tratar para tentar ser feliz e aprender a respeitar opinião diferente da tua.

      Excluir
    2. Quantas conclusões, heim, "Dr. Freud" ?!
      Ainda bem que os preconceituosos são os anônimos, fascistas e reacionários, que aparecem aqui! rs

      Excluir
  8. Pelo menos você sabe como quem fala pois mostrando a minha identidade existe a possibilidade de interlocução, conflitos que podem gerar reflexão e até mesmo mudanças. O anônimo já acha que pode dizer tudo que a falta de uma personalidade explícita possibilita: debate, divergências e exposição clara de quem cada um realmente é, pensa e age sem covardia ou subterfúgios.

    ResponderExcluir
  9. "O anônimo já acha que pode dizer tudo que a falta de uma personalidade explícita possibilita:"

    KKKKK... O interessante é que o Sr Jose Carlos Camargo (quem?) cita essa frase aí de cima depois de me chamar de drogado, retardado mental, mal amado, nazista, frustrado emocional e sexual, auto-reprimido, agressor hetero-dirigido (?) e infeliz.

    Diante disso tudo que o Sr. me rotulou, como anônimo, só posso lhe desejar um bom dia!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela sugestão do filme.
    Entendo que a visão do blog é como diria Antonio Abujunra um periscópio sobre o social, mas o fenômeno suicídio que pra mim é o essencial nessa questão foi pouco abordado. Pois ao ver a Baleia azul como histeria coletiva, não adentra ao fato que o suicídio ao se tratar da morte por sí só uma coisa dificil,pois não vejo alguém que consiga olhar muito tempo para a morte sem sentir uma espécie de vertigem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu foco é a comunicação e os efeitos das fake news sobre as pessoas. É óbvio que sou sensível à questão do suicídio, mas não me considero autorizado a discutir. É tema para os especialistas, coisa que não sou de todo.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem