quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O silêncio do PT frente ao genocídio


POR FELIPE CARDOSO

Uma das grandes propagandas do governo petista nas eleições foi a questão das cotas sociais. As pesquisas mostram um aumento significativo na presença de negros e pobres nas universidades brasileiras.

Ao mesmo tempo, o governo comemorou e divulgou outras duas grandes conquistas: ser sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olímpiadas de 2016.

Poderíamos ser gratos eternamente ao governo petista por seus investimentos e ajuda para a população negra brasileira, diversas pautas puderam ser realizadas graças ao espaço dado e a algumas políticas públicas colocadas em prática. Luta de anos dos movimentos negros espalhados pelo país.

Mas o erro petista foi acreditar que com mais consciência e com acesso as novas tecnologias, os negros e negras permaneceriam a receber violência calados, ou que silenciariam com qualquer evento comemorativo.

Poderíamos celebrar e enxergar um futuro progressista para a população negra e pobre com todos esses “avanços”. Poderíamos nos iludir com as falácias de geração de novos empregos, lazer e oportunidade para os novos atletas com os eventos esportivos.

Mas a história nos mostra que negros e negras não são bem-vindos em grandes eventos, muito menos na política – basta olhar a foto e contar quantos negros compõe o ministério do governo Dilma.

Antes mesmo da realização da Copa do Mundo, tivemos o primeiro aperitivo do que a população da periferia iria enfrentar. As instalações das Unidades de Polícias Pacificadoras nas favelas cariocas tinham como objetivo expulsar os “bandidos”. Mas hoje podemos perceber que o verdadeiro intuito é oprimir, silenciar e amedrontar os moradores das comunidades periféricas.

A cidade maravilhosa, uma das principais sedes dos dois maiores eventos esportivos mundiais, não poderia contar com a presença de pessoas que não pudessem pagar a entrada, muito menos, não poderia ter como visual para os turistas, os barracos da favela. Esconder a "sujeira" debaixo do tapete foi a melhor solução encontrada. Dentro dos estádios era visível o tipo de público aceito para frequentar um evento desse porte e o tipo de comportamento que deveriam ter.

Enquanto isso, do lado de fora, diversas famílias foram expulsas de suas moradias para dar espaço para as obras da Copa. Até hoje esperam a indenização.

Para defender os interesses de alguns, para trazer lucro para poucos, o governo exclui e extermina parte da população. O pacto, que deveria ser feito com o povo, foi feito com os bancos, latifundiários, ruralistas, empreiteiros, grandes empresários.

É aí que está a grande incoerência do PT, não dá para agradar a todos. No sistema capitalista, para alguns ganharem, outros têm que perder e a população negra é a que mais está perdendo.

Os dados mostram o crescimento no índice de negros assassinados e encarcerados nos últimos anos no Brasil. Ao mesmo tempo em que poucos conseguem entrar nas universidades, milhares seguem morrendo. O descaso fica ainda mais gritante com a chegada de imigrantes negros, que não recebem nenhum auxílio e penam para sobreviver, uma vez que não conseguem ser realocados nas suas verdadeiras áreas de atuação no mercado de trabalho, tendo que se submeter a serviços braçais que, na maioria das vezes, não oferece total segurança.

Corpos negros são arrastados, corpos de negros somem, corpos de crianças e jovens negros são alvo da polícia. Nada se escuta do partido dos trabalhadores. A preocupação é com a crise política e econômica. O medo é perder o poder.

Enquanto isso, a população negra continua sem poder. Sem poder ir a praia, sem poder andar na rua a noite, sem poder parar de ser criminalizado e assassinado, sem poder brincar. Sem poder viver.

A guerra falida contras as drogas continua mantendo as UPPs no Rio de Janeiro. Seus soldados continuam matando crianças. Pelo visto, a ideia é “higienizar” e segregar cada vez mais. A preocupação é oferecer um bom espetáculo para os turistas. Afinal, é dinheiro, mas nós sabemos muito bem para quem será destinado, quem realmente lucrará com tudo isso.

As desigualdades sociais e o racismo continuam. O silêncio da chefe do Estado em relação a tudo isso, também.

Para piorar o governo federal propôs fundir a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria de Mulheres e de Direitos Humanos em um único ministério, o Ministério da Cidadania. 

A verdade é que por mais que algumas boas medidas tenham sido tomadas para a população afrodescendente, não houve, até o momento, nenhum investimento ou ação para parar com as mortes e encarceramentos dos negros. E, pelo visto, não há interesse para que algo seja feito. Podemos esperar, ainda, mais retrocesso.

Genocídio da população negra, segregação racial, repressão nas favelas, chacinas, redução da maioridade penal, autos de resistência... Arrastões e rolezinhos são apenas consequências. Resultado de tantas opressões.

Vidas são colocadas em risco por conta da incoerência do governo federal e sua insistência em investir em uma economia neoliberal, beneficiando bancos e grandes empresários e massacrando os trabalhadores.

O sistema está errado, Dilma. O caminho não é esse. Incoerência se resolve com atitudes.

Aos negros e negras a única saída é a união, o famoso “nós por nós”, como sempre foi.

O Brasil continua sendo um país para poucos. Mas devemos reverter esse quadro. A luta segue.

18 comentários:

  1. Ah, mas você viu o que aconteceu na última vez que colocaram um negro e pobre para ser ministro do supremo... Depois vomitam bobagens sobre os significados de “meritocracia” e mérito...

    O PT gosta de poder, meu caro! É, de longe, o partido mais corrupto que se tem na história do país, nem militares, nem o PMDB foram tão longe neste quesito. A única coisa progressista no PT é o discurso demagogo de seus entes que atrai aqueles que fazem uso do mesmo expediente.

    Entenda:

    O reformismo não vai salvar o país.

    O desenvolvimentismo da década de 50 implantado em 2009 destruiu a economia brasileira.

    O Estado enxuto com gestão eficiente e investimentos privados na geração de empregos é que vão salvar a população de miséria, isto se chama Liberalismo. Liberalismo implantado por liberalistas, não por hipócritas com discursos progressistas.

    (por falar nisso, Lula já aventa se candidatar em 2018, quando mal (mau) começou o governo de sua cria)

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parei no "vomitam bobagens sobre os significados de “meritocracia” e mérito". Cade a meritocracia dos negros escravizados por mais de 350 anos?

      Excluir
    2. Vai querer me convencer que o negro e pobre que foi ministro do supremo não chegou lá fazendo mimimi?

      Excluir
    3. Meritocracia é um termo inventado em 1958 por um autor esquerdista para definir algo que não existe, o que existe é mérito.

      Precisa desenhar?

      Excluir
    4. Sobre Joaquim e o que você chama de mimimi:

      http://arquivo.geledes.org.br/areas-de-atuacao/educacao/cotas-para-negros/13972-cotas-raciais-o-voto-do-ministro-joaquim-barbosa

      http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/05/joaquim-barbosa-midia-brasileira-direita.html

      Excluir
    5. Um pouquinho de prepotência colocar teus textos no mesmo calibre dos de Joaquim Barbosa, ou não? Se não ficou claro, eu explico: o que chamo de mimimi é o teu modo de explorar os pontos errados ou de forma errada ( independente de concordarem com o teu ideal ou não), e que são o maior alvo de críticas nos comentários. Já que tu tocou no assunto, dá uma olhadinha no caminho que trilhou Joaquim Barbosa. Onde ele estudou, o quanto estudou...

      Excluir
    6. Anônimo, eu não comparei texto nenhum e prepotência é só da sua parte. Simplesmente trouxe matérias de entrevistas feitas com ele em que aborda a questão racial no país, o que você chama de "mimimi". Provando que mesmo chegando onde ele chegou ele reconhece o problema enfrentado pelos negros no país. Se o texto não te contempla, talvez seja pelo fato de não enxergar o mundo com a ótica negra. Talvez o texto não foi feito para se comunicar com você e sim com os negros e negras. É muita prepotência sim, mas só que da sua parte, achar que pode vir aqui tentar dizer o que é certo ou errado como escrevo ou me posiciono. Levo em consideração críticas feitas por pessoas que mostram a cara e sabem dialogar, não por anônimos que querem impor algo. Abraço.

      Excluir
    7. Vamos lá, Felipe, apesar de que acho que vou perder meu tempo novamente. Como SEMPRE você responde com a infantilidade mais primitiva, do tipo "Bobo eu? Bobo, é você!"... Sobre o mimimi, se não ficou claro, explico novamente: acho sim mimimi a maneira que você expõe suas ideias, não Joaquim Barbosa - quem sou eu pra fazer isso. (Detalhe interessante você supor pelas minhas palavras se sou ou não negro, branco. Isso evidência algo bem interessante da sua postura, mas não vou entrar nesse assunto). Por coincidência estive hoje em uma palestra de Joaquim Barbosa, e notei a humildade com que ele expõe as ideias dele, sempre enfatizando com "na minha visão", "essa é a minha opinião sobre tal assunto". Faça um exercício e revise seus últimos 5-10 posts, os comentários críticos e como você os responde. Na maioria são criticas que concordam com seus ideais, mas não com a forma que você os expõe ou os fatos que você aponta pra justificar. E você sempre responde de forma infantil e desconsiderando qualquer opinião. Isso denota, sim, prepotência. A não ser que seja insanidade. Se alguém com a bagagem de Joaquim Barbosa não modera na humildade, porque você sempre responde como se o que escreve fosse "puro ouro"? Não quero ser depreciativo, mas olha pra sua formação, trajetória e até mesmo sua idade. Insisto, não consigo entender tamanha soberba, de onde isso surgiu, sendo que tempos atrás não era assim ( ao menos não parecia). Falando sobre mostrar a cara, te conheço pessoalmente, apenas não assino para evitar inconvenientes perseguições pessoais que outros já alegaram sofrer. Muito irônico, considerando pelo que você luta. Por fim, se não considera criticas de anônimos, não publique nada na Internet ou desabilite os comentários, porque é assim que funciona o mundo online. Utopia eu achar que você vai considerar esse comentário, mas no fim só acho que você poderia no mínimo ser mais ponderado e, porque não, humilde. Da maneira que você se porta hoje, não consigo imaginar um caminho onde você consiga conquistar as coisas que almeja. Mas boa sorte. Abraço.

      Excluir
  2. E mais uma coisa para deixar bem claro:

    Negro no Brasil só terá respeito quando a população receber educação de base com qualidade. Negro no Brasil só terá respeito quando, através desta educação ele conseguir entrar num curso profissionalizante ou superior, sem auxílio de cotas. Negro no Brasil só terá respeito quando conseguir um emprego com carteira assinada, conseguir financiar sua casa, possuir o seu automóvel, ter uma vida digna com qualidade satisfatória. Isso tudo só se consegue com políticas públicas que atacam a raiz do problema (educação de base e minimização de impostos para geração de empregos), não causas paliativas como bolsas assistencialistas e cotas vindas de Estado inchado e ineficiente. As “políticas sociais” do PT têm como objetivo manter a população onde está e angariar votos. Foi assim que a dona Dilma Rousseff, essa que está na foto com os 39 ministros que você postou, conseguiu se candidatar duas vezes.

    Em outras palavras, isso que você entende como racismo ou preconceito é, na verdade, divisões de classes sociais. Mas, claro, se você aceitar isso como verdade, o seu discurso vai pro beleléu... É a velha síndrome do datilógrafo.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só digo uma coisa pra ti, Murara: não é tendo bens de consumo que o negro será respeitado. Casos de racismo com negros bem resolvidos financeiramente acontecem aos montes. Dinheiro não quer dizer fim do racismo. Se delicie, aproveite o espaço para despejar todo o ódio que tens contra o PT. Só não venha com soluções simplórias para um mal que existe há bastante tempo.

      Excluir
    2. Sim, você só leu "bens de consumo".
      Continue a datilografar...

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  3. Felipe, concordo com muitos dos pontos colocados, especialmente em relação à continuidade (e aumento) da violencia e da pouca participação de negros nas decisões deste país. Mas sinceramente acho que tu erra o alvo também em muitas destas col.ocações. A maior parte dos casos relatados devem-se à truculência, falta de preparo e relações das PMs com o crime organizado, coisa que de forma alguma pode ser imputado ao governo federal a exclusividade da culpa. Governos estaduais, municipais e principalmente as Assembléias Estaduais são os grandes responsáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Sérgio. Entendo bem o que queres dizer, mas a crítica é justamente pelo silêncio e falta de atitudes de quem comanda o país. De quem foi responsável pela conquista da Copa e das Olimpíadas e se beneficia com essa repressão nas periferias para que o evento "dê certo". A crítica é direcionada justamente pelo fato de estar vendo tudo isso acontecer e não se posicionar. Não tomar nenhuma medida em relação aos imigrantes haitianos, mas se posicionar após a morte de uma criança que tentava entrar na Europa. Milhares de crianças e jovens estão sendo assassinadas aqui, mas nesse assunto não se toca.

      Excluir
    2. Porque o pessoal revoltado não volta a pátria mãe de seus ancestrais, onde tudo e tão bom, tão primeiro mundo mesmo. Fruto da qualidade de ensino que se tem na mama África,,,

      Excluir
    3. Não é de primeiro mundo justamente porque foi e continua sendo explorada. Uma aulinha de história já lhe faria bem.

      Excluir
  4. Se o problema do PT fosse só esse...

    ResponderExcluir
  5. Quem elegeu essa catrefa agora que a embale.. lkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que não sou preto. Entendo sua revolta embora ache que a África seja praticamente igual a Europa.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem