segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Eleições 2016 em Joinville


POR VANDERSON SOARES

Publiquei um texto alguns dias atrás, no qual eu fazia uma rápida análise sobre os protagonistas que farão parte do jogo político de ano que vem, para a Prefeitura de Joinville (ler aqui).

Fui questionado, por vários representantes dos movimentos de esquerda sobre a ausência destes em minha breve e leiga análise. Achei justa a “reclamação” e vou falar abaixo dos dois principais representantes da esquerda: PT e PSOL. Outrossim, quero fazer uma retificação de uma análise que, à data do primeiro texto, fugiu-me da lembrança.

O PT, se é que podemos chamá-lo de esquerda ainda, tem como principal pré-candidato a prefeito o nosso velho conhecido Carlito Merss. Carlito pode até se candidatar, mas o objetivo não será ser eleito. Será reciclar a sua imagem, que hoje encontra-se apagada, para futuros pleitos.

Na minha concepção, o maior erro político de Carlito foi se enveredar pelo Poder Executivo. Ele é ótimo legislador, tem perfil e competência para isso, mas não para o executivo. Mostrou pouco traquejo na condução dos trabalhos, nas articulações na Câmara, enfim, não mostrou-se um bom executor. Soma-se a essa falta de habilidade executiva as más escolhas na sua assessoria e deu no que deu.

Não creio que o PT, atualmente, continue firme com seus propósitos como esteve outrora. Adilson Mariano, vereador que está a sair do partido diz que “o PT não representa mais o trabalhador”. E eu concordo com o vereador.

O PSOL, a meu ver, é um dos mais fiéis ao que defende e o mais coerente com suas atitudes e palavras. O nome que vem ganhando relevo em Joinville neste partido é o jovem Leonel Camasão, cara gente boa, simples, e que ainda não tem os vícios nefastos da política. Embora não seja dele o meu voto, por motivos de ideologia, torço para que pessoas como ele cresçam na política e se mantenham leais às ideias que defendem quando em campanha. Sobre ele, ainda, devo comentar que me parece que ele e sua família sofreram decepções recentes no partido, gente em quem confiavam, ao que tudo indica, viraram as costas. Esta percepção se dá devido à algumas publicações no Facebook.

A correção que gostaria de fazer é sobre o PSDB. Comentei, no primeiro texto, que acreditava que se montaria todo o espetáculo a dizer que Ivandro de Souza seria o candidato, mas que no frigir dos ovos, Tebaldi seria o verdadeiro candidato. Pois, esqueci-me de um fato ao conceber o texto. Não é segredo que o Senador Paulo Bauer está reabrindo um escritório regional aqui em Joinville. A intenção, como pode-se deduzir, é adentrar politicamente na cidade.

Muito embora tenha de “pedir” o apoio de Tebaldi, creio que ele deverá pôr muito medo nos demais candidatos. É um nome forte. E quando falo em pedir apoio, penso que é impossível não pedir “benção” ao maior líder do partido em Joinville tendo a intenção de vir montar seu nome aqui.

Ainda, parece-me que, mesmo Udo tendo intenção de ser reeleito, o partido o abandonará para que ele possa morrer politicamente. Era o desejo de LHS, segundo alguns, pois Udo virou as costas ao padrinho após se eleger, demitindo alguns apadrinhados do falecido senador.

10 comentários:

  1. O PT nunca foi um partido de esquerda, nem da direita. Tem alguns membros da esquerda na sua composição, a maioria stalinistas e leninistas, poucos sociais-democratas. Porém a maioria dos políticos petistas são capitalistas que adotam discursos progressistas hipócritas, dizem o que o povão quer ouvir. Mas o PT, sobretudo quando chegou ao ápice de sua popularidade, mostrou-se um partido submisso aos interesses de grupos organizados (sindicalistas e bolcheviques) que pouco ou quase nada representam a vontade da população. Esquerdista que conhece de fato a história da esquerda não simpatiza com o PT, a não ser, é claro, que tenha motivo$ para defender os interesses desse partido.

    O PSOL já nasceu no eon proterozóico. Esse partido é fruto dos dinossauros petistas insurgentes ultra-mega-blaster-cumunistas. Pelos discursos de sua candidata à presidência, Luciana Genro, poderíamos imaginar a situação do Brasil caso ela vencesse com aquele discurso estúpido e demagogo. Os demais políticos desse partido não pensam diferente dela.

    Que tal o joinvilense votar em favor do liberalismo de fato, do capitalismo, da liberdade de mercado, da anti-burocracia, do emprego, do investimento, do crescimento? Não ouçam o “candidato bonzinho” com discursinho pró-povão ou anti-burguesia, como o do marqueteiro de dona Dilma Rousseff. Ouçam o candidato que melhor apresente alternativas de desburocratização de investimentos, de apoio aos empresários, de geração de empregos, de infraestrutura. O candidato com essas alternativas estará fomentando a economia da cidade e inserindo o cidadão no mercado de trabalho e consumo. Seguramente alguém com essa envergadura e responsabilidade não virá da esquerda.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o joinvilense já votou "em favor do liberalismo de fato, do capitalismo, da liberdade de mercado, da anti-burocracia, do emprego, do investimento, do crescimento" na última eleição. Certo?

      Excluir
    2. Eduardo esse vocês já elegeram.
      Estamos esperando os resultados.

      Excluir
    3. Certo, e vai continuar nesse intento até acertar as contas do último governo, espero. Só que desta vez que seja alguém do PSDB, isso se o alemão não levar o segundo mandato.

      Edurado, Jlle

      Excluir
    4. Eduardo, sua tese no papel linda... mas pouco efetiva. Falar em hipocrisia e demagogia em política é pleonasmo, discurso serve pra agradar o povão, seja de direita ou de esquerda. Só ações efetivas a favor do povo é que caracterizam um prefeito a favor do povo, por exemplo: A licitação do transporte coletivo. A não efetivação da licitação é um dos maiores erros que está sendo cometido em Joinville, com um dos protagonistas principais o santo e não-canonizado ainda LHS. Candidatos que estão do lado do empresário é o que sempre teve em Joinville, não é por causa de um prefeito de esquerda que a cidade está uma merda. Pro ano que vem quais são as suas sugestões de candidatos não demagogos? O dá pra fazer? O cara da geston? O pseudo ficha limpa? Em 2016 estaremos piores do que em 2012 de candidatos, isto é certeza. Ainda mais com os escândalos na câmara de vereadores. Quero ver quando surgir evidências do suposto mensalão que existe na câmara... Joinville sempre tem duas histórias oficiais uma aparece para a população a outra é abafada.

      Excluir
    5. Eduardo, quando é que vão expulsar o balde sujo do PSDB, para o partido ficar um pouco mais confiável? Ou a corrupção é só em Brasília... aliás onde ele está agora...

      Excluir
    6. Só que até agora Marco Antônio Tebaldi foi o prefeito que mais apresentou projetos na cidade, depois de LHS... Talvez só Wittchi Freitag foi tão bom quanto os dois.

      O ex-prefeito está lá, na câmara dos Deputados, em Brasília.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  2. Deveria chamar o Carlito de velho e esquecido né? Faria mais sentido

    ResponderExcluir
  3. Agradeço ao comentário do Vanderson Soares sobre a nossa coerência e ausência de vícios políticos. Porém, garanto que a percepção sobre as decepções que efetivamente ocorreram não se deram com militantes do PSOL, mas sim, com pessoas próximas que não são filiadas ao partido. Sigo firme na convicção de que o PSOL é a escolha certa e será o partido capaz de aglutinar milhares de lutadores e lutadoras sociais por mudanças efetivas na política. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela audiência, Leonel.
      Como disse, são percepções e agradeço sua correção.
      Abraços,

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem