segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A tocha



Na segunda seguinte ao domingo em que o joinvilense ficou divido entre sair à rua para protestar contra tudo e contra todos ou ficar twittando contra, publico um texto sobre o que faz mexer os joinvilenses.


A tocha

A população deseja médicos especialistas para realização de consultas. E o prefeito, a tocha.
A população deseja cirurgias que aguarda há muito tempo. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a ampliação da rede de saneamento básico. E o prefeito, a tocha.
A população deseja vagas nas creches para suas crianças. E o prefeito, a tocha.
A população deseja obras para redução dos alagamentos. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a reabertura do mirante do Boa Vista. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a duplicação da Avenida Santos Dumont. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a licitação do transporte coletivo. E o prefeito, a tocha.
A população deseja que os parques públicos tenham segurança e iluminação. E o prefeito, a tocha.
A população deseja mais obras e menos publicidade. E o prefeito, a tocha.
A população tem outras prioridades. E o prefeito, a tocha.

Em homenagem ao Johnny Storm (Tocha Humana).

Em tempo, cada Joinville tem o prefeito que merece e cada Brasil tem o presidente que merece. Há quem acha este governo ótimo e não tolera nem críticas, nem outras manifestações que não sejam as de loa e apoio incondicional. São os arautos da democracia, os que a querem tanto que a querem toda só para eles.

11 comentários:

  1. o mesmo repeteco de sempre

    ResponderExcluir
  2. Vejamos:

    1-A rede municipal de saúde já esteve melhor, mas não no governo antecessor. Além disso, deve-se levar em conta os repasses (ou a falta de) vindos dos governos estadual e federal.

    2-Idem.

    3-A PMJ, no governo do Teobaldo, contratou um estudo de demandas de esgotamento sanitário e de captação e tratamento de água de modo a universalizar ambos serviços até o ano de 2030. Está lá, para quem quiser conhecer. Falta os recursos virem do governo federal ou do BID.

    4-Desconheço o problema com as creches, tenho sobrinho numa e minha cunhada não relatou nenhum problema, e eles moram na zona sul, mas...

    5-Ah, as obras para a redução de alagamentos. O Teobaldo (outra vez ele!) contratou um projeto em 2008 chamado Plano de Drenagem Urbana de Joinville, que foi usado inclusive para levantar recursos para as obras junto ao BID e parte das obras foram feitas na continuidade do governo Carlito. Porém (ah, porém!), o governo (amiguíssimo do Lula, lembram?) parou os investimentos porque, segundo os administradores, o projeto priorizava a “zelite” de Joinville, já que a primeira bacia-teste a ser contemplada foi a do rio Mathias.

    https://prefeituradigital.joinville.sc.gov.br/public/prefeituradigital/servicos/anexos/CartilhaPDDUWeb.pdf

    6-O mirante é uma novela mexicana. Se o atual prefeito gastar R$ para o a infraestrutura do empreendimento, vai ter alguém reclamando que existem outras prioridades na cidade...

    7-A duplicação é de responsabilidade do governo estadual e os recursos devem (ou deveriam) ser liberados pelo BNDES (aquele banco pilhado pelo governo petista).

    8-Concordo, mas não vejo problemas logísticos com as duas empresas. Uso o transporte público todos os dias. Talvez uma terceira ou quarta empresa diminuísse os valores do transporte, mas não sei se manteria a qualidade.

    9-Mas uma vez o Teobaldo fez um empréstimo com um bando andino para revitalização das praças na cidade. O próprio parque da cidade foi inaugurado pelo Carlito, e ali parou! Basta o governo aplicar os recursos nos demais parques, mas para isso é necessários projetos do IPPUJ.

    Em tempo não estou aqui para defender o governo Udo, mas para provar que, apesar dos pesares, o governo do PSDB fez muito mais por Joinville do que esse atual. Ah, a governo do Carlito conta porque nunca existiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *antecessor = anterior.

      Excluir
    2. Em tempo você realmente não está aqui para defender o governo Udo mas para defender o o PSDB do Teobaldo vulgo "ficha suja". Dizer que o Teobaldo fez muito mais é piada né? Fora que teus argumentos contrários são tão toscos quanto alguns do Jordi. O que faz o pensamento ideológico canhestro e partidário é fogo.

      Excluir
    3. Mais um defensor do Teobaldo, um criminoso condenado e novamente processado, ficha suja. Joinville merece.

      Excluir
    4. "Em tempo você realmente não está aqui para defender o governo Udo mas para defender o o PSDB do Teobaldo vulgo "ficha suja". Dizer que o Teobaldo fez muito mais é piada né? Fora que teus argumentos contrários são tão toscos quanto alguns do Jordi. O que faz o pensamento ideológico canhestro e partidário é fogo."

      "Ui, eu não gosto do PSDB porque eu sou birrento e de esquerda..."

      Excluir
  3. Em tempo, cada Joinville tem o prefeito que merece e cada Brasil tem o presidente que merece e cada sociedade tem os "formadores de opinião" que merece. Há quem acha este governo péssimo e não tolera nem elogios, nem outras manifestações que não sejam as de crítica e manifestação de ódio incondicional. São os arautos da democracia, os que a querem tanto que a querem toda só para eles e, inclusive não se importam se ela não existir.

    ResponderExcluir
  4. Sou doente cronico a bastante tempo e posso lhe afirmar com absoluta certeza, que no governo anterior a saude publica em joinville tava BEM melhor.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho a opinião de que os problemas de Joinville (saúde, infra estrutura urbana, mobilidade e demais) como o resultado da inércia política-administrativa. Somos uma cidade de expressão nacional, um polo industrial de destaque e os nossos vereadores e deputados estaduais e/ou federal não tem a competência, capacidade ou seja qual outro termo que possamos usar para descrever a atuação nula e inexistente. Desconhecemos ações e projetos de grande porte encabeçados pelos nossos representantes, começando pelos vereadores. Estes deveriam unir-se ao poder estadual buscando recolocar a cidade em ritmo de crescimento. O que vemos e lemos é o governador elogiando o governo federal, bradando que "devemos obrigação a Dilma (entenda-se governo federal)". Santa Catarina e Joinville vivem de migalhas e disputas partidárias sem ter objetivos efetivos de melhorias e benefícios para a cidade.
    O problema atual gritante e ultrajante na esfera municipal é a greve no HMSJ. Parece que estamos tratando de algo gigantesco. Porém, o entrave maior é ego e arrogância do poder publico. Por que não recuar da decisão de cortar a insalubridade em nome do benefício e bem estar da população? Será que os administradores não tem conhecimento e competência para sugerir outros cortes de gastos no HMSJ? Vou sugerir alguns rapidamente: corte ou regulação de diários (caso haja naquele local), corte de comissionados (talvez 3 cargos já somariam os valores pretendidos de economia e promovam servidores estatutários - talvez isso também promoveria a valorização dos servidores e uma certa motivação), revisão de contratos com fornecedores e prestadores de serviço, uma campanha para evitar desperdícios (logicamente em áreas onde possa ocorrer), etc, etc.

    ResponderExcluir
  6. ...na tua visão de estado liberal e mínimo, o prefeito está agindo corretamente Jórdi. Por que o criticas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso responder por ele, mas na minha visão um "estado máximo" com a competência desses últimos governos é pior.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem