segunda-feira, 4 de maio de 2015

Davizinhos...

Davizinho por trás da máscara de bom moço
Crédito: Vitor Teixeira
POR PEDRO H LEAL

O clima atual exige que eu requente o personagem. Afinal, Davizinho nunca esteve tão vivo, tão ativo e tão raivoso.

Davizinho é um cidadão de bem; é uma pessoa direita - respeita as leis, paga seus impostos em dia, trata todos igualmente, luta pela democracia e pela liberdade. É íntegro e coerente, bem informado e respeitoso.

Ou assim ele gosta de pensar... Davizinho é um tipo bem comum que repete os mesmos bordões de senso comum para tudo, mas é um cidadão correto e íntegro, não é?

Quer dizer, ele respeita as leis de verdade, né? Nada de errado em comprar contrabando, em piratear, não é? "Bandido bom é bandido morto", diz Davizinho, sua resposta pronta para a violência urbana, mas quando tem que mostrar documentação na blitz é "abuso de autoridade". Para manifestante, a resposta pronta é bala de borracha, mas pro empresário que usa mão de obra irregular? "O estado tem que tirar a mão da economia". O rapazote que lhe abordou de madrugada? Tem que ser jogado na cadeia pro resto da vida! Agora, o colega que foi processado por racismo? "Ah, mas e a liberdade de expressão?".

Ele trata todos igualmente, ou assim gosta de pensar. Davizinho não é racista - ora, ele sequer acredita que isso exista! Não, o problema, diz ele, é que os negros se vitimizam demais e o branco é oprimido nisso. "Racista, eu? Ora, mas minha empregada é negra!" responde: "A polícia não é racista, tem PMs negros", alega: "Se tantos negros não fossem bandidos, não teria porque barrar eles", defende - sempre tapando os olhos. Ele desviar quando vê o rapaz de pele mais escura vindo a distância não tem nada de racismo, não, é só precaução. "Esse é o tipo do bandido", explica.

Tampouco é homofóbico. Só não quer essa "depravidade" perto dele. "Quer ser gay, é escolha sua", diz, "Só faça isso longe da minha vista". Pro Davizinho típico, que totalmente não é homofóbico, vivemos uma ditadura gay. A mera ideia de um beijo gay na TV lhe causa repulsa. Legalizar o casamento civil, uma afronta aos direitos individuais, mas como afronta, ele não consegue explicar. E se o filho for gay? "Não tenho que me preocupar com isso, meus filhos serão criados direito". Pois como todos sabem... isso aí de viadagem? É pai relapso.

Davizinho acredita piamente na meritocracia e por isso, se opõe intensamente à programas sociais. "Depois pobre se enche filho pra ganhar bolsa família e não ter que trabalhar", reclama o Davizinho, tirando informação sabe se lá de onde. Se ele conseguiu chegar onde está, por que esses vagabundos não conseguem? Afinal, ele também é pobre - certo que estudou em colégio particular e já tirou férias na Europa, mas a ajuda dos pais nada teve a ver, não é?

Ao menos ele é bem informado. Quer dizer, ele não lembra quando foi a última vez que leu um jornal. Todo mundo sabe que a mídia é governista e mentirosa. Do que importa, ninguém cobre: Ninguém fala da perseguição contra os empresários; dão espaço para "vagabundas", mas não se fala de como o homem é oprimido; cheio de cobertura de protesto, deviam proibir isso (a cobertura. O protesto, Davizinho já proibiu na sua cabeça).

Os mensaleiros foram julgados e condenados, mas Davizinho ainda bate nessa tecla. "O maior esquema de corrupção da história", diz e quando confrontado com esquemas maiores? "Tem muita coisa que não foi descoberta porque a mídia petista acobertou!". O alvo da vez é “o petrolão”, mas o resto ele ignora. Seu envolvimento com as notícias se resume àqueles comentaristas que dizem o que ele quer - tipo aquela moça que falou do carnaval... Ela falou agora dos bárbaros invadindo o espaço de bem e dos vândalos disfarçados de professores, né?

Bom mesmo era na ditadura - não que Davizinho admita isso: quer dizer, ele admite que é a favor dos militares. Só não admite que era uma ditadura, porque "ditadura é coisa da esquerda". E de esquerda ele entende: nazismo? esquerda. Ditaduras? Todas de esquerda! Obama? Comunista! Partidos no Brasil? Todos de esquerda. Ele ouviu assim. Aquela verdade que vem da barriga, e não do cérebro essa é o bastante pro Davizinho.

É. Davizinho é um cidadão de bem... Mas ele é bem intencionado, e não é isso que importa? O seu coração está no lugar certo, pensa o Davizinho. Ele só quer livrar a sociedade desses parasitas e gerar um espaço onde o cidadão bem seja seguro e protegido contra os "bandidos". E não é isso que importa? Agora só espera um minutinho que Davizinho tem que ir desumanizar a rede um pouco.

*Qualquer semelhança com Davis reais ou imaginários é coincidência - Nem todo Davizinho é Davi, e nem todo Davi é Davizinho. Qualquer semelhança com o célebre (e aposentado) personagem Almeidinha não é: Davizinho e Almeidinha são parentes - praticamente pai e filho.

3 comentários:

  1. Pois é, tem os Davizinhos e os Boçalsinhos (atenção, nem todo Boçal da Silva se encaixa!). Os últimos fazem o mesmo que o primeiro, só que adotam discursos demagogos.

    Os Boçalzinhos criticam os Davizinhos quando os últimos dizem que “bandido bom é bandido morto”, mas o Boçalzinho covardemente se cala quando tem algum ente estuprado ou vítima de latrocínio.

    Os Boçalzinhos não querem a diminuição da maioridade e adotam discursos do tipo “o que aquele porco capitalista trabalhador queria quando esperava o ônibus para retornar para sua casa? Que aquela pobre criança desassistida pela sociedade não lhe metesse cinco facadas pelas costas na tentativa de furtar-lhe apenas a bolsa? A bolsa, senhores!”

    Os Boçalzinhos defendem a Esquerda e acreditam piamente que o PT a representa. Mesmo com toda a merda que está ocorrendo na economia, ainda encontram ânimo para culpar os partidos precedentes (também de Esquerda!) que eles chamam de conservadores (hihihihi). E adotam o discurso mais infantil para justificar tanto roubo: “se os outros fizeram, o PT TAM-BÉM PO-DE!”

    Os Bolçalzinhos defendem a lei e a ordem, dizem, mas dão cambalhotas de alegria quando observam a arruaça causada pelo “exército do PT”, o MST, e pelos pobres jovens acéfalos que não tiveram educação em casa, cresceram com Todinho, sucumbiram às estúpidas adulterações da obra de Marx e dizem pertencer a versão tupiniquim dos black blocs.

    Os Boçalzinhos sonham que o Estado amamente sua cria (eles!). Por isso defendem a nutrição de um Estado que, na concepção deles, vai crescer vigoroso e tomar conta de tudo e de todos - é uma poupança! Stálin frequenta os sonhos dos Boçalzinhos, “como seria bom viver no tempo da boa e velha URSS!”, ignorando o fatídico fim do seu objeto de desejo com otimismo: “não, aqui no Brasil o sonho stalinista vai dar certo!”.

    Os Boçalzinhos detestam os EUA... Pobres! Ignoram que a terra do tio Sam é a uma das democracias mais antigas e estáveis do mundo. Mas democracia tem suas raízes no Liberalismo, então porque os Boçalzinhos a seguiriam? Ora, se os Boçalzinhos são inimigos dos EUA, eles preferem simpatizar com a autocracia cubana ou com o ultradireitista Irã. Eles não sabem a diferença, o importante é seguir a cartilha disseminada nas “aulas” de História.

    Enfim, os Boçalzinhos defendem tudo e todos, se dizem os “Hobin Hoods”, os que roubam do rico (trabalhador) para dar ao pobre (indolente), uns Santos se seguissem alguma religião. Querem salários fartos para professores, médicos e policiais (esses, não!), mas esquecem que o Estado que eles tanto amam e insistem em alimentar é responsável pela folha de pagamento desses profissionais. Os Boçalzinhos esquecem, também, que a farinha láctea que dão ao Estado é uma das mais caras do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, fiquei mais burro por ler o seu texto... tira a espuma da boca e organiza melhor as ideias.

      Excluir
  2. Se estiver trabalhando tá tudo bem!!!😀

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem