terça-feira, 15 de julho de 2014

Ser rico é a pior coisa que podemos querer

POR FELIPE SILVEIRA

Minha família achava que era coisa passageira da adolescência quando eu dizia que não queria ficar rico. De fato, não fiquei, e assim sigo. Inclusive, hoje digo mais: ficar rico é a pior coisa que podemos querer. Pois o rico pressupõe o pobre, e isso é coisa que não desejo pra ninguém.

Não desejo porque entendo que o pobre é alguém sem recursos para usufruir dos seus direitos – moradia, educação, transporte, saúde, lazer – em maior ou menor escala.

A imensa distância que colocamos em relação aos problemas dos pobres é uma das principais ferramentas para a manutenção desse sistema de exclusão, pois o justifica.

Dias atrás eu discutia com uma pessoa bastante próxima sobre as remoções em razão da copa e ela me questionava se as pessoas haviam comprado ou não as casas, pois “não achava certo invadir”. Eu falei sobre o processo de formação dessas comunidades, sobre as razões dessas “invasões”, mas fiquei com a impressão de ter sido em vão. Claro, é muito difícil para alguém que, emergente, cresce com a ideia de conquista da casa própria por meio do trabalho. Mesmo que este sonho seja frustrado ao longo da vida pelos mesmos que forçaram a existência daquelas comunidades.

Os mesmos sonhos e valores ganham as periferias, favelas e outras comunidades. Desde o adolescente que deseja o tênis de marca ao jovem que almeja a compra de um apartamento. O sonho de todos é ficar rico (e aí não importa o grau de riqueza) para conseguir usufruir dos direitos que devem ser de todos. Comprar o tênis, o carro, ir pra balada, viajar...

É difícil mudar essa ideia sem depender das contradições do capitalismo, que, em determinado momento, forçam uma noção mais realista do sistema. O que é uma pena, já que isso não ocorre sem perdas e dor.

Seguimos, no entanto, tentando. Não se trata de fazer voto de pobreza. É o contrário. É um voto de direitos para todos.

6 comentários:

  1. Não é necessário “ficar rico” para comprar um apartamento, ir a baladas, comprar o tênis de marca ou viajar. Para atingir todos esses objetivos é necessário trabalho e dedicação, independente da condição econômica.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Felipe, resumiu em poucos parágrafos o que talvez Jesus tentou na Biblia inteira (apesar de não ter lido), mais Buda, Gandhi, etc. Todos eram socialistas, esta terrivel doença que os coxinhas tanto temem.

    ResponderExcluir
  3. Os beduínos só possuem o que podem carregar.

    ResponderExcluir
  4. Repita o título do texto por três vezes, assim você passará a acreditar que essa é a sua verdadeira opinião a respeito da economia.
    Riqueza é um conceito muito relativo...

    ResponderExcluir
  5. uma boa leitura essa aqui, felipe. fernando pessoa é foda.
    http://www.cntgaliza.org/files/O_Banqueiro_anarquista.pdf

    ResponderExcluir
  6. Ai, que bom, assim sobra mais pra mim!!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem