sábado, 3 de agosto de 2013

Ellivnioj é um lugar legal para viver

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Ellivnioj é uma cidade legal. O que eu mais gosto é que lá as ideias provincianas não têm acolhida. O pessoal vive num ambiente cosmopolita, de liberdade e tolerância.

Todo mundo tem médico na hora que precisa. Gente que morre nas filas dos hospitais é coisa de ficção.

É uma cidade feita para as pessoas. Lá a democracia é coisa séria e o povo está em primeiro lugar. Ah... e o poder econômico nunca se mistura com o poder político.

Tem outra coisa que eu gosto em Ellivnioj. É que ninguém quer ver instaladas indústrias pesadas e poluentes, coisas que vêm da pré-história do capitalismo.

Em Ellivnioj o meio ambiente é tratado muito cuidado. O rio que corta a cidade é tão limpo que os moradores não se cansam de caminhar pelas suas margens e respirar o ar puro.

A cidade tem muitos parques para os moradores. Mas parques a sério. Tem gente que vai lá para correr. Tem quem quer apenas descansar à sombra das árvores. Tem pais que levam os filhos para brincar.

Ellivnioj tem um sistema de transportes moderno e ecológico. Nada de ônibus desconfortáveis e com tarifas caras. E há outras opções.

Por causas das ciclovias, o pessoal começou a usar bicicleta e ficou mais saudável e desestressado. Os motoristas dos carros respeitam os ciclistas.

As ruas não têm buracos.

A mídia de Ellivnioj é moderna. Os programas de rádio são informativos, feitos com seriedade por jornalistas a sério. Lá ninguém tolera picaretas que transformam a informação num balcão de negócios. Lá também não há “jornalistas” que babam os ovos dos poderosos a troco de favores.

Os políticos da cidade não pensam em projetos pessoais ou mordomias, porque estão interessados apenas no bem-estar dos cidadão. E ninguém vota em sujeitos que misturam política e religião.

Enfim, Ellivnioj é um lugar legal para viver.


Chato é quando é o contrário.

7 comentários:

  1. Baço!!!!eu sinto que as pessoas de Ellivnio não dão uma palavra de retorno sobre nada do que digo. - E? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Mas como eu odeio cidadezinhas "certinhas", vou embora para Lagutrop!

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu mudei para uma cidade que tem raízes na cultura indígena. Dizem que 'ritiba' é 'do mundo' em tupi.

    ResponderExcluir
  4. Onde fica essa cidade, Baço? Aqui onde moro é tudo ao contrário...rsrs! Até o nome da cidade.

    ResponderExcluir
  5. Interessante Baço, o cômico é ler um texto com tamanha jactância europeia, ou melhor do imponente e poderoso Portuga. País em que tudo está dentro dos padrões descritos no seu texto. Realmente quando é a contrário é chato.

    Diego Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Tão bom seria termos apreendido com os erros de nossos pais (ou seriam progenitores)...

    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,portugal-projeta-demolicao-de-estadios-ociosos,1060595,0.htm

    Me ajuda a descascar essa Baço!!!!

    Li e lembrei de você...

    aBrAÇO!

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Nelson. Houve erros e acertos. E também aqui o lobby da construção civil é muito poderoso. Mas o texto do Estadão é tendencioso. Tenta mostrar que vai dar merda no Brasil a partir de Portugal... e sem considerar as diferenças entre os dois países. O cara podia falar dos casos de sucesso, mas pegou nos que deram errado. O caso de Leiria foi um absurdo, porque construíram um estádio para um time que não consegue reunir 500 torcedores. Faro foi outro erro, mas havia a perspectiva de desenvolver a região sul do país. No entanto, é preciso avaliar que os estádios construídos em Portugal serviram aos grandes times, que são Porto, Benfica e Sporting (e vão três estádios e 10). Temos os médios: Guimarães, Braga (um dos mais bonitos) e Boavista (que caiu para as divisões do diabo). Portanto, houve erros colossais, mas Portugal hoje tem estádios modernos... e isso é bom.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem