terça-feira, 17 de abril de 2012

Adilson Mariano e a Esquerda Marxista, no fundo, sempre serão PT


POR CHARLES HENRIQUE
Todos sabem que a Esquerda Marxista, uma das alas do Partido dos Trabalhadores, e que é capitaneada pelo Vereador Adilson Mariano, não está muito contente com a gestão do partido na Prefeitura (ocupada por integrantes das outras alas, ligadas a Carlito Merss), e também nas articulações com outros partidos e nos movimentos sindicais que envolvem alguns de seus aliados. Porém, “quando a coisa aperta”, e a sobrevivência do partido como um todo é posta à prova nas urnas,  Adilson Mariano e os outros integrantes de sua ala reconhecem que, ser PT ainda é o melhor caminho, mesmo em minoria e não concordando sumariamente com o que está sendo feito atualmente.

Considero este fato ao analisar a trajetória política deste vereador e de seu partido nos últimos anos: ele votou em Tânia Eberhardt, do PMDB, para Presidente da Câmara em 2009, mesmo não concordando com alianças e ser um defensor da chapa pura. Apoiou abertamente uma greve de servidores municipais. Quase foi expulso do PT por bater de frente com Carlito, deu diversas declarações fortes contra a atual gestão...

Nenhum outro petista é tão mal encarado dentro de sua própria casa como Adilson Mariano, e mesmo assim, ele permanece. E não duvido de que vá apoiar Carlito Merss nas eleições de 2012, mesmo tendo perdido nas prévias internas, da mesma forma que aconteceu em 2008. Será que o contrário aconteceria? Será que os petistas ligados ao prefeito teriam essa consciência de que o partido é feito de diferentes? Ou vão continuar ignorando-os e tentando expulsá-los por serem, justamente, diferentes? O PT em plano nacional já se perdeu um pouco para a gana do poder. O processo inicial disto ocorre por aqui...

É incoerente em um primeiro momento, se considerarmos as discussões e os debates que aconteceram nos últimos anos. Mas é uma maturidade que poucos grupos políticos possuem, principalmente se analisarmos inseridos na realidade da cidade de Joinville. Quantas vezes políticos daqui que, apenas por birra, trocaram de sigla? Quantos partidos perderam uma oportunidade única, só porque não reconheceram que estavam errados? Nem toda minoria é burra e idiota...

OBS: Ressalto que não tenho nenhum vínculo com o PT, Esquerda Marxista, ou Adilson Mariano. Este foi apenas um texto para mostrar como a ideologia partidária é levada à risca por certos grupos e/ou rasgada por outros.

6 comentários:

  1. Aqui em Ctba. o PT provavelmente deixará de lançar candidato próprio para apoiar o Gustavo Fruet, que era do PSDB e agora está no PDT.

    Da cacicada local, parece que pouco estão a se posicionar contrários à aliança. A ministra Gleisi Hoffmann, uma das lideranças, disse que o importante agora é "conquistar o governo". É preciso ter estômago.

    A situação em Jville. é um pouco diferente, sei, porque o PT está no governo. Mas terá uma eleição difícil pela frente e é bastante provável que o Carlito e seu grupo tentem repetir as alianças que já firmaram nos primeiros quatro anos, se não mesmo ampliá-las.

    E de eleição em eleição, o PT se afasta um pouco mais, em todas as esferas, do que um dia ele pretendeu ser e em alguns casos efetivamente foi: uma alternativa de governo viável e de esquerda, para se assemelhar cada vez mais, em suas escolhas e alianças, com a maioria das alternativas que aí estão.

    Não sei as razões do Mariano, mas particularmente acho que já é hora dele ao menos começar a pensar em deixar o PT e engajar-se um partido mais coerente com o que ele defende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clóvis, excelente colocação sobre o PT, também vinha observando isso. É uma pena ver que nossos partidos para conquistar o poder rejeitem as suas ideologias.

      Isso só me demonstra que o importante é estar no poder, e não a sua ideia de pais.

      É muito triste tudo isso. Estamos observando talvez a falência dos nossos partidos políticos, não importa de qual linha seja ela, esquerda, direita, de centro.

      Futuro tenebroso teremos se o povo não fizer algo.

      Abraço.

      Excluir
  2. Clóvis, excelente colocação sobre o PT. Vejo a algum tempo esta linha de pensamento. Infelizmente os partidos hoje em dia fazem de tudo para estar no poder, até recusam a sua ideologia.

    Acredito que estamos observando a falência dos partidos políticos no Brasil, onde não importa a sua ideia de pais que buscam, mas sim apenas estar no poder. Tudo isso é muito triste, porque quem perde é a nação brasileira.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Charles,
    Oportuna esta reflexão sobre o PT joinvilense. Não acredito em união do PT local, embora a ala do Carlito agora precise muito e jura que sempre se amaram desde criança. Para quem tentou por todos os meios expulsar o Mariano e quase fez o mesmo com o Ulrich, foi muita cara de pau as pregações de união e juras de amor na convenção de sábado. Carlito e seus asseclas rasgaram os fundamentos do partido há muito tempo em busca do poder, e agora pela permanencia nele. As coligações estão liberadas para todo e qualquer tipo de partidos e pessoas. São mais de 400 comissionados sem concurso na prefeitura, rasgando todo o compromisso de valorizar os profissionais concursados e priorizar os critérios técnicos.
    Basta ver que até 2008 eram mil e poucos filiados, e 3 anos depois são mais de 3.000. Este pessoal se juntou por princípios ideológicos? São estes que salvaram a ala majoritária e impediram o Adilson se tornar o candidato a prefeito pelo PT. Mesmo que o Carlito leve, o fogo amigo será mais ardente nos próximos 4 anos.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Castro: Carlo Charles, voce faz uma boa análise das divergencias internas do PT. Queria contribuir para ajudar a esclarecer de forma mais aprofundada.
    Somos PT porque o partido foi construido pelo movimento da classe trabalhadora brasileira, via sindicatos, comunidades eclesiais de base e organizações clandestinas na ditadura. E o principal motivo: 1/3 do povo brasileiro considera o PT o seu partido. Isso são as pesquisas que mostram. Portanto, não podemos desertar do partido porque há uma direção sofista e farisaica que jogam s principios no lixo. Nós vamos levar o combate até o fim no PT e se formos expulsos, vamos tencionar até o fim para voltar. Afinal, somos fundadores deste partido e combatemos com base no Manifesto de Fundação, na Carta de Principios e no programa socialista, documentos estaqueados na história do PT e que continuam a balizar o Estatuto do partido. Se há os que o renegam, não é e não será o nosso caso.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Castro: Outra coisa, levamos o combate nas Prévias e tivemos 40% dos petista nos apoiando. Isso que o combate foi contra três mandatos de vereadores e um governo municipal. O prefeito Carlito Merss nos proporcionou um crescimento espetacular no interior do PT e o forjamento e consolidação da direção do SINSEJ.
    Quanto a eleição, se levamos o combate, fomos derrotados, e temos como decisão atuar por dentro e através do PT, seriamos anti-democráticos se não fizessemos a campanha do PT e do 13 para prefeito.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem