quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A resposta da comunidade

POR FELIPE SILVEIRA

A discussão [sem noção] sobre parque ou praça ficou pra trás, conforme imaginado. No presente a história é outra e o Parque da Cidade mostra todos os dias o quanto era imprescindível para a população joinvilense.

Duas vezes por semana, pelo menos, eu vou ao parque para jogar basquete. Talvez porque estávamos em período de férias escolares, quase sempre tive que esperar para poder usar uma das tabelas, sempre ocupadas. Enquanto esperava, gostava de observar o movimento intenso do parque. Seja na academia da melhor idade, usada por gente de todas as idades, ou na pista de corrida. Ou mesmo nos banquinhos, sempre ocupados por amigos ou famílias, que gostam de ficar apenas conversando. Ah, claro, não posso me esquecer do senhor que ficava pulando corda, sozinho, bem no meio do setor Bucarein. Ele poderia fazer isso na garagem de casa, mas, sei lá por que, ali é mais legal. E nem vou falar da pista de skate e das quadras do setor Guanabara, já que mal passo por lá, mas sei que estão sempre cheias.

Então, parque ou praça, o importante é que o espaço desempenha um papel cada vez mais importante na vida de algumas pessoas. E nem vou falar da comunidade, já que eu já joguei bola com gente que veio do Itinga e com gente que veio de Pirabeiraba.

Ressaltei a importância do parque para as pessoas porque Joinville precisa de mais. Mais parque, mais praça, mais pista de corrida, mais pista de skate, mais tabelas para o basquete e mais redes de vôlei. Apesar de gostar de pedalar até o parque, eu adoraria poder jogar basquete aqui na Praça Tancredo Neves, do lado de casa, cuja fama, desde que eu me entendo por gente, é de "lugar de maconheiro". E eu tenho certeza que isso pode mudar.

Particularmente, não vejo motivo para que não tenha pelo menos duas tabelas de basquete em cada praça da cidade, já que o espaço necessário é muito pequeno. Digo o mesmo para a rede de vôlei, apesar de entender que neste caso o objeto está mais sujeito ao vandalismo. Confesso que fico um pouco decepcionado quando vejo uma praça nova sem uma tabelinha.

Ah, e não posso esquecer de uma velha reclamação do pessoal do basquete. A tabela não pode estar na quadra de futsal, pois isso gera uma disputa pelo espaço por diferentes grupos. Cada um com o seu espaço.

Sobre o vandalismo, apesar de ser um problema sério, é um problema que tem que ser encarado de frente, até que as pessoas tenham a consciência devida do que é público e o cuidado que se deve ter com aquilo que é de todos.

Fica, então, a minha singela sugestão para que cada vez mais seja investido em parques, praças, espaços para a prática esportiva e outros locais que sirvam simplesmente para um passeio com a família ou uma conversa com os amigos. O resultado, que é ganho em qualidade de vida, pode ser observado em poucos meses.


27 comentários:

  1. Acho que além da construção de novos espaços também é válida a discussão sobre o aproveitamento destes. Em Curitiba e outras cidades, o governo leva funcionários para executar programas sociais de lazer: tem cama-elástica e historinhas para as crianças, ginástica para os velhinhos, aulas de pintura ou música ao ar-livre. Tudo gratuito e aberto a comunidade, além da facilidade de acesso, estas atitudes tão simples podem ter consequências positivas muito fortes na vida de um cidadão de baixa renda: como uma perspectiva de futuro e sentimento de pertencer ao grupo, a comunidade.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo... não fale em grupo que senão, aqui, virá uma bolha...

      Excluir
    2. Concordo plenamente, Dudu. O espaço tem que ser planejado para ser aproveitado. Tanto na área esportiva quando na cultural. Por isso digo que a praça tem que ter, no mínimo, uma tabelinha. Tem que ter também bons espaços para a leitura, como quiosques cobertos, que podem abrigar grupos de estudo/leitura em dias de chuva.

      Tua frase final é perfeito, sobre o sentimento de pertencimento e a consequência disso na vida do cidadão.

      Excluir
    3. Felipe, tá saindo uma praça perto daquele templo do Seichonoie. Aproveitaram bem o espaço, mas não vi tabela de basquete. Dáva para sugerir.

      Excluir
    4. Pois é. A pista de skate/bike/roller já tá sendo bem usada ali. No entanto, a tabela, se for implantada, vai precisar de uma grade, pois a bola pode correr pra rua. E como é uma via rápida pode causar um acidente.

      Mas, com certeza pode e deve ter uma ali, sim.

      Excluir
  2. Felipe, precisamos sim de muitos espaços de lazer. Aqui no Iririú, quando fui vice-Presidente da Ass. de Moradores, cansei de pedir, inclusive indicando terrenos para o poder público.

    Agora, chamar uma discussão com embasamento de "sem noção", sobre o que é parque, ou que é praça, não concordo. É por isso que Joinville nunca terá um parque de verdade, pois 3 praças encravadas numa rotatória gigantesca fazem de conta que é parque (isso sim é sem noção), enganando a população.

    A resposta da comunidade, que você tanto diz, existe de fato. Mas ela está carente de algo maior para o seu lazer. E uma região como esta do Parque da Cidade já tinha 2 praças num raio muito pequeno. Agora tem 5. Iririú zero. Jardim Paraíso? São Marcos? Zero também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que se dane se é parque, praça ou jardim? Que mania de procurar pelo em ovo caramba.

      Joinville é a cidade dos príncipes. Porque não falas que isto é enganar a população também? E das flores, pode?

      O Ronaldo Fenômeno é negro, branco, mulato ou o que? Sei lá. Que se dane também.

      Sinceramente... o sexo dos anjos não me importa.

      TW

      Excluir
    2. Pode falar sim. É enganar também!

      Assim como Joinville não é a cidade das bicicletas. Só 11% dos deslocamentos diários são feitos com esse modo de locomoção...

      Excluir
    3. Charles... esta argumentação é de uma "malice" incrível.

      Então, NA MESMA LINHA DA "MALICE", para sermos a cidade das bicicletas, temos que ter 51% dos deslocamentos via "bike", deduzo.

      Ou senão quanto é preciso? 20%? 30%? ???

      Assim, se o zoobotânico colocar (hipoteticamente) 3 ursos pandas por lá, não poderemos dizer que Joinville é a cidade dos pandas... pois existem mais macacos no zoobotânico do que pandas.

      Quem decide o que é enganação e o que não é?
      Se sua mãe falar que você é bonito ela estará enganando a todos, ou, por ser sua mãe, ela pode?

      Quem pode o que Charles?

      Excluir
    4. Tem o Caieira. É bem grande, mas é pouco usado, eu acho.

      Então, se tiver 20 parques com o tamanho do parque da cidade, acredito que já teríamos um grande salto de qualidade de vida. Seria melhor do que um caierão no centro.

      Mas, é claro que eu gostaria que tivéssemos um grande parcão no centro. Não vamos esquecer que há vários projetos para isso. Parque do Boa Vista, Parque das Águas e outros.

      Mas só respondi isso pra dizer que não acho que seja um engano.

      Excluir
  3. Eu registrei uma ocorrência com fotos no site da prefeitura. O mirante do parque já está sem algumas madeiras e com bastante lixo, sem contar no mato que estava tomando conta, isso no dia: 28/01.

    Segue resposta da Conurb;

    "Infelizmente os atos de vandalismo ainda prosperam na "educação" de algumas pessoas, conforme indica a foto em anexo. No Parque, vários atos de destruição já aconteceram, inclusive roubo da fiação elétrica... Várias pessoas foram notificadas e foram feitos Boletins de Ocorrências.

    Felizmente temos os bons joinvilenses que zelam pelo espaço público e estão preocupados em manter a beleza do Parque.

    O poder público fez e está fazendo a sua parte. Estamos realizando reuniões com os moradores e com diversos setores da administração pública para avaliarmos e tomarmos decisões que possam melhorar a segurança e qualidade do parque.

    Dúvidas contactar:34311503

    Att.
    CONURB
    Data de Finalização: 07/02/2012 14:15:21"

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Charles, negar a discussão conceitual sobre o que é parque, praça ou Unidade de Conservação, só para exemplificar, é baixar o nível da discussão para o salva-se quem puder. Se não tem nada, é melhor que nada. As 3 praças que compõe o "Parque da Cidade" são belas, bem vindas e ótimas. Mas por favor, é só ter 3 neurônios a mais e ter saído de Joinville para saber o que é um parque. E eu como cidadão que pago os meus impostos gostaria de ter um.

    ResponderExcluir
  5. Curioso que, ao que parece, existam mesmo várias pessoas que acham relevante a discussão sobre se o espaço de lazer é parque, praça, jardim, bosque ou o $*@&%#*& a quatro.

    Não consigo achar enxergar relação nenhuma desta busca com o fato de querermos (e todos queremos) mais e melhores opções...

    Estava pensando em comprar um... é... pedaço de terra na área rural.... mas, agora já não sei se poderei chamar o local de Chácara, Sítio ou Casa de Campo...

    Acho que vou colocar um placa na frente dizendo 'BEM VINDO A ESTE LOCAL INOMINADO". Ai não crio problemas com meus amigos...

    Vai que um dia resolvo usar o local para alguma atividade comercial e alguém aparece dizendo que eu estou enganando, fazendo propaganda enganosa, que o sujeito esta pagando e exige que o local tenha o denominação "CORRETA"...EU HEIN?

    TW

    ResponderExcluir
  6. É "Seu José", tem gente que se contenta com pouco mesmo. Gostaria de ter esta simplicidade. Estudei Engenharia Florestal com pós em Gestão de Áreas Verdes, e sei da importancia de classificar as áreas verdes, pois disto depende o planejamento e gestão destas áreas, e o mais importante, a finalidade para que se prestam. Sei que para leigos é dificil o entendimento, mas é muito importante este discernimento. E olha que eu apoio o Parque da Cidade e este Governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anonimo

      Esta confusão entre areas de lazer, parques e areas deportivas, faz que acabemos querendo colocar tudo no mesmo espaço.

      Entender, conhecer e classificar adequadamente cada uma das áreas é imprescindível para um planejamento adequado e uma gestão eficiente dos espaços públicos.

      Cada vez mais fica claro que no Chuva Ácida o melhor são os comentários dos leitores que contribuem para que o blog seja cada vez mais conhecido, comentado e respeitado.

      Muito obrigado para trazer um pouco de luz no meio de tanto achismo.

      Excluir
    2. "Xará". Duvido que alguém aqui esteja contente, achando tudo o máximo e adequado...

      Se você sabe a importância, então diga, pois suas poucas palavras foram de fácil discernimento e bem simples. Encheram alguma linguiça e só.

      E olha que, obviamente, e não apoio esta "gestão" que você chamou de governo.

      E Jordi... quanto a "luz no achismo", te digo que a alegria do tolo é a tolice.

      Excluir
    3. Xará do Xará e vice versa. O cara cursou Engenharia Florestal e fez pós em Gestão de Áreas Verdes. Se ele não defender o peixe ninguém o fará. Pega leve. Bom mesmo, primeiro anônimo, é se até mesmo os espaços verdes dos jardins residenciais e das varandas dos apartamentos fossem classificados. O planejamento e a gestão destas áreas seria muito mais efetivo. Você pode sugerir para que um vereador faça este projeto de lei.

      Excluir
    4. Art. 11 da Lei 9985/2000 diz o conceito de parque:
      "O Parque tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
      Os Parques são de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.
      A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, e àquelas previstas em regulamento.
      A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.
      As unidades dessa categoria, quando criadas pelo Estado ou Município, serão denominadas, respectivamente, Parque Estadual e Parque Natural Municipal."
      Como se vê, tudo igualzinho ao que acontece no Parque da Cidade...

      Excluir
  7. Fique claro que esta não é a discussão proposta no meu texto. Ou vai ser como o texto da bolha, que até hoje eu vejo gente falando que eu disse coisa que eu não disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, mas vc falou (e está escrito ali em cima) que a discussão sobre o que é parque ou praça é sem noção. O que foi falado é que tem muita noção sim, depende do angulo que vc interpreta o assunto; tentamos puxar para o lado técnico e profissional. E isto não representa em desprestígio ou diminuição das 3 praças, que como disseram, são muito belas, importantes e bem vindas. O que não se pode é vender gato por lebre. Quanto às áreas verdes de condomínios, existem já muitos exemplos de estímulos proporcionados por gestões municipais competentes que criam mecanismos de redução de IPTU e transferencia de potencial construtivo (só para exemplificar) para áreas verdes ou locais permeáveis. Isto tem até no Google, menos na cabeça dos atuais gestores, que fizeram a calçada da via gastronômica com pouco espaço en torno das árvores e deixaram até os tôcos das antigas como "ornamentação".

      Excluir
    2. Caro, esse meu último comentário, que você respondeu, diz que a proposta do meu texto não é essa. Certo? Nisso concordamos? A proposta do meu texto é mostrar como o referido parque fez bem para Joinville e como aquilo que funciona lá - as tabelas de basquete foi o exemplo usado - pode funcionar no resto da cidade.

      Agora, sobre a questão de parque ou praça, eu apenas usei um colchete pra dizer que aquela discussão, aquela que ocorreu há alguns meses, para mim, foi sem noção. Porque pra mim importa bem mais o benefício que o parque trouxe.

      Ou seja, eu não me posicionei sobre a questão parque ou praça. Eu não entrei neste debate.

      O que está escrito, em outras palavras: eu não me importo se é parque ou praça... foda-se... quero discutir outra coisa.

      Agora, se você, Charles e mais trocentas pessoas se importam, tudo bem. Podem discutir à vontade. O Charles, inclusive, fez um texto sobre isso. Eu, Felipe Silveira, não me importo e não quero discutir se a parque ou praça. Por isso sugeri outra coisa.

      É isso que está escrito ali em cima.

      Excluir
    3. Sem noção então prá mim, né brother?...foi isto que não ficou claro...

      Excluir
    4. Ora, tudo que eu falo aqui é "pra mim", "na minha opinião". Pois sou o autor dos textos e não o dono da verdade. Quando falo da opinião de outra pessoa, deixo claro.

      Excluir
  8. Ainda bem que o egocentrismo é um mal característico de uma fase da juventude, onde queremos firmar nossas posições; normalmente só se perpetua em algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  9. Vei, na boa, vai encher o saco da mãe.

    Se é pra participar desse jeito, só falando merda, só cornetando, só distorcendo, volta pro teu Reinaldo Azevedo e não me enche o saco.

    Gente que não se enxerga.

    ResponderExcluir
  10. E ainda por cima mal educado...o ego continua falando mais alto...vai passear no "parque" prá esfriar a cabeça.

    ResponderExcluir
  11. Esfriar a cabeça no "parque" sem árvores e sombra, num dia que a sensação térmica é de uns 65ºC, é uma missão totalmente impossível...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem