segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A camisa do JEC virou um abadá

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO


Para escrever o texto de hoje, primeiro preciso fazer dois statements.

1. Sou torcedor do JEC.
2. Trabalho com design de comunicação e com marketing institucional.


Digo isso porque neste momento esses dois statements parecem inconciliáveis. E volto a focar um tema já abordado de passagem na minha coluna do AN: a camisa do JEC. O sem-número de marcas de patrocinadores transformou o uniforme do time numa autêntico abadá. Ok... pode até ser legal agora durante o carnaval, mas depois fica over. São logotipos a mais. 


Entendo que o torcedor mais fanático esteja pouquíssimo preocupado com isso. Não importa se a camisa parece uma penteadeira de puta, tal o número de adereços. Afinal, o que interessa é o clube ter grana suficiente para construir uma equipe capaz de disputar os campeonatos que vêm por aí. O torcedor é sempre emocional e estará sempre a favor enquanto o time ganhar.


Mas quando os dois últimos grandes patrocínios foram anunciados, pensei que as verbas seriam suficientes para sustentar o clube. E o melhor: que era o fim da venda da marca JEC no varejo. Mas não. Fui informado - e continuo a suspeitar que só pode ser um erro de informação - que BMG e Eletrobrás serão “mais” dois patrocinadores. Ou seja, que serão apenas mais duas marcas na camisa.


O grande exercício do designer (aviso que um designer a sério não aceitaria esse trabalho) será encontrar um lugar na camisa para os novos logotipos. Mas aí faço uma pergunta. Você, enquanto patrocinador, iria aceitar a sua imagem numa camisa que ficou poluída em termos estéticos e confusa em termos de leitura, ostentando marcas que parecem pregadas a martelo?


Há duas respostas. Sim, se você for um patrocinador de uma empresa de cariz público que chegou ao clube por interesses políticos. Não, se a empresa for da iniciativa privada. Eu, enquanto profissional de marketing, nunca recomendaria um patrocínio nessas condições a um cliente. Porque esse furdunço de logotipos não acrescenta valor à marca. Pelo contrário.
O que não dá para entender é essa insistência em vender a marca JEC no varejo. Porque os atuais patrocínios não darão sustentação de longo prazo ao clube. Quem recorre aos caminhos políticos em vez dos caminhos empresariais acaba ficando na mão. E se hoje o torcedor está contente, amanhã vai cobrar a falta de solidez. É preciso ter visão de longo prazo e tratar a marca JEC (que é muito valiosa) com maior rigor. 


Muita gente riu da piada de um dirigente do clube, quando ele disse que o JEC precisaria usar duas camisas diferentes - uma para cada tempo de jogo - por causa de tantos patrocínios. O meu lado emocional de torcedor é capaz de rir junto. Mas o meu lado racional de profissional de marketing lembra que muito riso pode ser sinal de pouco juízo. Afinal, se eu tenho dificuldade em encontrar o distintivo do JEC numa camisa, algo está errado com a marca. 


Mas pelo menos espero que os jogadores corram muito em campo. Porque nem os pilotos de Fórmula 1 têm tantas marcas no uniforme.

Um comentário:

  1. É isso, Zé.

    Comprar a camisa do JEC dá até "um ruim" na gente. Eu só compro porque prometi que se o JEC fosse campeão eu teria que comprar 3 camisas... hehehe

    Tá muito feia. Com os 2 patrocínios, se ficasse um na parte da frente e um nas costas, ficaria excelente. Ainda caberia um em cada manga sem ficar muito carregado, e mais um na bermuda. São cinco patrocinadores.

    Agora, estamos em condição de descartar os outros patrocinadores, cada qual com seus 30 mil por mês? Eu não conheço qual seria a saída.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem