terça-feira, 30 de outubro de 2018

83,18%


POR JORDI CASTAN
O resultado da eleição em Joinville me deixou com pena da Fahya Kury Cassins. Dela e de tantos outros que, durante semanas de trabalho incansável, se dedicaram com afinco a fazer campanha contra #ele. Foi um esforço digno de encômio, pela teimosia, a persistência, pela obstinação e a insistência. E deve ser reconhecido.

Outros companheiros aqui no Chuva Ácida e muitos dos que aqui comentam, também se dedicaram, com entusiasmo, a mostrar o risco que representaria para a democracia que #ele ganhasse. Apelaram ao bom e velho fascismo e avisaram de todos os perigos que sua eleição representaria. Foi bom avisar. Até porque o eleitor já conhecia o perigo que representaria a volta do PT ao poder. Esse era um ponto que não precisaria ser mais divulgado.

Mesmo com tanto esforço, nada dos joinvilenses atender os seus apelos. A Fahya tem toda a razão: o joinvilense, em especial, e o catarinense, em geral, é mau e um caso a ser estudado. Esta vila é tão conservdora e tradicional que votou em massa no #Ele. Lembro até que a Dilma não se elegeria presidenta aqui na Vila. Olha como o eleitor daqui foi sábio. Antevendo o que vinha, preferiu votar no Aécio. E olha que depois descobrimos que tampouco era flor que se cheirasse. A mesma democracia que alguns viram ameaçada, pela prática da própria democracia, que ousou permitir que os eleitores escolhessem seus representantes, estava sendo colocada em dúvida.

Há nisso uma lógica estranha, quando uma minoria, no caso de Joinville, exatamente 16,82% insistem em se arvorar de donos da razão e da verdade e acreditam, piamente, que seu candidato é o bom e todos os que não votarem nele são fascistas, há uma forte dose de autoritarismo. Eu me atreveria a dizer que essa foi uma atitude fascista. Mas vou levar pau. Então vou dizer que foi autoritária. A autoridade da minoria barulhenta e belicosa.

Vamos combinar que o joinvilense já viveu sob uma gestão do PT e não gostou. Tanto não gostou que escolheu outro candidato. Agora até parece que esse mesmo eleitor tampouco anda satisfeito com a gestão que o atual prefeito está fazendo. Pessoalmente acho que não está fazendo nada e essa é a maior crítica a fazer a esta gestão.

O eleitor da Vila vota com a sua simplicidade. A mesma que alguns preferem chamar de ignorância. É como se o conhecimento e a sabedoria fossem monopólio da minoria que andou tão atarefada, nestes dias, querendo que voltem aqueles envolvidos em corrupção. Os mesmos que aparelharam o estado, assaltaram os cofres públicos, apoiam ditaduras e destruíram a economia e os valores do país. São os mesmos que tem seu líder preso já faz uns meses.

Um político cearense, num ato do próprio PT, os chamou há poucos dias, de babacas, pela sua dificuldade em entender que as coisas estão mudando e que o cidadão comum, esse justamente que em Joinville representa 83,18% dos votos validos, acha que é hora de mudar e votou pela mudança.

Acredita o eleitor que se este capitão reformado tampouco der certo, em quatro anos teremos nova eleição e poderá votar num novo candidato. Até porque a democracia implica alternância, implica saber ganhar e perder. Implica aceitar a derrota. A democracia é mudança e isso. Para alguns, está custando mais do que deveria. O próprio Haddad precisou de mais tempo, que o prudencial, para entender que agora devemos pensar no Brasil e no seu futuro.

Os que estão mais preocupados são os que acumulam os privilégios e as benesses a que o sistema os acostumou, os que ficaram por décadas pendurados nos úberes do Estado. Entendo que estejam preocupados, alguns correm o risco de ter que trabalhar, quero dizer trabalhar de verdade.

Ah! E para não confundir brancos e nulos não são votos contra #ele. São votos que não se sentiram representados nem pelo 13, nem pelo 17. Querer capitalizar esses votos é deturpar a lógica e o bom senso. Ou é coisa de quem, depois de anos de péssima educação, anda com dificuldade tanto com as matemáticas, como com o português.

27 comentários:

  1. O representante da tal “frente democrática contra o fascismo” sequer reconheceu a derrota para o seu oponente, o mínimo que se espera de um democrata no discurso pós-eleição.
    Se fosse o Bolsonaro o mau perdedor: “ah, vocês viram como ele é fascista?”

    Óbvio que a macacada velha da política não ia cair mais uma vez no conto do PT, apenas o terrorista Boulos (e o PSOL-a tiarinha do PT) e alguns gatos pingados, como o ex-ministro do STF que fugiu para Miami por ser ameaçado, o ex-procurador geral da república que melou a reforma da previdência para manter a vultuosa pensão de seus pares e, claro, os artistas obscuros que mamam nas tetas da lei rouanet resolveram abraçar essa piada de mau gosto.

    Como é de se esperar, e como ocorre na grande mídia norte-americana, a Foice de SP resolveu escolher o lado perdedor e assumir a versão tupiniquim do NY Times, porém usando bem mais fake news. Sabemos o que aconteceu com os jornais parciais no Brasil: desapareceram sem uma sequer canetada de Brasília.

    Ao invés da imprensa parcial, se eu fosse o governo, olharia com mais atenção para o que ocorre nos campi das federais: um verdadeiro reduto partidário-político e antidemocrático. Não há mais “universidade” em muitas dessas instituições. O conhecimento está sendo substituído por ideologias, sobretudo nos cursos de humanas. Vários países conseguiram derrotar as ideias de Antonio Gramsci, esperamos que esse governo também tenha êxito nessa empreitada. A cobrança para alunos de classe média, que podem pagar por um curso, já é um passo fundamental para a valorização do ensino superior. Duvido-o-dó que os playboizinhos que frequentam essas universidades farão “greves” com as mensalidades pagas pelo papai e a mamãe. Já os alunos carentes, também andarão na linha ou correrão o risco de perder a bolsa. Universidade pública, esse lugar que suga recursos escassos dos brasileiros, é lugar de produção de conhecimento para a sociedade, não proselitismo político.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto tem algumas contradições, permita-me debatê-las: o voto em Aécio não foi uma sabedoria, mas o apoio ao golpismo parlamentar antidemocrático e ao inconformismo civil que levou ao debacle do governo legitimamente eleito e a crise econômica e moral que vivemos até hoje (basta ver os números para ver que a culpa é da crise política e não do governo). Patrocinou a chegada ao Poder de traidores e da pior parte da lava jato..a parte que inclusive quantitativamente representa a maior expressão da cultura da propina e do caixa dois para o financiamento da política (Temer, Padilha, Gedel, PSDB, PP, Dem....). O conservadorismo Joinville aninha-se com orgulho e conforto com o viés ideológico da direita. A criminalização do PT fez parte de uma narrativa política que visava chegar ao poder após perder quatro eleições consecutivas. Demonizou-se, com apoio poderoso da comunicação, apenas uma legenda de esquerda (o governo Dilma tinha 14 partidos), com ilações anticomunistas e outras sandices ligadas ao preconceito e à mentira. O capitão nunca foi o projeto.....despreparado, confuso, ridículo para o mundo, pegou o cavalo encilhado da mudança e embarcou na avenida bem pavimentada para assumir o governo, com a força incontestável da autoridade militar. Seu texto naturaliza a eleição de um ser medíocre para a Presidência, sem visão estratégica ou geopolítica, muito menos capacidade de gestão (como você gosta) e aninha-se na irresponsabilidade anti-democrática do fora PT, expressão jacosa da intolerância e dominante na narrativa golpista. A direita gosta de criticar a ideologia da esquerda, mas não reconhece a exclusão e a desigualdade social produto da sua própria ideologia, o liberalismo econômico. O lado bom dessa história (se é que tem algum) é que a direita saiu do armário e que agora podemos debater com honestidade a política (de preferência sem fake news patrocinados por empresários criminosos ou robos da Califórnia). O povo acertadamente procurou mudar a política....uma pena que mudou para um parlamentar de 30 anos de atividade, vinculado ao Eduardo Cunha, Marun, Onix Lorenzoni, Malafaia, Roberto Jeferson, Temer e o que tem de mais civilizatoriamente atrasado na política nacional, como o extremismo racista e a intolerância para com a diversidade. Acredito mesmo que a estupidez simplória tenha capacidade para se transformar num perigoso e imprevisível mito carismático (lembra sempre Chaves). Com certeza a política tradicional contribuiu para isso (todos os grandes partidos)...Vamos conferir. (me desculpe o anônimo, mas o patrulhamento de direita anda perigoso)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpado pelo anonimato. Sobre seu discurso verborrágico esta postado. Sobre as contradições...são todas suas.

      Excluir
    2. O Anônimo a lançar pedras com um teto de cristal.

      “Patrulhamento de direita?” Sério?

      Excluir
    3. Não só patrulhamento, mas também assassinatos. A violência não está na retórica eleitoral, mas no comportamento. Já mataram dois petistas, agrediram mulheres, trans, gays e se mataram entre si, inclusive. Os tresloucados já mataram dois bolsonaristas por imprudência com armas e hostilidades públicas, além de ferir pelo menos 4, vítimas de tiros. Este é o risco de animar uma campanha com ódio.

      Excluir
    4. Quando se trata de ódio, ninguem conhece mais do tema que um certo presidiario que incitou e segue incitando o "nos e eles"

      Excluir
    5. Nós e eles significa apenas os lados contrários da democracia. Sem pluralidade, com pensamento único, temos uma ditadura. Conviver e aceitar a diferença é parte essencial da política. Em 13 anos de governo, o PT soube conviver com a nova e a velha política, inclusive o latifúndio, banqueiros, setor industrial ou igrejas de todas as matizes. Seu grande erro foi a leniência com o sistema. Nunca houve incitação ao ódio. O "presidiário" é um líder mundial injustamente preso, num processo bastante casuístico. O reducionismo da expressão faz parte da narrativa do golpe.

      Excluir
    6. AH! Ta. "injustamente preso..."
      Babaca ele foi condenado em segunda instancia e ainda tem uma renca de processos.

      Excluir

    7. O "Anônimo30 de outubro de 2018 11:17" continua na bolha como a esquerda em geral que se achava dona do país, se continuarem assim nunca mais elegeram ninguém.

      Excluir
  3. Pior é que esta minoria perdedora esta ressentida e já começou a planejara a vingança, veremos muita fakenews atacando e desqualificando os eleitores que promoveram a vitória do 17 os vencedores. Tudo doravante será culpa do capitão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando todo mundo está careca de saber que a culpa toda é sempre do PT, né?

      Excluir
    2. Esquerda esteve no governo por 21 anos vc quer o que? PT por 13 anos e PSDB por 8 anos. Agora não me venha me falar que fhc não é de esquerda com o baço postando vídeo do FHC junto co. Marcos nobre do Steven liVistky, sem falar mais uma infinidade de outras coisas que são provas cabais que ele é de esquerda.

      Excluir
    3. PSDB é de esquerda é muita desonestidade intelectual... É querer chamar todos de idiotas e nem ter vergonha disso. Feliz aquele que é idiota e não sabe disso. Não. Não estou falando de mim mesmo.

      Excluir
    4. Vocês é que estão na extrema esquerda. O PSDB é e sempre foi a esquerda menos burra, ou FHC, Serra ou Alckmin são de direita?

      Excluir
    5. Da para fazer um álbum de fotos com FHC e Lula, com mais páginas que o manifesto comunista. PSDB tem na sua genese uma porrada de ex guerrilheiros da época do regime militar , quero crer que todos esses eram de direita . Até o baço anda postando vídeo de FHC.
      PSDB já foi da internacional comunista.
      Seu nome reflete uma visão moderada do como socialista evolui na Europa ocidental.

      Excluir
  4. Bela reflexão Jordi. Uma pena que grande parte da esquerda não queira aceitar os erros do PT. Todo mundo sabe que MDB, PSDB, PP e tantos outros partidos erraram antes do PT. Mas isso não significa que os erros dos outros...seja sinal de perdão para o PT. Que o diga o falecido Hélio Bicudo fundador do PT. Pior de tudo que não aceitaram nem apoiar Ciro Gomes.

    ResponderExcluir
  5. Jordi, veja pelo outro lado: a minoria que perdeu está compreensivelmente descontente e parte dela se organiza pra ser oposição. Faz parte do jogo, o PSDB fez o mesmo nos governos petistas, por exemplo.

    Se fosse o contrário, Bolsonaro não teria reconhecido a derrota, acusaria fraude nas eleições - porque as urnas só são confiáveis na vitória, nunca na derrota - e estaria conspirando para dar um golpe. São duas atitudes bem distintas, e só uma é democrática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É? Não sei!
      Guilherme Boulos já afirmou que vai incendiar o país, e aí?

      Excluir
    2. Não se preocupe. Vocês elegeram um bombeiro pra governador.

      Excluir
    3. Clóvis gostei da sua capacidade para a "adivinhação", imaginando ou pressupondo o que teria acontecido se o resultado tivesse sido diferente. Nada melhor que ficar nos fatos.
      Sobre ter o monopolio da democracia já me manifestei outras vezes e neste ponto discordamos. Urnas que não são auditaveis não são confiáveis, independentemente do resultado.

      Excluir
    4. Esta certíssimo, pq o supremo foi intervir numa decisão do legislativo que já tinha votado pelo voto impresso. Acho muito justo todo esforço para manter um processo confiável isto da credibilidade ao processo,e o voto impresso era uma maneira a mais de tornar ainda mais o processo confiável.

      Excluir
  6. Quero ver o Jordi continuar a defender o facho quando as coisas começarem a dar errado. O que não demora, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé você sabe que meu candidato era o Amoedo. Depois no segundo turno votei contra a volta ao poder do poste do presidiário. Você insiste em fazer de conta que não entendeu, mas não tem problema o que este certo estará certo e o que não, não. É de uma simplicidade quase estulta.
      Conheço o que é um governo do PT e não quero de volta. Um governo Bolsonaro é ainda uma incógnita, escolhi votar no desconhecido que no mal conhecido. Até porque o estrago que os anos dos governos do PT fizeram no Brasil não podem ser corrigidos numa gestão.
      Esta que agora foi eleita, se conseguir estancar a sangria já será um sucesso. Agora precisamos que o Brasil pare de piorar, para melhorar será outra historia.

      Excluir
    2. Ora, eu só voto num facho se eu próprio for facho. É tão simples.

      Excluir
    3. Jordi, se deixa vc mais tranquilo afirmar que votou no desconhecido, OK.
      Se vc quer assinar um atestado de incompetência e ignorância, OK.
      Agora, querer que se acredite nisso aí já é ofensa.

      Onde vc estava nos últimos meses?
      Vc conhece um pouco de história?
      Poderíamos falar do surgimento do nazismo e fascismo, mas podemos ficar nos exemplos mais recentes, como p.e. o Caçador de Marajás...
      Vc nunca ouviu o discurso.. somos contra tudo que está aí???
      Bom, se tudo isso é novidade pra vc então retiro o que escrevi acima em relação a ofensa para conosco.

      E essa questão de que o estrago do governo petista não se conserta em uma gestão já é indício de que em breve virá o discurso... temos que manter o Bozo, ou quem sabe as moronetes no poder pq 4 anos é pouco...
      Aliás, o Bozo já disse que é contra a reeleição, mas como diz a Regina Duarte, deve ter sido só da boca pra fora..

      Saudações

      Excluir
    4. Prezado Anônimo, se você não lembra ou não consegue entender o estrago que o clepto governo do PT e seus secuaces provocaram ao Brasil, esta discussão é pura perda de tempo. Sua e principalmente minha. Assim que fique com seu presidiario, ops! desculpe, fique com seus presidiários porque quase lotam uma ala completa. E eu tenho mais o que fazer que ficar aqui debatendo.
      Não assino nenhum atestado nem de incompetência e menos ainda de ignorancia. Sou muito ciente de em quem e porque votei nos candidatos em que votei.
      E você não tem o direito a questionar o meu voto.
      Por falar podemos falar do surgimento do marxismo, do socialismo bolivariano e outras sandices, mas eu me absterei de continuar este diálogo.
      Saudações

      Excluir
    5. Então Jordi, sua resposta me parece aquelas prontas do Face e outros.
      Vc não entendeu o que escrevi mas já vem com o discurso pronto que como o Bozo mistura um monte de termos que agradam a audiência mas são completamente desconectados do assunto.

      Questiono a sua justificativa de votar em quem votou.
      E reafirmo, se vc quer se enganar escrevendo que votou no desconhecido, ok, mas isso é uma ofensa...inclusive para sua inteligência.

      Saudações

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem