terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Tem pão com mortadela grátis na Havan

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Vocês viram o vídeo do empresário Luciano Hang, das lojas Havan, por causa de uma manifestação numa de suas lojas em Chapecó? O homem não gostou nadinha. Em tom um tanto belicoso, diz que o povo “quer disciplina, quer ordem, quer progresso, quer trabalho, não quer essa bagunça”. Tem ironia aí. As lojas têm aquelas breguésimas estátuas da liberdade... mas nada de liberdade de manifestação.

O ponto alto do filme é o momento em que ele oferece pão com mortadela e carteira de trabalho aos manifestantes. O alvo é certinho. Todos sabemos para quem é o pão com mortadela. A carteira de trabalho, diz o empresário, é para o radicais que passam anos e anos sem trabalhar (parece que os 12% de desempregados não entram na conta). E arremeta: “o trabalho dignifica”. Ufa! Quase saiu um “o trabalho liberta”.

Tem lapso freudiano no discurso. “Vocês que ficaram 14 anos no poder e ainda não arranjaram emprego, ainda não arranjaram casa, ainda não arranjaram terra? Vão trabalhar, malandragem”, ironiza. Opa! Devemos entender que, para o empresário, o poder só serve se for para se dar bem? Ora, ora, ora. Isso não é bonito vindo de uma pessoa que, já se sabe, tem pretensões políticas.

Se fosse num país desenvolvido, a empresa teria problemas (brand building is a bitch), porque a sociedade civil estaria rotinada para responder. Os cidadãos e os consumidores. Mas não no Brasil. Não em Santa Catarina. Há um fator crucial a considerar: Luciano Hang tem grana. E em sociedades atrasadas isso é fonte de poder. Quanto mais dinheiro, mais poder. O empresário pode fazer os discursos de ódio que quiser sem ser contestado.

Muita gente vive acagaçada pelo poder do dinheiro. E a mídia catarina, que vive de pires na mão e é sempre subserviente às verbas publicitárias das empresas, também cuida para não fazer marolas. O assunto vai passar batido e não haverá contraditório. Ninguém tem coragem de peitar o homem e contra-argumentar. Aliás, se houver alguma manifestação, será de apoio. Discursos para o lumpencoxinhato são sempre bem recebidos em Santa Catarina.

É a dança da chuva.


12 comentários:

  1. Considerando que o reaça responde por evasão de divisas e lavagem de dinheiro, e é muito famoso também pelo "tratamento digno" a seus funcionários, o discurso dele é coerente com a sua prática. A infelicidade e vergonha alheia correm por conta dos pobres de direita que se agarram no seu saco...

    ResponderExcluir
  2. Sou pobre de direita mas compro à vista, não tenho cartão Havan não.

    Se eu fosse ele ia curtir a vida num sítio, um ap na praia, sei lá.

    Fechava tudo, mandava embora 6.000 empregados e tchau.

    No Brasil tu gera emprego, vira bandido e senhor de escravos.

    Porque ninguém critica Tupy, Consul, Embraco, e tantas outras administratdas por aglomerados internacionais???

    No fundo, no fundo, o problema é o pão com mortadela.

    Se ele oferecesse coxinhas, seria motivo de orgasmos aqui no bloguinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi nada do que queres dizer, mas a tua liberdade de expressão tem todo o meu apoio.

      Excluir
    2. Alô pobre de direita. Vá coçar o fiofó com um serrote..e vê se deixa de ser mané.
      Se esses "empresários" fizessem 1/10 dos trambiques que fazem por aqui em qualquer país sério, estariam presos e a chave da cela jogada fora.
      Te liga!!

      Excluir
    3. Lá vem o Lemos com "país sério" kkkk. Se fariam isso com empresários, imagina com teus políticos de estimação.

      O que fariam com Geddel, Dirceu, Genoíno, Cabral, Garotinho, Gleisi e esposo, Cunha, os Aloprados, OS Pixulecos, Renan e Collor, o pai dos pobres e por aí afora?????

      Excluir
    4. Com Dirceu, Genoino, Gleisi e esposo.. pai dos pobres e mãe, Nada. Já o Geddel, Cabral, Garotinho, Cunha, Renan e Collor, Serra, Aécio, FHC, Alckmin, MBL e por aí afora Temer... cana e chave no bueiro. Pixulecos seriam furados e os que alegassem ser donos, intimados a apresentar a nota fiscal. Aloprados seriam internados assim como eleitores do Aécio, patos da Fiesp, paneleiros, os eu apoio moro e os fãs do japonês da federal...vosmicê tá na lista...mané...rs

      Excluir
  3. Quando o Baço tetornar ao brazil, já sabem: “liberdade de manifestação” na porta da casa dele, pois em Portugal onde ele se esconde não tem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz o anônimo, o cara que não tem coragem de assinar um simples comentário, que sou eu quem se esconde. Ora, vai procurar uma rola.

      Excluir
    2. Baço, o dono do blog, sempre choramingando que assinam como anônimo. Já pensou em desabilitar a função, JENIO?
      Iria cansar de comentários do LEMOS, LEMOS E LEMOS?

      Excluir
    3. 1. A função deve ser mantida. Em primeiro lugar, porque é democrático (coisa que certamente não entendes). E também porque eu entendo isto como uma pesquisa. É preciso ter uma noção dos covardes que existem por aí. 2. Quanto a ser "dono do blog", não sou. Mas e se fosse? É algo de errado?

      Excluir
  4. Um espertalhão...que utilizou um banco privado autorizado como intermediário para captar recursos do BNDES utilizando o Finame, programa criado para aquisição e máquinas e equipamentos nacionais para financiar produção industrial, só que utilizou a grana pra financiar a compra de estoque para suas lojas.
    Esse é o estado mínimo que os liberais adoram.

    ResponderExcluir
  5. Li isso hoje no Facebook de um amigo (adivinhem quem):
    5 coisas que você deve saber sobre os merceeiros:
    1. Eles fazem contas de merceeiros.
    2. Eles não querem pagar impostos.
    3. Eles vão dar um jeito de fugir aos impostos.
    4. Eles vão fugir aos impostos, mas vão falar na falta de ética no país.
    5. Eles odeiam o PT. Mas como atenuante serve o fato de que eles odeiam qualquer governo que cobre impostos.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem