terça-feira, 26 de setembro de 2017

Golpe militar não é opção. E os militares sabem disso...

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Dizem que um bêbado – e não só – deve tomar muito cuidado ao descer as escadas, porque se erra um degrau acaba por errar todos. O bêbado é o Brasil. E o golpe que apeou Dilma Rousseff do poder (ainda há quem recuse a palavra) foi o primeiro degrau errado. O país começou a rolar escada abaixo até se transformar num bordel onde tudo o que cheire a poder, no Executivo, no Legislativo ou no Judiciário, se prostitui.

O Brasil mergulhou num vazio ético. O resultado é que começou a surgir, aqui e acolá, alguma algaravia sobre intervenção militar. A doideira dessa gente é tanta que há militares a lustrar os coturnos e alguns cretinos a fazer eco dessa tontice na sociedade. Desde o escroto senador Magno Malta, para quem 7 em cada 10 brasileiros querem a volta dos militares, até o empresário catarinense daquela loja da breguésima “estátua da liberdade”.

Intervenção? Difícil acreditar que os militares embarquem nessa furada. É de notar que ainda existem, nas fileiras, quadros que se orientam por uma ultrapassada mentalidade da caserna, quando os cérebros eram simples depósitos de ideias reacionárias. Mas hoje o golpismo militar dos anos 60 parece um exotismo. Aliás, seria o golpe pelo golpe, porque os militares não saberiam o que fazer com o poder. Só reprimir. E isso não é solução.

A ideia da autoridade autoritária, do “prende e arrebenta” e da “ordem” imposta pelas armas ainda tem adeptos por esse Brasilzão afora. Afinal, muitos brasileiros nunca souberam o que fazer com a democracia. Há muita gente que considera a liberdade uma coisa estranha, quase antinatural. E se recusa a entrar no século 21. Mas mesmo que haja muita gente a clamar pelo golpe, não parece que os militares entrem nessa roubada.

O leitor e a leitora lembram do último golpe militar (ou tentativa) ocorrido no mundo? Sem pesquisar muito, é fácil lembrar Tailândia, Egito, Sudão, Costa do Marfim ou Guiné-Bissau. Sem desrespeito pelos povos desses países, fica a pergunta: é nesse ambiente terceiro-mundista que o Brasil quer se situar? Claro que não. O golpe militar é um problema, nunca a solução. Os militares brasileiros sabem disso, apesar de vez por outra entenderem dar prova de vida.

É a dança da chuva.

35 comentários:

  1. Aos militares cabe garantir a lei é a ordem, basta qualquer dos poderes se manifestar. Vamos supor que uma organização criminosa golpista tenha tomado o poder executivo e legislativo de assalto, neste caso caberia ao judiciário tomar a iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu digo. A organização criminosa está lá a fazer e desfazer e o Judiciário nada faz.

      Excluir
    2. Pois era só o que faltava. Durante treze anos uma organização criminosa pilhou o país com mensalão, eletrolão, petrolão e bndestão e só agora o judiciário vai apelar para os milicos?
      Nããão!

      Excluir
  2. Sobre o impedimento legal da corrupta, podem chamar de “golpe”, já virou meme esquerdista mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a prova de que os institutos de pesquisa falham fragorosamente. O Temer tem o apoio de pessoas como tu e isso nunca se reflete nos números das pesquisas. Levanta-te e reclama. Faz ouvir a tua voz, pá.

      Excluir
  3. Baço, por curiosidade, onde você estava no dia 31 de junho de 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estava a ajudar o Marcelo Odebrecht a preencher um recibo. E tu?

      Excluir
    2. Lula é um santo!... mais conhecido como São Nunca, de 31 de junho!

      Excluir
  4. Realmente, o Brasil virou um bordel. E como tem prostituta se vendendo por preço baixo. O que os militares fariam neste bordel caso dessem um golpe. Seriam eles os leões de chácara para garantir o funcionamento da putaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que as prostitutas estão baratas. No aptº do Gedel tinham 51 milhões!

      As emendas parlamentares estão consumindo bilhões!

      Um sítio, um apartamento, um terreno pra instituto!!! Tudo na casa de milhões.

      Barato, só no Bordel, aquele velho conhecido de sempre!

      Excluir
    2. Não, com certeza não!
      Pra garantir o bom "funcionamento da putaria", ninguém melhor que o PT. Afinal de contas, pra que serviram o mensalão e toda a engenharia de propina da Odebrecht, Petrobras, BNDES,... se não pra "garantir o funcionamento da putaria"?

      Excluir
  5. Lembrando q um ano antes de morrer, o honestíssimo Gal.Emilio Garrastazu Medici adotou sua neta como filha para que ela pudesse receber a pensão vitalícia que as filhas "solteiras" de militares tem direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitores anônimos dirão que és um comuna difamador!!!!

      Excluir
    2. Que absurdo!
      Está tudo explicado!
      Médici foi o maior corrupto desse país!
      E a Dona Marisa é a única culpada de todo o mal que recai ao glorioso Lula!

      Caso encerrado! Vida que segue...

      Excluir
    3. É o que eu digo. Médici foi uma flor.

      Excluir
    4. Anonimo 9:47, o Lula é vítima, passou mais de 30 anos ao lado da “galega ardilosa”.

      Excluir
    5. Sabe, anônimo16:49, às vezes fico a imaginar como será a vida de uma pessoa que só comunica por ideias feitas. Deve ser um universo fascinante...

      Excluir
  6. E a cartinha do Palocci, hein!
    Já leu, Baço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ainda não recebi. Nem sabia que ele me tinha escrito.

      Excluir
    2. Pô, anônimo 19:52,... o próprio Lula ainda não leu tudo! Parou no 1º parágrafo, pois está procurando no Google o significado de "natureza ética"!

      Excluir
    3. Putz. Um cara que faz comentários como anônimo tem toda a autoridade para falar em ética... sim... sim...sim...

      Excluir
  7. Claro, claro.
    Me falta ética, pelo simples fato de me pronunciar anonimamente aqui contra o criminoso Lula!

    ResponderExcluir
  8. Não é preciso haver militares. O golpe vem sendo dado fazem décadas. É só a gente olhar para esse povo midiotizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e discordo. Sim, hoje em dia o poder já não precisa ser exercido pelas armas. Não, acho a expressão "midiotizado" um clichê.

      Excluir
  9. Quem estuda história seriamente percebe como diria Cazuza o futuro repete o passado, vejo um museu de grandes novidades. A ditadura nos espreita todos os dias, a história é um nau a deriva. Nós seus náufragos cheios de expectativas e crenças bobas como na crença a democracia. Que já nasceu, morreu, renasceu e vai morrer novamente.

    ResponderExcluir
  10. Mas e o PT, hein?!
    Salvando o Aécin no senado, por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei. Pergunta para a Gleisi Hoffmann... ela é quem manda naquela baiúca agora.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Putz! Que azar o meu. Um anônimo com "magoômetro". Me ferrei...

      Excluir
  12. "Estou conversando com os generais, comandantes militares. Está tudo tranquilo, os caras dizem que vão garantir". - Romero Jucá,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... os militares não saberiam o que fazer com o poder". Garantir o quê?

      Excluir
    2. Mas isso fala a favor dos militares, não contra. A necessidade do poder, é o sexo , a necessidade de preencher o vazio da existência. Quem esta mais perto da renúncia do poder não por ressentimento, mas como um aparta de mim este cálice,quem vê o poder como um fardo. Estarei disposto a acreditar nele.
      Quem acredita na política como redenção, nada mais que um idiota.

      Excluir
    3. Clozapina, 25mg, 3 x ao dia...deve melhorar...rss

      Excluir
  13. Que tipo de pensamento pode ter um sujeito, velho, enfiado num uniforme sem ter feito porra nenhuma de produtivo a vida toda, rodeado de macho, cercado de fuzis, metralhadoras e explosivos e com formação na Escola das Américas?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem