terça-feira, 18 de julho de 2017

Matamos pessoas de frio e de desigualdade hoje

POR FELIPE SILVEIRA
Na semana passada, o Profissão Repórter mostrou um pouco da realidade de pessoas que moram na rua por N motivos. A imagem de uma criança tomando banho na água fria do metrô chocou muita gente. Outras nem ligaram, mas será que ainda são gente?

A imagem de pessoas em situação de rua, sejam elas crianças, mães, pessoas que perderam tudo ou outras em situação de drogadição não é novidade para quem se chocou vendo pela TV. Quem sempre se preocupou com os direitos básicos das pessoas sabe a dimensão do problema, os fatores causadores e o quanto estar na rua amplia os problemas dessa população que fica mais sujeita à violência, à falta de saúde, de educação…

E um comentário resume bem a contradição quando a questão é moradia: “Tanta gente sem casa, tanta casa sem gente”.

A quantidade de casas vazias poderia abrigar tranquilamente as famílias e pessoas que estão nas ruas, mas “nós” não queremos isso. Queremos a manutenção de um sistema que jogue gente na rua, sem importar se as crianças vão passar fome, tomar banho gelado e ficar doente. Ou se os mais velhos vão morrer de frio nas calçadas.

Hoje fez frio e muita gente ficou preocupada com gente na rua. Talvez até tenha doado algum cobertor, levado comida para alguém. É uma atitude louvável. Mas não é o que resolve o problema. Temos que resolver é este sistema que deixa pessoas sem casa e deixa as casas vazias.

6 comentários:

  1. Não vi a criança tomando banho de água fria, mas os repórteres podiam denunciar os pais, já que em SP e em diversas cidades têm albergues noturnos para abrigar pessoas nessas condições, com banhos quentes e alimentação.

    Distribuir casa a pessoas sem contrapartida? Não! Definitivamente, não! O que dizer para aqueles trabalhadores que dão o suor para pagar o terreno e o cimento, ou o aluguel? Justo é todos batalharem para conseguir o seu teto. Tem uma massa encefálica, dois braços e duas pernas: vá atrás do que precisa!

    ResponderExcluir
  2. - Coxinha: Adoro o frio..
    - Morador de rua: Teu coo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um conhecido ultra-esquerdista no face que postou uma imagem de gente bem agasalhada curtindo o frio em algum lugar e outra de um sem-teto passando frio, mostrando as diferenças entre os abastados supostamente indiferentes à condição alheia (esses que o Lemos chama de "coxinha").

      Pois bem, passaram alguns dias e eis que o mesmo cidadão posta uma imagem dele com sua família presos no aeroporto por conta de uma nevasca em Bariloche enquanto passam as férias...

      Vai entender as cabeças dos esquerdistas...

      Excluir
  3. Mudando um pouco de assunto, mas ainda sobre as infelizes atitudes fascistas...

    Os atos hostis contra o senador Cristovam Buarque por professores e alunos de uma universidade de MG demonstram até onde vão a doutrinação nos campi e a estupidez humana. Logo Cristovam Buarque, o inventor do “bolsa escola”, copiado no governo de FHC e continuado por Lula no “bolsa família”? Inclusive o senador foi ministro do Lula 1, fazendo uma revolução no MEC ao mandar os companheiros incompetente embora e priorizar os investimentos na educação, e foi expulso do PT por isso.
    Gente que frequenta uma universidade, mas não sabe conviver decentemente com pensamentos conflitantes. Enfim, fascistas!
    Ó, burrice! Ó, cólera!

    ResponderExcluir
  4. Que coisa não. Diga pra esse teu "conhecido"..rs... que eu recomendo o frio, é fria! Que o diga os ultra-direitistas, reformistas e tals... que no tempo da gloriosa URSS eram mandados para curtir uma temporada nas estações de neve, tipo a da Sibéria, e pelo que consta, os caras não apreciavam muito... melhor ir pra Cuba..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Fiódor Dostoiévski foi um desses direitistas...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem