domingo, 9 de julho de 2017

G20 passa a ser “G19 e uma alma penada”


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Quem esteve atento às notícias do encontro do G20, em Hamburgo, pode achar que a presença de Michel Temer em solo germânico foi inútil. Mas não. O presidente brasileiro foi o responsável por uma grande mudança no G20, que reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo. A partir desta edição o grupo passou a ser chamado “G19 e uma alma penada”.

O que Michel Temer foi fazer na Alemanha? É simples. Foi dar mais um empurrãozinho para afundar a imagem do Brasil no pantanal de falta de credibilidade. O mundo está ligado e sabe que Michel Temer é um presidente ilegítimo. Aliás, talvez um presidente a prazo. Afinal, acabou voltando à base mais cedo, por causa da “crise política”. Tem gente prometendo que não fica na cadeira por mais 15 dias.

Os conservadores que puseram Michel Temer no poder podem não estar preocupados com esse aviltamento da imagem do país no exterior. Mas o fato é que o Brasil saiu de uma posição de player internacional, construída nos últimos anos, para um lugar pária nas relações exteriores. Não custa lembrar que todos os ex-presidentes desde FHC estiveram em posição de negociadores relevantes no G20.

Quem pôs Michel Temer nessa saia justa? Ora, o nome do responsável pelo vexame na Alemanha é evidente: estamos a falar do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, que até pode ser bom coadjuvante para um golpe, mas nunca alguém a ter em conta quando o assunto é política internacional. Não vamos esquecer o desastre que foi a viagem anterior à Rússia e à Noruega.

Michel Temer é responsável pelo próprio fracasso. Muito porque entregou um cargo importante como as Relações Exteriores a um incompetente que sequer consegue salvar as aparências. O filme abaixo mostra a inexpressividade a que o Brasil foi relegado. Michel Temer não participa no encontro, apenas arrasta o seu espectro pelas salas de Hamburgo. É triste ver. Até porque arrasta a imagem do Brasil para o limbo diplomático.

É a dança da chuva.


28 comentários:

  1. Os conservadores não votaram em Temer, tiraram uma desonesta inepta para colocar um vice idem que, ao menos, tinha alguma relação com a política e planos para colocar as reformas necessárias em prática, depois da pilhagem causada pelos petistas nas estatais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual é a acusação contra a desonesta inepta?

      Excluir
    2. Qual a acusação dos delatores contra Cunha, Temer, Aécio, Serra...?
      Pois é!

      Excluir
    3. "Qual é a acusação contra a desonesta inepta?"

      R. Nenhuma!

      Aliás, ninguém é culpado de nada! Aécio, Dilma, Lula, Serra, Palocci, Temer, FHC, etc, etc, etc... TODOS INOCENTES!
      O país está uma maravilha e seus governantes são exemplos de honestidade!
      Abaixo a Lava Jato, ao Moro e ao MP!

      Excluir
    4. Acusações contra Cunha, Temer, Aécio, Serra: Grana na Suiça, grampos em q aparecem pedindo propina.

      Excluir
    5. Sim. Somente esses tem culpa!
      Lula e Dilma são injustiçados!

      Excluir
    6. Injustiçados, não...Lula e Dilma foram justiçados...só q por uma quadrilha.

      Excluir
  2. Qualquer indivíduo com mais de 30 aninhos e com o mínimo interesse em história política jamais votaria em Michel Temer, nem para vice. Mas o projeto criminoso de poder do PT não viu problemas em se aliar com o pior da política brasileira, pois o seu principal expoente, Lula, também faz parte desse grupo (é o principal!).

    A verdade dói! Quem colocou Michel Temer na presidência do Brasil foi o Lula e os petistas que votaram em Dilma. Primeiro indicando uma outsider para governar um país complexo como Brasil, segundo, colocando em prática aquele projeto de governo engavetado em 2003 que é o de estatizar o capitalismo, como a Venezuela vem fazendo.
    Temer tinha tudo para se sair bem: as reformas importantes estavam encaminhas, a economia estava saindo do buraco, talvez só a equipe econômica de FHC fosse tão competente como esta de Meireles, e o PMBD tinha até chances de indicar um dos seus para concorrer a presidência em 2018. Mas não houve surpresas e Temer foi pego naquilo que ele sabe fazer de melhor. A PGR e a “imprensa golpista” tentam colar em Temer a etiqueta de responsável por todos os males ocorridos no país nos últimos anos. Ignorando o projeto criminoso do PT de perpetuação de poder e pilhagem das instituições, cujo PMDB era apenas o consignatário. Não vão conseguir, o brasileiro sabe muito bem quem é o culpado pelo desastre econômico causado no país.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 30 aninhos no teu caso estão bem cumpridos. Tens uma mentalidade do século 19.

      Excluir
    2. como não amar as assertivas do tio Eduardo?

      1) "projeto de governo engavetado em 2003 que é o de estatizar o capitalismo", JBS, Itau, Bradesco, Ambeve, Vales e mais uma dúzia de outras grandes empresas, todas lindamente estatizadas pelo projetão do PT.

      2) "o projeto criminoso do PT de perpetuação de poder e pilhagem das instituições, cujo PMDB era apenas o consignatário." Quero ser consignatário assim, mais de trinta anos "consignatando" gostosinho com qualquer um que chegue no poder.

      3) "apenas", como não amar esse advérbio tão mão na cabeça de um inocente PMDB.

      Enfim, Tio Eduardo é show de bola na ficção política

      Excluir
    3. Esse Eduardo e os outros coxinhas robôs são a vergonha mental da cidade, caro Baço, penso inclusive que são a vergonha etica, pois não é possível eles serem apenas um bando de débeis mentais, são também débeis de caráter, de ética, de honestidade.
      Se aparecer 1 candidato racista-sexista-homofóbico-transfóbico-xenofóbico-sádico-torturador-estuprador-pedófilo-zoófilo-corrupto-bilionário-latrocida-assassino em série e se disser contra o PT e a esquerda eles vota no sujeito mesmo sabendo que ele é tudo isso.

      Excluir
    4. Anônimo 19:23 da esquerda vem falar em ética e honestidade.
      Kkkk

      Excluir
    5. Ué..pq não?..já que de acordo com os dados do TSE, pra cada corrupto da esquerda existem mais de 100 corruptos da direita. Aliás quem pariu,criou e disseminou a corrupção no Brasil, depois do império, foram os "liberais" com toda a sorte de patifarias. A esquerda brasileira ainda está engatinhando no assunto (ainda q por osmose, dada a proximidade com a malta) enquanto que a direita, com know-how próprio, já possui phd quando o assunto é corrupção...E não adianta vir com esse papo de bandido de estimação, pq isso também é uma característica inerente ao picareta baba ovo da direita...rsrs

      Excluir
    6. Parece que o Rubens concordou com a ficção política do Dudu... Não vi sarcasmo ali, sério.

      Excluir
    7. Lemos corrupto só tem um lado, o dele.

      Excluir
    8. Jênio. Tragam dois troféus para o anônimo das 18:49. Um de imbecil e outro para caso ele perca o primeiro...rsrs

      Excluir
    9. O anônimo das 09:12 do dia 11/7/2017 votaria num indivíduo com o perfil racista-sexista-homofóbico-transfóbico-xenofóbico-sádico-torturador-estuprador-pedófilo-zoófilo-corrupto-bilionário-latrocida-assassino em série e se disser contra o PT e a esquerda.

      Excluir
  3. Se o brasileiro soubesse de alguma coisa, Aécio Neves não teria recebido 50 milhões de votos. Lembrando que quem escolheu Temer como vice-presidente foi o PMDB, com o respaldo dos politizados eleitores paulistas que o elegeram e reelegeram deputado federal. Lembrando também que Michel Temer foi escolhido presidente nacional do PMDB com a inestimável ajuda dos votos dos pmdebistas da nata politizada aqui de joinville (90% acima dos 30 aninhos). A cada dia que passa fico convencido que esse tal de Eduardo pediu pra ser cínico(ou burro) no vale do eco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem colocou a "rainha da intelingêntsia" (2x!) para governar o Brasil foram os petistas.

      Olha: se não houvesse outra opção, um milhão de vezes Michel Temer a Lula ou Dilma! Até bandidos têm níveis distintos de periculosidade.

      E o seu partido continua socialista com liberdade?

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    2. Totó defendendo o Golpista, que fofo.

      Excluir
    3. E depois, ainda inseguro, retornou ao vale do eco pra garantir que seria atendido...rs

      Excluir
    4. Leia suas linhas e verás de onde vem o cinismo.

      Excluir
  4. Analisando de forma imparcial, temos três fatores que fizeram o Brasil perder relevância:
    - Cris econômica forte e longa faz com que deixenos de ser a menina dos olhos entre os emergentes;
    - Dilma senpre foi avessa à viagens internacionais e inepta para negociações, desde a saída de Lula, o Brasil foi perdendo relevância gradativamente (FHC e Lula sabiam vender o Brasil no exterior );
    - Michel Temer e este governo impopular e com os dias contados, porque perder tempo negociando com alguém que não irá perdurar?
    Andy

    ResponderExcluir
  5. O mais engraçado é ouvir dos petistas que o Temer tem que sair porque não tem mais governabilidade... Há um ano eles diziam que era um absurdo tirar alguém do governo por causa disso.
    Esquerdistas sendo eles mesmos. Por mim a chapa Dilma/Temer já deveria ser cassada pelo STE.

    ResponderExcluir
  6. Nada disso...Temer tem q sair pq foi pego negociando propina e pedindo grana pro Joesley, pra pagar os robôs da internet pra atacar os opositores...exatamente do jeito q vc faz, anônimo das 09:10. Aproveita e quita o cartão de crédito que a grana logo acaba...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde ele foi pego? No audio ele não pede nada...

      Excluir
    2. Exatamente.. ele não pede, nada...ele pede tudo..e mais um poko. Vc é que é tonto e não ouviu direito...rs

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem