terça-feira, 16 de maio de 2017

A culpa é da Marisa. A loja, claro...

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
“Se a sua mãe ficar sem presente, a culpa não é da Marisa”. Todos vimos o anúncio das lojas Marisa, publicado no Instagram da empresa, depois do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Lava Jato. E fica a pergunta. O que passa pela cabeça dos responsáveis pela comunicação da loja? Porque foi um raciocínio bovino.

É certo que os anúncios de oportunidade (quando se aproveita a repercussão de algum fato) exigem rapidez na decisão. E às vezes há precipitações. Mas há coisas que são óbvias. O trocadilho com o nome da loja e da mulher do ex-presidente tinha tudo para dar problemas. Até porque hoje a publicidade é mais do que fazer anúncios. É fazer “brand building” (construção da marca).

O fato é que a marca saiu chamuscada do episódio. Num ambiente de acesa bipolarização política, em troca de uma gracinha a marca alcançou a rejeição de pelo menos metade dos eleitores. E não deve ter conseguido a adesão da outra metade, formada por aquilo que certa jornalista chamou “gente cheirosa” e que, claro, não compra produtos das lojas Marisa.

Então, é preciso fazer o cálculo dos negócios. Quem gostou do anúncio? Os caras do ódio. O problema é que odiadores só sabem odiar e não estão afeitos às “love brands” (categoria do marketing), aquelas marcas que interagem com o consumidor, dialogam e trocam ideias. Ops! Dialogar? Trocar ideias? É tudo o que o pessoal do ódio não quer. Nem comprar nessa loja...

O tiro no coração da marca foi ainda mais arrasador. As mulheres, gostando ou não de Lula e de Dona Marisa, não devem ter gostado. E devem achar que o slogan da empresa, “de mulher para mulher”, é papo furado. Ah... o consumidor esquece, dirão alguns. Não. O consumidor moderno não consome apenas produtos, mas também uma relação com a marca. É o beabá do marketing.

O que as empresas brasileiras devem aprender? Se querem entrar no campo da política, a posição tem que se afirmativa. O consumidor mudou. O mercado mudou. E as marcas têm que mudar, em especial quando assumem posições eticamente pouco recomendáveis. Machismo, racismo, classismo, homofobia, trabalho escravo, entre outros, não são aceitáveis.

Má publicidade? A culpa é da Marisa. A loja, claro.

É a dança da chuva.



34 comentários:

  1. Metade, não! Na pior das hipóteses a marca perdeu, vá lá, uns 10% de bovinos apaixonados pelo Lula e suas canalhices.
    O marketing da empresa lembra a maioria dos brasileiros sobre a canalhice de Lula em por a culpa na falecida sobre o apartamento que ele recebera da OAS, tranformando-a numa laranja (ele e o seu amigo Bumlai, diga-se de passagem).
    Tá aí! Eu e minha esposa passaremos a fazer parte da clientela da Marisa (a loja, não a laranja).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não compro nas lojas Marisa porque os produtos são de baixa qualidade. Talvez fiquem para ti a para a tua esposa. A propósito, "esposa" é uma palavrinha para lá de machista. Resumo da ópera: não entendes nada de marketing, não entendes nada de mulheres, não entendes nada de consumo...

      Excluir
    2. Esposa é uma palavra machista? Não sabia...
      Vou passar a usar o termo usado por Lula: "minha mulé!"
      Tá bom assim?

      Excluir
    3. Um pergunta, é serio que considera a palavra esposa machista?
      Espero que estejas de ironia!

      Excluir
    4. Esse ali de cima é daqueles que tem adesivo no carro escrito "Eu amo minha esposa"..rs

      Excluir
    5. Esposa é uma palavra machista.

      Excluir
  2. Primeiro a esquerda não sai do pedestal , quem disse que não agradou metade dos eleitores? tens uma pesquisa? Pra mim não agradou a esquerda que se comporta como a torcida do Corinthians, que não é a maior torcida , mas sim, a mais barulhenta e fanática.
    Ah... O marketing, a grande forma contemporânea de mentir com estilo. O que o populismo representa para politica, o marketing representa para o mercado. Esse populismo que quer salvar o mundo, engajado de adolescentes que não sabem nem arrumar o quarto. Como esse engajamento não fosse apenas apenas vaidade. Pois hoje até as putas em entrevistas fazem marketing dizendo que sua profissão ajuda o bem estar social.
    Mas tudo bem eu aceito a mentira do marketing , por que sei que as empresas no fundo querem lucro,e por dinheiro Chutamos até cachorro na rua. E também sei que sem a mentira a vida em sociedade seria impossível. Como diria Nelson rodrigues Mintam, mintam por misericórdia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma pesquisa. Perguntei para as minhas duas vizinhas. Uma é contra, outra a favor. 50% certinho...

      Excluir
    2. "Nem toda mulher gosta de apanhar, só as normais".
      Como pode-se perceber, citar Nelson Rodrigues quando o assunto são as mulheres, é entrar num campo minado.

      Excluir
    3. Esta ai Lemos, essa ideia de Nelson é interessante.
      Mas o problema é o fanático que mora em cada um de nós, que não nos deixa entender. Pois a ideia de imediato no aforismo traz um escândalo e o pensamento de Nelson não é pra ser entendido, mas sentido, é um pensamento sensual.
      Nelson fala por personagens femininos, e por esses personagens femininos ele fala de todos os dramas de todos nós seres humanos homem, mulher, gays ou lésbicas.
      A palavra gostar na frase refere-se ao desejo, as nossas pulsões. E vejam só, nós seres humanos temos desejos contraditórios. Por exemplo usando o binômio opressor x oprimido típico da esquerda, pode-se dizer que este binômio esta dentro de cada um. A vontade de obedecer e de mandar, o prazer nestas duas vontades. A repressão de qualquer uma dessas vontades transforma-se em recalque. Por isso que a mulher normal gosta de apanhar. Ou o ser humano tem prazer em obedecer.
      E por isso que a esquerda ao chegar ao poder, nos frusta. Pois não dá pra tirar o prazer da opressão dos poderosos que lá chegam tanto da esquerda ou direita obstante o sistema politico, a famosa mosca azul. A esquerda acha que essa contradição esta no exterior, por isso esse caracter reformista, revolucionário, mas como Nelson acredito que essa contradição esta no homem e na mulher.
      Enfim lemos somos o erro de Deus, o homem é um erro!!! pois somos o principal obstaculo a perfeição, ou a todos idealismos já criados e os que ainda serão.

      Excluir
    4. Falei pra minha mina (que pratica krav magá) que vc disse que mulheres normais gostam de apanhar e ela mandou um recado procê. "Diga pra esse mané vir tentar a sorte", disse ela...

      Excluir
    5. Primeiro é feio bater em mulher, minha cultura machista me ensinou que só covardes batem em mulheres e que devemos protege las pois representam a beleza de Deus no mundo.
      Segundo legal que sua namorada faz artes marciais, acredito que isso ajuda as pessoas,pois nos dá espírito de hierarquia, e canalizam nossa violência natural e aprende-se a lidar com essa violência.
      E voltando a questão de Nelson sobre nós humanos, a vontade de mandar ou melhor a vontade de poder é uma forma de preencher o nosso vazio,o nosso niilismo. Assim bater não resolve. Quem sabe vc entenda Nelson eu citando Camões falando sobre o amor.

      Estar se preso por vontade
      É servir a quem vence o vencedor
      É um ter com quem nos mata lealdade.
      Gostar de apanhar é fichinha com Ter lealdade com quem se mata.

      Excluir
  3. Se a roupa que vc comprou pra presentear a sua mamãe já desbotou, soltou osbotão ou abriu a costura... bem feito! Quem mandou comprar na Marisa. Te fode. rs

    ResponderExcluir
  4. O raciocínio bovino foi do ex-presidente o que a loja fez foi apenas reproduzir.
    Anderson Titz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raciocínio bovino é esse teu...

      Excluir
    2. Baço, quem entende de bois é a JBS deixemos a bola para eles.

      Anderson

      Excluir
  5. Agora sim...teu artigo ficou embasado. Devias até ter colocado um link para essa pesquisa. Mas faz outra pergunta para elas, para ficar ainda melhorar. Se o produto que elas mais querem na vida, Estivesse mais barato e 48 x a perder de vista na marisa , elas deixariam de comprar por causa desta propaganda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que vais querer dar aulas de publicidade? Sério mesmo?

      Excluir
    2. De publicidade não, mas quem sabe epistemologia, psicologia, ou ainda falaciologia. Pois isso não passa da falacia do argumento de autoridade, pois eu sou publicitário fodastico , então posso fazer alegações fantásticas nessa área sem ser questionado ou precisar provar. É bem tipico de um publicitário.
      E sim a publicidade é o reino atual onde seus técnicos são treinados em sofismas e mentiras.

      Excluir
    3. Não sou um publicitário fodástico. Muito pelo contrário. Mas não vou tomar lições tuas. Nem de publicidade, nem de epistemologia, nem de psicologia.

      Excluir
    4. "Não sou um publicitário fodástico. Muito pelo contrário."...

      Finalmente concordei com algo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  6. O "Criminoso de São Bernardo" usa a mulher como "laranja" na compra do triplex, mas quem merece as críticas é o marketing das lojas Marisa! KKKKKK

    A publicidade é, possivelmente, uma das profissões mais capitalistas que existem, pois sua missão é instigar o consumo! Porém o publicitário Baço, que defende cegamente a esquerda socialista, se presta a criticar uma simples ação de venda da Marisa (muito criativa e bem-humorada por sinal), mas não menciona uma linha sequer sobre a canalhice do Lula em relação à memória da própria mulher.

    "Corrupção tem no mundo todo, mas fã clube de corrupto, só aqui no Chuva Ácida!" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa. Ainda bem que estás aqui para me ensinar que publicidade é capitalista. Informação para lá de relevante. Talvez um dia eu escreva uma tese sobre isso. Ou duas. Não... péra...

      Excluir
    2. Não Baço!
      Por favor, não escreva nada sobre publicidade!
      Já basta o que escreves sobre política!

      Excluir
    3. O publicitário Baço, resolve ter um chilique por conta de um simples teaser do marketing da Marisa!
      É um caso de puritanismo seletivo?
      KKKKKKK...

      Excluir
  7. Primeira declaração do Temer: "Foi a Marcela"!
    Existe uma rede de lojas chamada "Marcela"?

    ResponderExcluir
  8. Perguntas ao Fã Clube de Corruptos daqui do Chuva Ácida:

    Hoje, impeachment ainda é golpe?
    Hoje, a delação aponta a verdade?
    Hoje, grampo de presidente não é crime?
    Hoje, a Lava Jato salva o Brasil?
    Hoje, a Globo é golpista?

    Porém, depois de ontem a noite, passei a apoiar o "FORA TEMER"! Temer é golpista!... mas não o golpista do impeachment! O golpe que ele deu foi contra o Brasil, da mesma forma vil que Lula, Dilma, Aécio, FHC, Renan, Cunha, Cabral, e tantos outros.


    A esquerda agoniza... e se custa à enxergar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "... e se custa à enxergar!". Como escreveu Ferreira Gullar, "a crase não foi feita para humilhar ninguém". Mas humilha.

      Excluir
    2. Enxergou o uso incorreto da crase.
      Parabéns! Já é um começo!...

      Excluir
    3. "Porém, depois de ontem a noite... ". Como escreveu Ferreira Gullar, "a crase não foi feita para humilhar ninguém". Mas humilha.

      Excluir
    4. Foge do debate por 2 crases?

      Pra mal fodedor, até a dobra do lençol atrapalha!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem