terça-feira, 5 de abril de 2016

Heróis da direita têm prazo de validade...


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Deve haver alguma maldição sobre os heróis da direita. Hoje o Brasil acordou com um vídeo onde a advogada Janaína Paschoal, a nova musa do golpe, aparece completamente descontrolada (parecia possuída por uma entidade qualquer ) a fazer um discurso inflamado onde anunciava o fim de uma tal “república da cobra”. É um daqueles casos de terrível vergonha alheia, extensiva a todos os que aplaudiam a bacorada.

Não imagino que tipo de febre provoca essa espécie de alucinação, mas não é com essas demonstrações de oligofrenia que essas pessoas vão conseguir o impeachment. Aliás, o episódio leva a refletir: mal uma pessoa se torna herói da direita, a coisa começa a desandar. Será mesmo uma maldição? Mesmo os mais céticos devem considerar essa teoria. Há muitos casos de heróis com prazo de validade.

Lembram de Venina Velosa? Não, né? Mas houve um tempo em que todos achavam que ela ia derrubar o governo. E, óbvio, virou heroína dos neopolitizados. Hoje a moça não passa de uma vaga lembrança. Depois veio o culto a Joaquim Barbosa. De tal maneira que o homem chegou mesmo a ser comparado ao Batman. Isso sim é herói. Mas hoje, aposentado, o juiz limita-se a postar uns twitts e a fazer palestras. Ah... e esta semana o seu nome apareceu relacionado aos Panama Papers.

Quando o Brasil votou para escolher o novo presidente, o herói da vez passou a ser, acreditem, Aécio Neves. Sem superpoderes, ele foi batido por Dilma Rousseff. Mas herói é herói e poucos se importaram com a enxurrada de denúncias contra ele: desde o aeroporto na fazenda do tio até citações em delações como no caso de Furnas. E não vamos esquecer o recente “um terço São Paulo, um terço nacional, um terço Aécio”. Enfim, um herói que incorpora a moralidade da direita.

Um dia Eduardo Cunha impôs uma derrota ao governo e conquistou a presidência da Câmara dos Deputados. E virou herói. Foi uma festa. “Somos Todos Cunha” virou slogan da direita e até nome de uma página de política no Facebook. O resto é o que se sabe. Tornou o impeachment uma forma de vingança contra Dilma Roussef, mesmo sendo o alvo de denúncias atrás de denúncias. Aliás, alguém estranhou ver o seu nome envolvido com os Panama Papers?

O tom burlesco dos heróis da direita atingiu os estertores com o “Japonês de Federal”, apelido de Newton Ishii. A insanidade foi tão grande que o homem até inspirou um conto erótico chamado “Prenda-me, Japonês da Federal” ou uma marcha de Carnaval. Há gosto para tudo. Mas qualquer pessoa medianamente informada já sabia, há muito, que o japonês tinha os seus problemas com a Justiça, condenado por corrupção.

E, claro, temos o juiz Sérgio Moro, que tem sido mais perene. É certo que boa parte dos neopolitizados ainda o considera herói. Mas ele não tem sido capaz de disfarçar decisões contaminadas pela política. Há episódios a mais. E a estocada final foi a divulgação ilegal dos grampos do ex-presidente Lula, que o levou a pedir desculpas ao Supremo Tribunal Federal. Parece que a capa de herói não assenta bem no juiz.

E agora temos Janaína Paschoal. Mas parece ser musa de pouca dura. Ontem a moça acordou heroína e foi dormir como uma mulher em transe que luta contra cobras. Isso importa? Não. As balizas morais dos conservadores são muito frouxas. Para virar herói dessa gente basta estar contra o partido do governo. E não importam os valores. Como a ética, por exemplo.

E fica um aviso: se é candidato a herói da direita, tome cuidado. Parece haver uma maldição que atira a todos para o lado menos aprazível da história.


É a dança da chuva.




24 comentários:

  1. E os da esquerda estão vencidos, apodrecidos, ultrapassados. Não sobrou um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez a esquerda não precise de heróis, porque toma a história nas próprias mãos... apenas acho.

      Excluir
    2. Não. Falta justamente história aos esquerdistas, se eles conhecem um pouco mais de história e economia, não teriam discursos tão contraditórios.

      Excluir
    3. Se esta gente um dia tivesse uma vaga noção do que é esquerda e direita daria para escrever mais algumas linhas, mas diante de tal limitação prefiro dialogar com o meu cachorro, este pelo menos entende o que é ser solidário...

      Excluir
    4. Isso, vai dialogar com o seu cachorro, Sérgio.

      Excluir
  2. Bostanaro tua hora vai chegar também

    ResponderExcluir
  3. Que tentativa medíocre, Baço.
    Eu já nem sinto mais vergonha alheia dos "anti-heróis" esquerdistas, meu sentimento é de nojo mesmo.

    Estás a jogar tua biografia no lixo, pá, espero que o reberás em troca valha a pena tamanho sacrifício. Muitos artistas e "intelectuais" favoráveis a este governo golpista já estão pagando pela escolha que fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que a grana vale a pena. Não viste o meu nome na lista dos Panama Papers? Ops... não tava lá, né?

      Excluir
    2. #PanamaPapers sem Lula, Dilma ou qualquer político do PT

      Excluir
  4. O Lobão, coitado, nem em texto zoando as celebridades de direita ele é lembrado. Eita, ostracismo. Ô, fase!!! Eu, q tive todo vinil do cara e adoro várias músicas dele fui dar uma escutada no último disco dele, por gratidão mesmo. Eu espero q seja mesmo o último. Juro q fui escutar sem preconceito, só pra escutar música e nada mais. Deu a mesma vergonha alheia que tive ao ver o vídeo da Janaína. Triste mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ouvir os discos, véi. Porque show tá difícil. Parece que ninguém contrata...

      Excluir
  5. Tenho respeito pelos juízes Moro e Barbosa, os demais ignoro.
    O Moro se excedeu nos grampos, talvez, creio que havia argumentos para liberar os mesmos, apesar de concordar que foi no limite da lei. Barbosa nos Panamá Papers? Para mim é novidade, que se investigue e se tiver culpa que pague.

    ResponderExcluir
  6. Com uma oposição destas, é óbvio que a melhor estratégia (e talvez a única que podem tentar) sempre vai ser o golpe....

    ResponderExcluir
  7. É legitimo a direita querer retomar o poder...o duro é ver tanto pobre defendendo o interesse deles.

    ResponderExcluir
  8. Como esses esquerdóides são ridículos... Patéticos mesmo.
    Quer dizer que a veemência da Janaína chocou o luso?
    Achei-a bem mais comedida que a Marxilena Chauí. Ou o furibundo Luiz Inácio e seus perdigotos asquerosos. Ou o criminoso da CUT que disse que pegaria em armas se Dilma fosse impichada. Ou o canalha do MST que disse que em caso de impeachment invadiriam terras dos parlamentares. Ou o desvairado Boulos que disse que, caso o parlamento decida contra o que ele quer, o país não terá um segundo de paz.
    E você ficou mexidinho com a pobre e bravíssima Janaína...
    Quanta seletividade em seus melindres...
    A diferença entre nós e vocês, meu caro luso, é que nós não acolhemos no colo os que cometem crimes, não os alçamos à categoria de heróis do povo, não dizemos "mexeu com ele, mexeu comigo" porque ele seria nosso amigo.
    Você é tão bobinho e desinformado que nem consegue fazer uma boa seleção de pretensos direitistas desencaminhados...
    Nenhum dos que você citou tem qualquer culpa no cartório, à exceção do japonês, que nunca foi herói da direita, apenas um meme engraçado...
    Venina... de onde você desenterrou essa peça??? Só a distância mesmo o desculpa de tamanho salto triplo carpado arqueológico...
    Aécio está aguardando que se prove algo contra ele. E assim que isso acontecer, pode estar certo que não receberá um tostão de vaquinhas para custear seus advogados...
    Cunha pode até ter sido herói dos crentes e assembleístas, jamais da direita. Nós, da direita, o queremos na cadeia, junto com o Renan, esquecido por você por alguma razão... Será porque ele está atuando como escudo da Dilma?
    Quanta seletividade em seus alvos...
    Barbosa no Panamá Papers? Isso é típico da tática esquerdóide de enlamear reputações inimigas, o que, inclusive, explica muito da sua "IMPRESSÃO" de que há muitos heróis decaídos no nosso campo. É só fruto da guerrilhazinha MAV movida a capilé estatal...
    Mas voltando ao Barbosa: ele, assim como milhares de pessoas de bem, criou uma offshore para comprar um apartamento em Miami e não ter problemas na hora de sua morte, tendo de arcar com uma baba de dólares para transferir a seus herdeiros. É um conselho que qualquer bom consultor financeiro dá a seus clientes. É só isso que você tem contra ele? Então, perdeu bobão. Informe-se antes de replicar as asneiras que costuma ler na sua timeline.
    Quanto ao Moro, pelo que entendi, você não tem nada além de estar emburradinho com a perseguição dele contra a alma mais pura do planeta... É isso mesmo? E vale dizer que ele não pediu desculpas ao STF coisíssima nenhuma, isso não passa de mais uma desinformação propagada pelos MAVs, pela Blosta, pela esgotosfera estatal...
    Ele apenas utilizou algumas vezes algo como o data vênia para reafirmar o que fez e insistir que nada fez de errado.
    Agora vamos comprovar como você não tem estofo para escrever um artigo como esse que tentou rascunhar.
    Sabe quem era um cara que eu admirava muito? O Demóstenes Torres, que revelou-se um safado e foi rifado por todos aqueles que, como eu, o admiravam. Sabe outro que jamais imaginei ser um picareta? O Azeredo, que igualmente foi limado por todos nós e hoje está lá sozinho no seu merecido ostracismo.
    Viu como você é despreparado? Você listou uma série de nomes sem pé nem cabeça, nenhum sequer indiciado (fora o japa), e não lembrou-se de dois condenados do nosso time.
    Quanta incompetência de quem se pretende formador de opinião...
    Bem, o mais importante, para mim, é que o nosso time é muito pouco leal com os seus bandidos. Assim que condenados, nós os abandonamos, sem dó nem piedade. Já vocês... são tão leais, tão caninamente leais que me dão nojo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAIVA HUMANA – TRANSMISSÃO, SINTOMAS E VACINA: A raiva é uma zoonose causada por um vírus. É uma das doenças mais graves que se tem conhecimento, com taxa de mortalidade de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da existência da vacina e da imunoglobulina, que ajudam a prevenir a raiva humana, ainda morrem de raiva anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo.

      Excluir
    2. Huuummm, acho que o luso ficou meio sem o que dizer.

      Excluir
  9. Boa matéria, Baço. O sujeito defendendo o octadelatado da vaza a jato, metido altamente com o tráfico de drogas (inclusive 1 de seus denunciantes principais foi encontrado morto), envolvido no listão de Furnas, Odebrecht, entre outros (documentados devidamente), que usou gastos veterinários na planilha da saúde quando governador, que já deu carteiraço quando dirigia alcoolizado, e que ordenou a construção de 1 aeroporto com dinheiro público em terras familiares (além de levar diversos amigos e aliados pra viajar gratuitamente com os aviões públicos quando governador) Aécio Neves, chega a ser cômico, pra não dizer algo pior.
    POderia citar as relações suspeitas de MORO E Gilmar Mendes, com a mídia e políticos do PSDB (Dória, acusado pelos próprios tucanos de comprar votos nas prévias das eleições de 2016 pra prefeito), Serra (cheio de contas no exterior em paraísos fiscais e que mantém no senado uma funcionária fantasma); bom, é quase interminável a lista de malfeitos cutucanos, quem dirá do restante dos políticos e "heróis da direita". Só pra lembrar, Eduardo Cunha tem sido apoiado pelo PSDB, PMDB, pelo Movimento Brasil Livre, Vem pra Rua, Revoltados Online, os 3 movimentos golpistas principais que nem sequer declararam suas contas devidamente até agora.
    Mas mudando de assunto, gostaria de saber se tu vens à Feira do Livro este ano em Joinville, Baço? Seria uma honra te conhecer pessoalmente, informes se vieres.
    A propósito, peço que coloques o disqus no blog Chuva Ácida, pois o utilizo para comentar em outros blogs e é muito melhor. Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei essa coisa do Disqus pro pessoal que entende dos paranauê. Vamos ver o que rola. Quanto ao Brasil, faz um mês que voltei. Agora só no ano que vem.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem