segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Udo Dohler: quem não sabe fazer... ensina


POR JORDI CASTAN

Há coisas na vida que não se recuperam: a palavra, depois de proferida; a ocasião, depois de perdida. É um antigo ditado que cai como uma luva sobre a atuação do prefeito Udo Dohler. As palavras que proferiu, a oportunidade que perdeu. A ocasião, como diz o adagio, foi perdida. Mas as palavras ele deixou em documentos encontrados na internet. 

Quem quiser conhecer mais sobre o pensamento do prefeito Udo Dohler pode visitar o link “ideias e pensamentos de Udo Dohler”. Lá ele expõe suas ideias sobre o trabalho, sua visão da gestão, além de reunir uma série de conselhos que se dispõe a compartilhar de forma generosa na internet. Para quem tiver interesse, recomendo uma visita.

No entanto, para poupar o seu tempo, selecionei alguns slides do site que poderiam ser úteis ao próximo prefeito de Joinville. É bom lembrar a diferença que existe entre “dizer” e “fazer”. Há dezenas de empresários mais ou menos bem sucedidos que oferecem receitas de bolo para quem quiser emular o seu modelo de gestão. Udo, num ato de suprema generosidade e desprendimento, compartilha a sua sabedoria. Porque é importante deixar o seu modelo de gestão ao alcance de todos. Obrigado, prefeito.


Não tenho palavras para agradecer um presente como este. Em tempo, por um instante fiquei com a impressão de que é um caso daqueles em que o autor diria: “façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço”. E deixo uma sugestão: seria boa ideia manter atualizado o site. Afinal, sabemos que uma coisa é o discurso de campanha, para iludir incautos (ops!, digo, eleitores) e outra é gerenciar uma cidade como Joinville.


Em tempo. Há diferenças abissais entre o administrador e o gestor. Enquanto o primeiro sabe o que deve ser feito, o segundo sabe como fazer. Saber o que deve ser feito implica conhecimento, planejamento e capacidade. Saber como fazer requer treinamento e trabalho. Deve ser por isso que Udo Dohler destaca tanto o valor do trabalho, o mérito que tem que acorda cedo, trabalha duro e suja as mãos trabalhando. Pena que não se vejam resultados.


Mas vejamos, então...





9 comentários:

  1. Desculpe usar o seu espaço, Jordi, mas, enquanto o blog abrir espaço para donas-de-casa exporem as opiniões políticas delas sem que os administradores aceitem as respostas dos leitores, esse espaço não terá credibilidade. Ou, na opinião dos administradores, a “diferenças de gênero” devem ser respeitadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espaço para donas-de-casa?!!!! O cara é eleitor do Bolsonaro, sem problemas, mas vir aqui falar este tipo de merda e pedir censura para mulheres é o fim!!! Tipico caso que o IP deveria ser publicado junto com o nome do covarde.

      Excluir
    2. Qual o prolema em ser dona-de-casa, Sérgio?
      Que leitura misógina a sua, típica de ditadores.

      Excluir
  2. Esse comentário do anônimo acima, o que é?

    ResponderExcluir
  3. Cara !!! Imagina o Sr. Géston "ministrando" esta palestra !!! tô me matando de rir...

    ResponderExcluir
  4. O modelo de gestão do Sr. Udo nunca existiu na realidade, tratando-se da maior falácia eleitoral dos últimos anos.
    Fiquei sabendo por meio de servidores que a Gerencia e a Coordenação que administra as Unidades de Conservação e os programas de gestão ambiental da SEMA mudaram de mãos, e foram repassadas para dois Engenheiros Civis da SEINFRA!! Isto mesmo, seria a mesma coisa que dois biólogos assumissem a Unidade de Obras da SEINFRA. Tudo por que o Secretário faz lobby para a sua classe profissional e para quem assina a ficha partidária. O mesmo Secretário que perde de goleada para os buracos da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu modelo até agora tem sido de gesticulação.

      Excluir
    2. e o Ippuj ?
      só tem posers de face fazendo festêrê enquanto a cidade está falindo.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem