segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Procon e Black Friday


POR JORDI CASTAN

"Tudo pela metade do dobro". Falar de Black Friday no Brasil é, na maioria de casos, falar de consumidores indefensos frente aos abusos. Por aqui, o Black Friday celebra o dia em que se pode comprar qualquer produto pela "metade do dobro do mês anterior". Pior ainda. Apareceram já nas redes sociais dezenas de casos de aumentos descarados de preços. Etiquetas com  preços mais altos, toscamente coladas sobre os preços praticados nos dias imediatamente anteriores ao chamado Black Friday.

Quem defende o consumidor? A primeira resposta é o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Mas a quantas anda o Procon por aqui? O Procon é um órgão municipalizado, vinculado ao Departamento de Defesa do Consumidor da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina. A sua atuação e força são os melhores indicadores de como o governo trata o cidadão. Um Procon forte e atuante é sinônimo de uma sociedade forte e de um consumidor protegido.

Como esta o Procon em Joinville?  Qual é a estrutura que tem para cumprir a sua função? Cumpre essa função? Se olharmos o que o Procon divulga é bom ficar preocupado, porque diz muito pouco do que faz. Apresenta poucos dados que permitam avaliar os resultados do seu trabalho. E os dados apresentados são difíceis de utilizar pelo consumidor, acabando por ser um "faz de conta".

O ponto que deveria merecer maior atenção é aquilo que o Procon denomina “Audiências do Procon”. Tem o objetivo de buscar um acordo entre o consumidor e a empresa que tenha ocasionado prejuízo ou não tenha cumprido suas obrigações e responsabilidades, de acordo com o código de defesa do consumidor. A quantas anda a sua resolutividade? Qual é o resultado? Quantos acordos foram conseguidos? Quantos não tiveram solução e acabaram na justiça? Quantos consumidores acabam sendo orientados a procurar o juizado de pequenas causas pela ineficiência das ditas audiências do Procon?

O Procon tem que mostrar serviço. Tem que fazer muito mais que divulgar a lista de preços dos produtos para churrasco. A defesa do consumidor é um direito da sociedade. O Site do Procon deixa muito a desejar, traz pouca informação local e faz enlaces com o outros sites de fora de Santa Catarina.

Um Procon municipal deveria focar sua atuação no âmbito local. Produzir conteúdo e informar sobre as empresas locais. Trazendo informações sobre as empresar locais com as que o consumidor precisa ter cuidado. A divulgação dos preços de combustível, cesta básica e de churrasco é muito pouco e disponibilizar em pdf é pouco pratico para consulta. Há muito que melhorar no site para que possa ser considerado uma ferramenta de apoio e de defesa ao consumidor.

Nesta semana de Black Friday as informações disponibilizadas pelo Procon de Joinville se resumem a um link do Procon SP. O que deveria ser feito é disponibilizar em site específico com domínio do Procon municipal a relação das empresas "fake" ou que prejudicam o consumidor. Por que mandar o consumidor pesquisar no site de SP?

Ficou faltando ao Procon o que muitos consumidores, escaldados com os abusos cometidos pelos comerciantes em edições anteriores do Black Friday, já fizeram. O monitoramento e seguimento dos preços dos produtos e serviços que pretendiam adquirir. O resultado verificado pelos consumidores é que os preços subiram em média 10% por semana, nas semanas anteriores a sexta-feira negra. O que reforça a imagem de que o contribuinte encontrará preços iguais ou mais altos que os praticados normalmente pelo mercado.

O Procon Joinville também divulga no seu site os links:



Onde esta localizado o Procon? O Procon já mudou de local várias vezes e isto dificulta o acesso de quem precisa do serviço. E antes do final do mandato deve mudar de novo. Estava na Piazza Itália. Mudou-se para fazer espaço para a recém criada SEMA (Secretaria do Meio Ambiente). Da Piazza Italia foi para o prédio da Seinfra, no Bairro Saguaçu, na subida do mirante, onde antes estava a aprovação de projetos e parcelamento de solo. Aliás este é outro setor que também foi transferido para a Piazza Itália.

Antes de que acabe esta gestão ainda está prevista uma nova mudança de endereço, com o Procon mudando-se para a Cidadela Cultural Antártica. Com todas estas mudanças de endereço é frequente que os cidadãos façam uma romaria antes de encontrar o local. E acabem se queixando do fora de mão e a dificuldade de acesso do contribuinte que requer os serviços do Procon. A mudança para a Cidadela Cultural Antártica é um avanço, porque facilitará o acesso dos joinvilenses.

Outro ponto que o Procon precisa implantar - e está devendo - é o acesso ao bloqueio do telemarketing, para que os consumidores possam bloquear seu telefone para deixar de receber publicidade e serviços não solicitados e possam verificar se o seu telefone esta na lista dos  bloqueados.

Eficiência, efetividade e resolutividade, acrescidos de transparência deveriam ser a base para avaliar o trabalho do Procon. 


9 comentários:

  1. E voltamos ao velho senso comum. O problema não são os comerciantes desonestos, é o PROCON que não fiscaliza. Então tá. Na pátria do Black Friday nem PROCON existe já queria comerciantes desonestos são minoria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio se o Procon fosse mais eficiente, melhor equipado e mais resolutivo essa minoria a que você se refere seria menor ainda.

      Excluir
  2. Jordi, se tem um orgao q funciona muito bem em Joinville eh o Procon. Eu e varios conhecidos ja precisamos e tivemos nossos problemas resolvidos. Concordo, q ele poderia ser um pouco mais tecnologico, mas vc deu uma bola fora. Pena

    ResponderExcluir
  3. Fico triste ao ver que neste blog, quando o redator não eh apoiado eh ridicularizado. Isso e comum com o pseudo jornalista e com o pseudo intelectual de Portugal , jordi ainda era exceção. Não eh o que ocorreu acima. Acho que o blog perde por não ser espaço democrático de debates, mas, recolho-me a insignificância da minha existencia vil. Quem sabe os redatores leiam-se e elogiam-se mutuamente para massagem dos egos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, É facil identificar um comentario quando é encomendado ou quando esta escrito por um "fake".
      1.- "Eu e varios conhecidos" - Quantos conhecidos você tem que tenham utilizado dos serviços do Procon e tenham tido seus problemas resolvidos?
      2.- Teve seus problemas resolvidos? porque seguir anônimo? Porque não dizer quais foram? como o Procon os resolveu? Os funcionarios do Procon que cumprem sua labor gostariam de saber que ao menos um consumidor ficou satisfeito com o seu trabalho.
      Viu? é fazinho, fazinho. Em geral não gosto de entrar em bate-boca com esse tipo de fakes, que não é o seu caso.
      O post se propõe debater e questionar o trabalho do Procon em Joinville, se há criticas que se façam, se há bons resultados que mostrar, que se mostrem, se há o que melhorar, e há muito, que se melhore.
      Em tempo, antes de escrever este post, me informei, fui atras, verifiquei os problemas e identifiquei fontes confiáveis.

      Excluir
    2. Bem, se assim lhe parece, que assim lhe seja. Fui desse local de falidos e fracassados.

      Excluir
  4. Que expliquem: que fim deu lei municipal do bloqueio de telemarketing? Deverá o consumidor fazer o cadastro no site do procon de SP?!!
    Uma verdadeira piada.

    http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2010/08/lei-municipal-cria-cadastro-para-quem-nao-quer-receber-ligacoes-de-callcenter-em-joinville-3008386.html

    ResponderExcluir
  5. Que bom achar esse site, estava procurando como reclamar do serviço do procon, e olha só o que o google nos tráz.
    Fui esses dias lá abrir uma reclamação contra a NET
    Brincadeira, tem uns atendentes ali que me olhavam e não me atendiam
    eu tava esperando já uns 15 minutos e um cabeludo barbudo nem ai pra mim, ai fui la perguntar qual a palhaçada. Ele teve a coragem de me dizer que estava de folga aquela hora???? Não entendi, de um despreparo e desrespeito inimaginável.
    Depois de reclamar com esse, veio uma menina muito mal humorada me atender, deus nos livre, que SERVIÇO PORCO.
    Pra piorar ainda mais, eles abriram minha audiência contra a NET em fervereiro, porque? Janeiro não existe no calendário deles?
    Que decepção, mais um serviço ao cidadão na UTI em Joinville, como toda a cidade está.
    Carlos Roberto

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem