sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Legisladores da "causa" própria

POR SALVADOR NETO



Diárias para viagens nacionais e internacionais em busca de “subsídios” para embasar projetos. Carros alugados para deslocar suas excelências pelos bairros da cidade, com gasolina incluída. Assessores. Cotas para pagamento de fotocópias, telefonia, entre outros. Salários de 11 mil reais, e ao Presidente da Casa, quase 17 mil.

Um milhão em ruidosas catracas para “controle” do povo que acessa o legislativo. Homenagens comemorativas a pessoas, instituições. Vereadores denunciados por compra de votos, caixinha de 10% com salários de assessores, uso de laranjas para receber salário indevidamente, e outro que ataca cidadão que o cobra na Casa do Povo...


Com tantas mordomias, crescentes, diga-se de passagem, a população esperaria uma produtividade altíssima, um retorno devido diante do espetacular gasto público! Mas o que ela tem é um elenco de 19 eleitos cuja produtividade é baixíssima, e com resultados coletivos tacanhos, iníquos. Isso, a um custo de quase R$ 40 milhões ao ano, conforme orçamento.


Sinalização viária é miragem. Pavimentação de ruas, apenas uma longínqua lembrança das promessas feitas nas eleições de 2012. Saúde? Bom, neste setor não faltava dinheiro, faltava gestão, dizia o então candidato Udo, e hoje faltam ambos e mais alguma coisa, sem contar quedas de secretários de saúde, e ausência de quase todos os demais, por falta de ação mesmo.


Porque calam as vozes de 19 vereadores, quando deveriam gritar e denunciar as falhas da administração, cobrar solução, abrir investigações de fato, não de brincadeirinha? Em que mundo vivem os senhores vereadores do PMDB, PSDB, PP, PSD, PT, PPS, SD, PSC e PDT? Para quem legislam esses nobres vereadores tão regiamente e bem pagos, com todas as mordomias!


Produzir leis de alto nível que promovam a cidade de fato ao seu patamar merecido? Zero. Defender os direitos das minorias, dos operários, nada! E não adianta mostrar grandes números de projetos ajuntados com moções, indicações, tudo como diz o povo, encheção de linguiça. Não há qualidade, não há produtividade. Há somente jogo para a torcida, o discurso fácil.



Poderia elencar aqui mais dezenas de situações que envergonham a maior cidade catarinense justo no Poder Legislativo, o mais importante poder na democracia, a Casa que deveria a caixa de ressonância dos anseios, problemas, direitos dos cidadãos joinvilenses. Mas o que temos é isso.

Hoje, todos sabem, Joinville é uma cidade abandonada pela administração do PMDB, Governo Udo Döhler. Não há quem ande pelas ruas sem literalmente cair em buracos que já brigam por espaços entre eles. Nas praças e poucos parques, o mato é morador perene, sem ninguém da Prefeitura a importuná-lo, além de se deteriorarem a olhos vistos, vide Parque da Cidade.

O eleitor pergunta o tempo todo: por onde caminham, ou passam em seus carros alugados pagos com meu dinheiro, estes vereadores? Em quais ruas de qual cidade eles vivem? Em quais praças levam seus filhos? Como tratam seus pais idosos, crianças adoecidas, sem atenção básica de saúde, com falta de remédios, sem condições adequadas?

Eles legislam em causa própria. Comissões Processantes, ou de investigação contra eles próprios? Não abrem. Investigar o Prefeito após graves denúncias do Ministério Público pela falta de ação de governo na saúde? Abrem, mas com governistas a conduzir, sem perguntas sérias, sem busca de documentos, sem vontade política. Cortar gastos, mordomias, custos excessivos para os cofres públicos diante de grave crise financeira internacional que chegou ao país? Nada!

Os vereadores joinvilenses poderiam, e devem por obrigação de responsabilidade com sua cidade, cortar na carne e mostrar serviço. Sugiro algumas atitudes e ações efetivas:

- reduzir seus salários ao nível dos salários de professores, ou mais ainda, para no máximo três salários mínimos

- cortar o aluguel de carros, e com isso economizar dinheiro público também com o combustível
- abolir as diárias para viagens, oferecendo apenas o pagamento de hospedagem e transporte, em casos essenciais que tragam realmente benefícios para a cidade

- desativar a tal catraca, um dinheiro jogado fora e que visa impedir o acesso do público, doando o valor da possível venda a uma entidade social

- pagar cursos somente com critérios duríssimos de escolha, evitando passeios a lugares turísticos que nada trazem de benefício

- utilizar a internet como meio para conhecer as famosas alegadas “experiências” de outras cidades e países, realizando teleconferências que fazem o mesmo efeito

Poderia elencar aqui mais sugestões, mas deixarei para os eleitores comentarem e indicarem mais medidas. É imperativo que a Câmara de Vereadores dê o exemplo para a comunidade, e quem sabe até para o país cortando gastos desnecessários, excessivos, coisas que o seu eleitor, assalariado, estressado, lutador, não tem, e mesmo assim, corre atrás e custeia seus desejos com o dinheiro suado do seu emprego.

Vereadores, vereadoras. Mostrem que o espírito público de vossas excelências está acima do desejo individual. Façam as mudanças nas leis, proponham, cortem seus gastos. Legislem em favor dos cidadãos que já não aguentam mais a surdez dos homens públicos em sua cidade. Aguardamos respostas oficiais e institucionais. Se você concorda com a atual situação do Poder Legislativo, leia e apague. Se não, compartilhe, comente, faça seu papel de cidadão.

É assim, nas teias do poder...

16 comentários:

  1. - reduzir seus salários ao nível dos salários de professores, ou mais ainda, para no máximo três salários mínimos

    Salário de professor tá bom.

    - cortar o aluguel de carros, e com isso economizar dinheiro público também com o combustível

    Creio que um cartão de vale transporte liberado por um ano seja o suficiente, pois o transporte público é eficiente não tem porque não ser compartilhado pelos legisladores.

    - abolir as diárias para viagens, oferecendo apenas o pagamento de hospedagem e transporte, em casos essenciais que tragam realmente benefícios para a cidade

    Sugiro que se pague o hotel, transporte e que seja fornecido um vale alimentação.


    - pagar cursos somente com critérios duríssimos de escolha, evitando passeios a lugares turísticos que nada trazem de benefício

    Curso pra quem? Pro funcionário de carreira? Ok. Com critérios rigorosos. Vereador vem e vai, não vale a pena investir em curso pra eles. Melhor investir no servidor concursado que fica e tem como aplicar o conhecimento adquirido ao longo do tempo.

    - utilizar a internet como meio para conhecer as famosas alegadas “experiências” de outras cidades e países, realizando teleconferências que fazem o mesmo efeito

    Com certeza e não só pra conhecer outras realidades, mas pra dialogar com a população de Joinville também.

    ResponderExcluir
  2. Salvador gostei da cutucada, me deixe botar a colher.
    Não adianta nada que eles façam isso de reduzir os seus salários, que não o farão. Recomendo que haja uma iniciativa popular para reduzir o orçamento da Câmara de Vereadores previsto na Lei Orgânica do Município.

    É ai um bom inicio. O orçamento de Joinville tem crescido muito, tanto que ainda sobre muito e acabam tendo que devolver porque não conseguem nem gastar. Como o orçamento da Câmara acompanha este crescimento o resultado é que sobra tanto dinheiro que não sabem o que fazer com ele e ai surgem estas ideias de aluguel de carros, mais gastos, catracas, reformas e outras bobagens em que esta turma mostra a competência que não tem na hora de fazer o que deveriam fazer que é fiscalizar o executivo.

    Me diga quem toma a iniciativa de reduzir o percentual para algumas coisa perto de 1%, ops!!!! ainda é muito, digamos 0,30% do orçamento municipal. e onde assino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jordi C, sabemos que não cortam jamais a própria carne, mas é preciso cobrar, pressionar, fiscalizar, e, quem sabe, alguma entidade resolva encampar a pressão... veremos qual, obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Aí está escrito parte do que eu estava pensando em escrever, claro que não com tanta qualidade. O corte do orçamento previsto pelo Jordi é um passo fundamental, senão haverá reformas de mezaninos e outro quejandos todos os anos para "consumir" com o dinheiro recebido. Também precisamos fazer uma LIMPA na CVJ, para retirarmos muitos políticos profissionais que lá estão há mais de 20 anos e que fazem da Câmara seu eterno emprego e fonte de empregos para seus cabos eleitorais com boquinhas em cargos comissionados na Câmara e na Prefeitura, com a conhecida troca de apoio político, o chamado fisiologismo, ou se preferir, toma-lá-dá-cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juarez Vieira, concordo com você, mas é preciso que a sociedade civil organizada, associações, entidades de classe e outras, façam pressão, participem de fato com ações que os façam rever as práticas, além claro, da população fazer a mudança pelo voto. Obrigado por comentar!

      Excluir
  4. Poder público agigantado, controle ínfimo.
    Isto vale para a União, Estados e Municípios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, exatamente, em todos os níveis é preciso mudar, mas comecemos pela casa... obrigado por participar.

      Excluir
  5. Salvador...tenho q concordar contigo dessa vez 100%...e tbm concordo com o Jordi na sua idéia de haver uma iniciativa popular para o enxugamento do Orçamento da Camara,,. e se me permite...gostaria de sugerir, que os nobres edis...fossem obrigados a frequentar um curso de Ética, Moral e Civismo...e do bom uso do Dinheiro Publico...antes de serem diplomados...ou homologados em seus partidos como candidatos...DVW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DVW, é preciso tudo isso e muito mais, como por exemplo a não reeleição para todos os cargos, apenas um mandato. Obrigado por comentar.

      Excluir
    2. Salvador, quem sabe um sistema assim:
      - 2 mandados consecutivos;
      - 1 mandato fora;
      - 1 mandato;
      - 2 mandatos fora;
      - 1 mandato;
      - 3 mandatos fora.
      Assim não veríamos mais situações tão BISONHAS...

      Excluir
    3. Juarez Vieira, eu seria mais radical: um mandato, três fora, e assim sempre... desta forma renovaríamos, e caso o eleito em um mandato fosse tão eficiente assim, voltaria mais à frente caso quisesse, e o eleitor também... mas é preciso novas fórmulas, como está, se perpetuam no poder. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. Mudando um pouco de assunto...

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/09/juiza-manda-santander-indenizar-demitida-por-texto-contra-dilma.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

    Justiça tarda, mas não falha.

    ResponderExcluir
  7. Salvador, é tudo verdade e mais um pouco. Mas a minha descrença de alguma solução infelizmente é mais forte conhecendo o eleitorado deste lugar.
    O ano que vem se inaugura mais meia dúzia de calçadas, mais um pardal aqui e outro lá, um uniforme de verão para a guarda, algumas cargas de barro e tubos, e uma propaganda política fantasiosa. Pronto. A amnésia do povo está lá de novo para reeleger os mesmos de sempre.
    E não vou generalizar. Desta corja toda só se salva o Mariano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, realmente é desanimador, mas temos sim de denunciar, protestar e fiscalizar. O povo também tem culpa neste cartório, pois repete votos nos mesmos, e depois nem sabe que seus eleitos é que não agem em seu favor. Mais participação, de verdade, e menos choro depois... valeu o comentário, obrigado!

      Excluir
    2. Alguém vir falar de amnésia depois de ter votado inúmeras vezes no PT...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem