quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O “16 de Agosto” é para tontinhos


















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Faz algum tempo publiquei, aqui mesmo no Chuva Ácida, um texto com 10 razões para antever o fracasso do “15 de Março”. Foi na mouche. Não vou repetir a fórmula do decálogo, mas estou muito à vontade para prever que o “16 de Agosto” será outro fracasso. E ainda pior que o anterior. Por todas as razões enumeradas em março e por algumas recentes que fazem muita diferença. O que mudou de lá para cá?

Há alterações no xadrez político. Os donos do capital saíram a campo para afirmar que esperam bom senso e equilíbrio. Uma nota conjunta assinada por Paulo Skaf, presidente da FIESP, e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da FIRJAN, afirma que “o momento é de responsabilidade, diálogo e ação para preservar a estabilidade institucional do Brasil”. Os empresários temem o caos e enviaram o sinal: tomem juízo.

E mais. Também parece haver uma mudança no comportamento da velha mídia, que entrou em processo mitótico. De um lado, os veículos que acreditam ter viabilidade econômica, como a Globo e a Folha, que parecem rever as suas posições*. A lógica é simples: a instabilidade política contagia a economia e ninguém ganha com isso. Outros, que estão a um passo do abismo financeiro, como a Veja, apostam no caos pois só podem sobreviver em ambientes mais lassos.

Com a posição expressa pelos empresários a favor da estabilidade política, perde-se qualquer réstia de argumento. E sem o incitamento da velha mídia – todos lembramos do esforço para levar pessoas às ruas em março – o pessoal do oba-oba não será mobilizado. Ou seja, o movimento será feito apenas pelo pessoal do ódio de classe e do “quanto pior, melhor”. Em resumo: só os tontinhos  vão sair às ruas. 


Enfim, pelas razões apontadas em março (ver aqui) somadas às apresentadas hoje, só resta uma conclusão: o “16 de Agosto” será apenas um circo de ódio, irracionalidade e tonterias. Mas com menos gente ainda.

É a dança da chuva.

* Em se tratando do Globo melhor ficar com um pé atrás.

26 comentários:

  1. Concordo. Tontinhos os que sairão às ruas para pedir justiça e transparência sobre um governo corrupto. Esperto é o governo que banca quase R$ 1 milhão dos recursos do BNDES e Caixa para trazer a claque até o Palácio do Planalto e insultar os adversários políticos, como ocorreu nesta semana com a “marcha das margaridas” (o exército de Stédile e de Lula), numa bela demonstração de como o governo está disposto “a rever os seus erros e aglutinar os poderes por bem maior”.

    Dilma está fazendo os conchavos dela com o Collor e Renan Calheiros no jogo do vale tudo. Dilma quer que Renan atue na TCU (três ministros do tribunal foram indicados por ele) para que livre a cara dela da desaprovação das constas e Renan quer que Dilma converse com Janot para livrá-lo das acusações do Petrolão, corroborando com a tese de Eduardo Cunha sobre a ingerência do Planalto sobre o MPF.

    Tudo muito bonito, não é, Baço?

    O problema é que Dilma só está adiando a sua derrocada e arrastando o país consigo. Se o impedimento não for neste ano, provavelmente será no próximo, já que o Planalto mantém os mesmos erros nas contas identificados em 2014. Infelizmente a economia não terá boas notícias no próximo ano com a previsível queda da nota brasileira pela agência Standard & Poors, que define se os fundos estrangeiros podem ou não investir no país, aumentando a inflação, diminuindo o valor do real e a atividade de produção. Haverá demissões e o IBGE já demonstrou que não está muito afim de maquiar números em prol do governo. A mídia sempre estará lá para criticar e impedir que o Brasil vire um reduto bolivariano. A classe média não descansará antes de tirar o PT, o partido mais corrupto que já existiu no Brasil, do poder.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Standard & Poors é aquela agência que classificava com nota máxima os bancos Lehman Brothers, Bear Sterns (e outros que faliram em 2008) até poucas horas antes deles irem à falência?! É muita credibilidade.. #sqn

      Excluir
    2. Crível ou não, os fundos estrangeiros continuam a confiar os seus investimentos na nota dada por essa agência. Mas, convenhamos, se tu (anônimo 01:35) fosse o responsável pelas aplicações de um fundo de investimento, iria confiar a aplicação de milhares de investidores numa agência respeitada ou num governo descrédito que manipula dados?

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  2. Respostas
    1. Eu não vou. Meu gesto contra o governo sempre foi e será na urna, embora não confie no sistema eletrônico. Quanto à crise no país, estou tranquilo: anos e anos de trabalho árduo garantiram investimentos com retornos satisfatórios, por isso eu e minha família atravessaremos a crise brasileira gerada pelo PT sem muitos problemas. Em último caso, atravessaremos o Atlântico, como você fez. Por outro lado, nada me impede de querer que esse país se torne um lugar melhor, distante do populismo e do clientelismo em troca da manutenção de criminosos no poder.

      Mas tudo passa, tudo passará. No futuro o brasileiro enxergará melhor a situação, olhará para trás, e se dará conta do quão estúpido foi ao dar voto de confiança à esquerda latino-americana. Quando isto ocorrer, meu caro, haja apartamentos em Paris e Miami para tantos esquerdistas evadidos.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  3. Respostas
    1. É? Diga isso aos futuros desempregados... bom, não adianta explicar, a maioria não sabe de onde vem a bala, por isso votam no PT.

      Excluir
  4. Nossa, esse Eduardo não entendeu nada. A Marcha das Margaridas acontece há vários anos, não tem nada a ver com a crise atual. Mas pelo restante das afirmações dele, já dá pra sacar que o tipo é daqueles que acredita no Papai Noel e no coelhinho da Páscoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos ele não acredita no Lula e na Dilma. Ainda tem salvação.

      Excluir
    2. Há vários anos? Caramba, então há vários anos o dinheiro dos nossos impostos é utilizado para um movimento pró-governo? Que coisa, e ninguém faz nada?

      Excluir
    3. A "marcha das margaridas", a versão feminina do exército de Stédile e do Lula, existe há vários anos e é financiada com $ público dos contribuintes, cuja manifestação de repúdio foi direcionada contra os "inimigos" do governo - claque!
      Uso indiscriminado de dinheiro público para fins ideológicos que beneficiam o governo.

      Vota no PT e sou eu quem acredita em papai Noel?

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. Como diz o Emir Sader, a Marcha das Margaridas pra Globo não existiu por que não haviam artistas globais nem mulher nua.
      Eduardo, por favor, passe vergonha no dia 16 mas não aqui antes. Se informe melhor quem foi Margarida Maria Alves, o que ela representa no movimento das mulheres e não fica vomitando asneiras rapaz.

      Excluir
    5. Não quero saber quem foi Margarida Alves, quero saber porque o governo gasta o meu dinheiro para custear claque com fins políticos.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    6. Gilberto. Brilhante raciocínio o seu! É só pegar um nome de representatividade como subterfúgio e que dane-se o real conteúdo ou de onde provém financiamento para o tal movimento... Vemos bem quem está passando vergonha...

      Excluir
  5. Nosso amigo Eduardo deve ter saudade de quando o povão que vive abaixo ( e alguns acima) da linha do equador, votava no Fujimori, André Peréz, Menem, FHC, Salinas, Sánchez de Lozada......tempo de fartura aquele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lemos, acho que o nosso representante do Retardos on line gostaria é que o Médici e Costa e Silva descessem na terra novamente.

      Excluir
    2. Lemos mas não entendemos...

      Excluir
    3. Tempo de fartura é de quem colheu os frutos de FHC e hoje cospe no prato da "herança maldita".

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. A culpa mesmo foi do General Figueiredo que fez a abertura !!! grande cagada !!!

      Excluir
  6. ...e de lisura com a res publica.

    ResponderExcluir
  7. Esquerdistas, o PT não representa a esquerda, então, a não ser que vocês estejam recebendo algum benefício do partido, parem de bancar os idiotas defendendo essa caterva.

    ResponderExcluir
  8. É divertido entrar aqui e ver comentários defendendo aguerridamente seu "lado" - Como se, no final das contas, as pessoas não fossem transitórias, as idéias não evoluíssem e a realidade não fosse bem mais acizentada e complexa do que muita gente gostaria de admitir em seu imaginário dualista particular (bem contra mal, nós contra eles, esquerda x direita, bla x bla).

    Minha sugestão é cair na real e entender que linhas de pensamento expressam apenas, de fato, o que um indivíduo não admite (ou não se permite admitir); E não o contrário. Pois ele nunca conhecerá perfeitamente o que ele julga apreciar e todas as suas implicações.

    Ninguém tem razão. Existem decisões. Decisões geram consequências. Quem não lida bem com elas faz inferências. E assim caminha a humanidade.

    Tendo esclarecido este ponto, minha descontribuição: Concordo com o autor, e discordo de suas razões. Mas isso não muda nada. E nem se fossem 50 milhões de pessoas para as ruas, no atual estágio de imaturidade política da nossa democracia. E o pior é que a solução aparenta estar no que todo mundo condena: Aumento da força parlamentar, que realmente pode transformar a democracia (modelo muito antigo e falido) em algo mais próximo do utópico republicanismo.

    ResponderExcluir
  9. já que o texto do Baço é uma M de pensamento de esquerda pró-PT, posso colocar também minhas observações :

    1- este movimento do dia 16 já começou errado , pois fazer passeata aos domingos é pensamento coxinha SIM !! tinha que fazer em dia de semana , parar ônibus/trens , parar as cidades , imobilidade geral em torno de uma idéia...

    2 - por acaso uma cidadã terrorista e ladra de banco vai ter receio de passeata paz e amor com piazada cara pintada em domingo de sol ??? parece passeio no parque ,,, estão rindo da cara de todos ....

    3 - a coisa vai ficar preta , o agito vai começar quando os demitidos em São Paulo se revoltarem e irem as ruas ... quando a massa demitida no ABCD Paulista , berço do PT , se revoltar... aí sim o impedimento começará a sair do papel...

    4 concordo com o Eduardo : Dilma quer que Renan atue na TCU (três ministros do tribunal foram indicados por ele) para que livre a cara dela da desaprovação das constas e Renan quer que Dilma converse com Janot para livrá-lo das acusações do Petrolão,... Não gosto do Cunha , mas espero que ele tenha forças para dar o troco !!!!

    um abraço, du grego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respostas:

      1 – Domingo deveria ser o dia do descanso para QUEM TRABALHA e paga impostos, mesmo assim os trabalhadores se motivaram a sair de suas casas para o manifesto. Quem faz manifestação nos dias de semana ou é grevista ou é claque-paga-e-vagabunda mesmo.

      2 – Claro que não! Essa mulher não tem um pingo de vergonha na cara! Porém, os políticos que a apoiam, bem como os juízes que estão a lançar boias salva-vidas para a presidente, são pressionados pelo clamor popular. No final o político de carreira terá de decidir se prefere ser comprado pelo Planalto ou ter sua manutenção no cargo político pelo voto popular.

      3 – Já começou. Existe um sem número de trabalhadores demitidos das montadoras do ABC, acontece que após demissão tem os meses de seguro desemprego... De qualquer forma muitos trabalhadores demitidos foram às ruas no domingo fazer parte da “classe-média-coxinha-gourmet”.

      4 - Sim, jogo de favores. Um bandido livrando a cara de outro. Por que a impavidez de Renan diante das acusações da Lava-Jato? O pior de tudo é saber que o Eduardo Cunha pode estar certo ao afirmar que o Planalto tem influência sobre o ministério público federal, denunciando o presidente da câmara (porque foi citado na lava-jato) e livrando o presidente do senado, cuja lava-jato também tem provas. Tudo muito grave.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem