sábado, 31 de janeiro de 2015

Brainstorming

POR MANOELA DO NASCIMENTO


Assim como tantas outras lendas que fazem parte da cultura de São Francisco do Sul, a lenda do Marinebus já assombra os francisquenses.  Mas, precisando ir a Joinville e cansada de enfrentar as frequentes filas da BR 280, resolvi enfrentar outros perigos e tentar encontrar o tal Marinebus.

Primeiro, vou em busca de notícias: “O transporte começou a operar no dia 6 de janeiro. Em seu primeiro dia de viagens, o Marinebus, que tem capacidade para transportar 47 passageiros, realizou o trajeto entre as duas cidades com uma média de 20 pessoas a bordo.”  (ANoticia, 12 de janeiro)

Então, anoto os horários divulgados e os seus locais de aparição.

Saída de São Francisco do Sul para Joinville
06h20
8h20
12h
14h
18h

Saída de Joinville - para São Francisco do Sul
07h30
9h30
13h15
15h30
19h15

Faço um reza e vou ao encontro no trapiche de São Francisco do Sul. Era aproximadamente 7:45h da manhã e sol já refletia na Babitonga.

Enfim, chego ao trapiche de São Francisco do Sul. Respiração já ofegante, penso que deve ser pelo sobe e desce nas já conhecidas ladeiras do Centro Histórico.

Deparo-me com uma simpática senhora que estava a contar outras histórias a outro simpático rapaz. Para não assustá-los, emito um som baixo e agudo, como de costume, e pergunto como faço para comprar a passagem para o horário das 8h20. Torcendo por uma positiva resposta.

A simpática senhora pede então que eu me aproxime e me fala quase que ao pé do ouvido: - Shhhhhhh! Nas segundas ele costuma não aparecer por aqui... Você devia saber destas coisas menina...

Um buraco abre embaixo dos meus pés e meu coração dispara: - Então é verdade! A lenda existe mesmo! Isto é quase que como ter certeza que o Curupira existe, menos nas segundas-feiras.

E lá vou eu, feliz da vida, até a rodoviária pegar o ônibus, pois perdi a carona depois que decidi me aventurar pelos lados obscuros da nossa cultura.

Chego ao ônibus e para minha surpresa não tem mais lugar para sentar. – Que maravilha! Hoje é mesmo meu dia de sorte. Logo penso.

Começo a ver pessoas idosas, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores, estudantes, turistas e crianças. Algumas no corredor. Com eles, suas bolsas, malas, travesseiros, livros e garrafinhas de água para amenizar o sufocante calor.
O ônibus começa a andar tranquilamente até que.............. trânsito parado na 280!

Passadas 3 horas, começo a ouvir turistas dizendo que perderam o horário de outros ônibus, que as senhoras perderam o horário da consulta, que os estudantes perderam o horário da prova, que os trabalhadores perderam tempo e que todo mundo perdeu a paciência.
Reflito: Sim! É verdade.... Este Marinebus existe mesmo! Mas deixa rastros e pistas falsas para despistar sua identidade. De acordo com a lenda, é impossível um francisquense alcança-lo. Após encantar os moradores, ele desaparece e ficamos apenas tentando descobrir seus mistérios. Enquanto isto, nos resta a imaginar como seria se ele existisse...


Obs. Lendas fazem parte do imaginário das pessoas. Assim como esta história.

2 comentários:

  1. Manoela, em ônibus de linha e no Marinebus não tem turista !!! Sou de SFS aqui não existe turismo , existe veraneio... quando a cidade inteira se tocar disso talvez as coisas melhorem... não adianta falar mal do governo municipal enquanto o comércio explora os veranistas ... casas para alugar então nem se fala , querem ganhar em um mês salário do ano inteiro !!! não temos artesanato próprio , nem gastronomia !!! é a nossa cultura de são chico , não podemos colocar a culpa nos outros...

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo,
    Assim como você, sou francisquense e apaixonada por minha querida "São Chico".

    Contei esta lenda por acreditar que o Marinebus seria uma alternativa de transporte mais rápida, segura e prazerosa para as dezenas de pessoas que precisam fazer o trajeto SFS-JLLE-SFS todos os dias, inclusive eu. Para falar dos turistas/veranistas precisaríamos de outro capítulo.

    Quanto aos nossos artesãos, sugiro que você entre no Blog http://artesanatosfs.blogspot.com.br/ e conheça um pouco do trabalho desta turma. Eles têm até parceria com o Projeto Toninhas, legal né?
    Já da nossa gastronomia... não troco salmão por uma boa cambira, uma gorda tainha recheada, um ensopado delícia de berbigão e um prato de pirão com linguiça!!!
    Abraço amigo!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem