quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Crise! Qual crise?


POR VALDETE DAUFEMBACK NIEHUES


Depois de um ano intenso de trabalho, de estudo, de tentativa de compreensão das inconveniências ideológicas manifestadas nas redes sociais, eu só queria passar o fim de ano em um lugar calmo, sem a agitação da “ditadura” da contagem regressiva do tempo que, simbolicamente, se enterra o passado e faz nascer o futuro desejoso de uma vida fortuita, de paz, amor, saúde e dinheiro.

Assim, fui para a minha terra natal, no sítio onde à noite costuma-se ouvir os sons da natureza, a harmonia do canto dos pássaros ao amanhecer, o estilo da vida rural no dia seguinte. Enfim, o “direito à preguiça” estava garantido, tudo ao seu tempo.

Mas no segundo dia do ano a ficha caiu ao tentar visitar parentes e amigos residentes em centros urbanos de municípios nos arredores, pois as cidadezinhas estavam desertas, as casas de comércio fechadas, as residências trancadas, ninguém nas ruas. Para onde foi todo mundo? Percebi que a situação daquelas pequenas cidades não diferia muito de Joinville, onde nas férias de fim de ano até restaurantes e panificadoras se mudam para as praias. 


No terceiro dia, hora de voltar para Joinville. Durante o trajeto, que levou doze horas para percorrer trezentos e cinquenta quilômetros, além da paciência e do cansaço, fiquei observando a quantidade de carros com placas de todas as partes do Brasil que entravam e que saiam das cidades litorâneas, certamente de turistas ou veranistas em férias. Pensei: ‘Essa movimentação toda deve ser o reflexo da crise anunciada no ano passado desde as primeiras manifestações da eleição presidencial. Imagina se não houvesse crise’.


A história tem registrado que diante de uma crise econômica o lazer é o primeiro atributo a sair da lista do consumo dos trabalhadores. Será que a população brasileira mudou seu estilo de vida? Ou a mídia, aliada a interesses interesseiros de alguns políticos alardeou uma crise com propósitos específicos?


A considerar o cenário internacional, não estou afirmando que o Brasil está livre de uma crise econômica. Porém, a crise anunciada, para tristeza de muita gente que torcia por um desastre na economia para desestruturar a política “esquerdista”, ainda está na lista de espera do tempo. Ora, as crises econômicas são necessárias porque possibilitam o surgimento de novos mercados, dizem os capitalistas. Sem elas o capital não se renovaria e entraria no processo entrópico. Além do mais, a crise força os trabalhadores a se atualizarem profissionalmente e assumirem o ônus das mudanças tecnológicas. 


Quanto ao próximo verão, para resolver o aborrecimento tumultuado do trânsito, quem sabe pensemos em um meio de transporte alternativo, barco, helicóptero, ou jatinho, talvez. 

Alguma dica de como construir aeroporto no sítio?  


21 comentários:

  1. Aeroporto no sítio é fácil:
    Pergunta pro Aócio Never.

    ResponderExcluir
  2. Sim, você acha que a crise é medida pelas excursões veranistas (ou a diminuição delas)?

    Acha que só porque o país vive numa crise sem precedentes com inflação beirando os 70% os venezuelanos, por exemplo, vão deixar de veranear, ainda mais com problemas de abastecimento elétrico e as restrições de uso de ar-condicionado?

    Desculpe a indelicadeza, mas quantos anos você tem?

    A crise ainda não chegou, estamos apenas no começo do ano, mas as demissões em massa e a diminuição da contratação de vagas temporárias num período ativo preconizam o que virá pela frente.

    Se tem um lado bom nas crises dos países esquerdistas latino-americanos, é o fato das máscaras dos seus líderes caírem. Os irmãos Castro já apontaram a direção para Washington (abandonando o “líder supremo” venezuelano e o coqueiro boliviano), México, Colômbia, Peru e Chile aderiram sabiamente ao liberalismo e voltaram-se para a Ásia, Buenos Aires abandonou Brasília (e os acordos do Mercosul) para comércios bilaterais com Pequim. Sobrou para a “senhorinha de vermelho” deixar seu ego de lado e voltar a ter relações com os bondosos e compreensivos yankes.

    Antônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez apareceu por aqui o Antônio "mente brilhante", que afirma serem os yankees "bondosos e compreensivos". Vc deve ser mto ingênuo (ou parcial) para chamá-los de bondosos..

      Pergunte, por exemplo, às famílias das milhares de vítimas fatais (mulheres, crianças, idosos inocentes) que tiveram suas casas bombardeadas durante a invasão do Iraque em 2003, e verás se eles têm opinião parecida com a sua.. Um país que foi invadido pelos USA com mentiras como pretexto (weapons of mass destruction e ligação com Bin Laden); mentiras essas que eram de conhecimento da cúpula do governo americano (pessoas "bondosas" como W. Bush, Dick Cheney, Donald Rumsfeld e cia.), que só queria invadir pra controlar os poços de petróleo iraquianos e pagar bilhões às empresas anglo-americanas que foram contratadas para reconstruir a infra-estrutura iraquiana; infra-estrutura essa destruída pelos bombardeios americanos.

      O nome da operação do exército americano ao bombardear Bagdá chamava-se "shock n' awe": isso mesmo, "choque e destruição"... como são "bondosos e compreensivos" esses yankees..

      E o "mente brilhante" ainda perguntou a idade para a autora do texto, querendo insinuar que ela é imatura.. Só um pré-adolescente muito imaturo para afirmar que os yankkes são "bondosos"..

      Excluir
    2. Agradeça esses caras que você tanto detesta, se não fossem eles hoje provavelmente você estaria num campo de concentração, como muitos existentes em Cuba e na Coréia do Norte.

      Antônio

      Excluir
    3. Em Cuba um dos "campos de concentração" atende pelo nome de Guantanamo..

      Eu citei fatos, já vc cita teorias "brilhantes" como: "se não fossem eles (os yankees) hoje provavelmente você (cidadãos pró-democracia) estaria num campo de concentração, como muitos existentes em Cuba e na Coréia do Norte.

      Cite fatos que corroborem suas "brilhantes" teorias; e não apenas "achismos"...

      Na sua "sábia" análise da história, a ditadura militar no Brasil foi "necessária". Faça direito suas pesquisas e verás que necessária era a manutenção da democracia e a Reforma Agrária proposta pelo governo Goulart e apoiada pela maioria da população (inclusive segundo pesquisa Ibope da época). Regime militar esse que tentou colocar bombas no Rio Centro durante evento comemorativo ao Dia do Trabalho, em maio de 1981, o que causaria a morte de dezenas ou centenas de civis inocentes; apenas para colocar a culpa nos movimentos de esquerda e tentar assim fortalecer o regime, que estava em decadência.. Felizmente a bomba explodiu no colo do agente militar terrorista, matando-o, dentro do carro deles, no estacionamento do Rio Centro. E nenhum civil inocente morreu.

      Sem mencionar as outras 46 ocasiões onde há indícios de que as bombas foram plantadas por agentes do regime militar, no intuito de causar caos e culpar movimentos de esquerda. Bombas essas direcionadas contra alvos civis, como uma das sedes regionais da OAB no Sudeste.

      Não Antonio, nenhuma ditadura era necessária no Brasil. Não havia porta-aviões russo no litoral brasileiro em abril de 1964, somente um porta-aviões norte americano para dar apoio aos golpistas, caso precisassem. Os EUA não queriam ver reformas que trouxessem prosperidade ao Brasil.. eles não queriam concorrência. Por isso conspiraram pra dar o golpe e deixar tudo como estava... pois assim estava bom pra eles, e tbém para os latifundiários e seus amigos, que tampouco queriam mudanças.

      Se a reforma agrária tivesse sido feita no Brasil durante a década de 60, provavelmente seríamos hoje um país ainda mais próspero e justo, com menos desigualdade de renda e todas as outras características de países ricos (mesmo porque USA, países da Europa Ocidental e Japão fizeram reforma agrária há décadas). Já ouviu falar de latifúndios no Japão?! Na Espanha ou Suíça? Talvez na Alemanha ou Holanda? Já no Brasil..

      E eu não "odeio" (como vc escreveu) nenhum outro povo. Porém críticas cabem à assassinos (q infelizmente nunca serão julgados pelo TPI em Haia) como Bush, Cheney e cia., além de Blair tbem. Críticas cabem à política externa norte-americana e inglesa, que conspira até invadir países em guerras ilegais, baseadas em mentiras; e matam mulheres, crianças e idosos para controlar poços de petróleo e beneficiar empresas anglo-americanas que fizeram a "reconstrução" da infra-estrutura iraquiana, recebendo bilhões de US$.

      Pra finalizar seria interessante vc escrever claramente que acha que, se não fossem os norte-americanos, muitos brasileiros estariam hoje em campos de concentração (teoria essa q vc expôs no seu comentário).

      Tens capacidade de esclarecer essa sua "brilhante" teoria? Mas, por favor, meu caro, sem achismos.. será mais inteligente da sua parte se citar FATOS.

      Excluir
    4. Sem achismos, bastante claro e direto:

      Tu és a favor da liberdade, ok? Provavelmente nas década de repressão militar estaria nas ruas lutando pela democracia, tal qual lutaria hoje. Porém, essas pessoas que tu chamas de heróis, cuja secretarias do governo federal querem mudar a história no tapetão com a Comissão da "Verdade", tratando-as como libertárias da ditadura militar, eram comunistas simpáticos ao regime instalado em Cuba, e que almejavam o mesmo modelo para o Brasil. Veja a biografia de Fernando Gabeira, que lutou com Dilma.

      Alguém aqui conhece Cuba?

      Eu conheço. Já ouviu falar nos "paredóns" cubanos? Você não vê nenhum deles em Havana ou em qualquer praia paradisíaca exclusiva para estrangeiros. Se puder viajar a Cuba (todo esquerdista deveria ir àquele país, tal qual os mulçulmanos fazem a Meca!) e usar todo conhecimento que tu tens dos livros de história, além do "senso de humanidade" que é ex-clu-si-vi-da-de desta ideologia, e conversar com cubanos do interior ou com aqueles que trabalham na manutenção dos jardins nos resorts, saberá o qual bom é viver numa ditadura comunista. Pergunte a eles sobre os paredóns e sobre os campos de concentração, com pouca sorte encontrará alguém com algúm ente que passou por aquilo.

      Se não fossem os yankes se envolverem nos governos latino-americanos, hoje metade deles estaria parecido com um governo comunista, tal qual Cuba é hoje, e você, democrata a favor da liberdade, estaria na melhor das hipóreses, exilado.

      Pronto, citei fatos que embasam minha teoria.

      Antônio.

      Excluir
    5. Caro Antônio,

      em nenhum momento chamei alguém de herói. Em nenhum momento defendi a ditadura cubana ou qualquer outra ditadura, diferentemente de você, que tem, entre outras, a "brilhante teoria" de que a ditadura era necessária no Brasil e em outros países das América Latina..

      Vc escreveu que a Comissão da Verdade é "tapetão"? Sério?! Não achas que é positivo investigar prisões políticas arbitrárias, torturas, "desaparecimentos" e assassinatos de civis na mão do estado? Vários agentes da ditadura foram chamados para dar seu testemunho e, o resultado; sinistro. Alguns dos ex-agentes da ditadura riam (um riso cínico!) qdo eram confrontados com seus atos bárbaros de tortura e assassinatos. Nem ao menos negavam q tinham cometido tais atos.. Outros assumiram, em parte, seus crimes, mas se disseram muito orgulhosos por cumprirem ordens. Sim! Orgulhosos!

      Na Argentina, Uruguai e creio que tbém no Chile há vários militares agentes da época da ditadura que foram julgados e estão presos por seus crimes em série. Aqui no Brasil tenta-se investigar os fatos, mas os militares e os lambe-botas do militares são contra.. E ainda dizem que deveria chamar-se "Comissão da Mentira", pois supostamente os agentes dos movimentos armados de esquerda não estão sendo julgados. Os que são contra a Comissão da Verdade esquecem-se (ou querem esquecer) que os agentes dos movimentos armados de esquerda já foram julgados nos porões da ditadura, sendo torturados, assassinados. Outros até tiveram a sorte de ser levados à um julgamento formal, como a atual Presidente da República. Infelizmente milhares de outros foram simplesmente assassinados, não sem antes serem torturados por covardes.

      Por que os militares não levaram a julgamento os milhares de presos torturados e assassinados na época da ditadura? Sem acesso a advogados nem à justiça formal..

      Paredón em Cuba? Isso todo mundo sabe desde criança.. e vc achando que tava revelando uma novidade.. Por acaso em algum momento eu escrevi ou sugeri que seria bom morar em país comunista? Ou mesmo sugeri que o comunismo é melhor q o capitalismo??

      Ser crítico qto à ditaduras, de direita, assassinas e à política externa anglo-americana não torna ninguém um comunista, como vc quer crer..

      "...eram comunistas simpáticos ao regime instalado em Cuba, e que almejavam o mesmo modelo para o Brasil." O engraçado é que eles não tentaram dar nenhum golpe de estado contra o governo Goulart, que havia sido eleito democraticamente. Quem deu o golpe, de fato, foi...? Ah, claro, aqueles que VOCÊ chama de heróis!

      Ainda sem fatos que corroborem suas teorias..

      Ditadura nunca mais!

      Excluir
    6. Sou abertamente a favor de investigações sobre tortura e desaparecimento de pessoas, pois acredito que vários inocentes foram mortos pelos militares. Agora, usar uma comissão da “verdade” conduzida pela secretaria do governo (que só apresentou um lado da moeda) para hastear supostos heróis que hoje servem ao PT e que foram presos no mensalão, é um absurdo.

      Ao constatar a atual situação de Cuba e o encaminhamento político que percorre a Venezuela, agradeço aos militares brasileiros (e aos EUA) por manterem sua política e abrirem país para a democracia, fato último que infelizmente foi adiado por conta da insurgência de militantes comunistas, dos quais Dilma Rousseff fazia parte.

      Se governo militar foi um cancro que se manteve por décadas, os governos de esquerda que conduzem o país desde então não são diferentes, basta olhar ao redor.

      Antônio

      Excluir
  3. Ah, Valdete! Chuva ácida de pegou. Da próxima vez, entregue-se a contagem regressiva também. É pra isso que existe o cartão de crédito, pra gente se endividar no fim de ano e passar o resto do ano pra pagar para, no próximo fim de ano...crise, qual crise?

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. O correto é Petrobras, sem acento.

      Excluir
    2. Anônimo15 de janeiro de 2015 17:30
      não tem mas deveria. chamem o aldo rebelo!!

      José Baço16 de janeiro de 2015 08:40
      Ei, Aldo Rebelo, podes dar um saltinho aqui?

      Excluir
  5. Sou obrigado a discordar de vc.
    Sabe quando um tsumani se aproxima e o mar fuca super calmo?
    Estamos vivendo este período. Se havia tantas pessoas " desocupadas" neste período, é porque a grande parte das indústrias deu coletivas de três semanas ou mais para seus funcionários, pois os estoques estão cheios e para evitar demissões e afins, colocaram o povo na rua.
    O povo como não lê e não se informa, foi torrar seu décimo terceiro na praia ao invés de poupar para tempos austeros.
    Andy

    ResponderExcluir
  6. Crise ?

    Só se for na oposição sem projeto/proposta/rumo e sua mídia de negócios cuja única esperança é torcer contra o país ( vide a copa do mundo ) na esperança de terem algum sucesso. Pobres diabos.

    ResponderExcluir
  7. Valdete, minha amiga! Estás desatualizada em matéria de economia, hein?? O povão está gastando o que economizaram até dezembro/2012... rsr!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "povão" a que vc refere-se não está gastando o que economizou até dez/2012. Está, na verdade, gastando o salário ou o lucro de suas micro-empresas dos últimos meses.

      O desemprego aqui está com a mesma taxa dos EUA. Se vc acha q o Brasil está em crise, pesquise como está o desemprego e outros índices econômicos na Espanha, Portugal, Itália, Irlanda, Grécia.. Veja o crescimento do PIB na Alemanha e no Japão. Os imóveis na periferia de São Paulo (Sapopema e outros bairros), têm o metro quadrado mais valorizado que em condomínios nas áreas nobres de Orlando, Flórida.

      Essa é a crise que o Brasil vive: em meados de 2008 ultrapassou o tamanho da economia não só da Inglaterra, mas tbém do Reino Unido, e encostou na França, que é simplesmente a quinta maior economia do mundo. Hj, com a alta do dólar, embora voltamos a ser a sétima economia mundial, estamos muito próximos da sexta e da quinta (UK e França respectivamente).

      Segundo organismos internacionais, o Brasil foi o país do G20 que mais conseguiu diminuir a desigualdade de renda nos últimos dez anos.

      Você pode tbém ler o texto de Ricardo Semler, respeitado empresário, escritor e tucano de carteirinha, texto esse intitulado "Nunca se roubou tão pouco", publicado na Folha de São Paulo em 21/11/2014; e vc encontrará dados, sobre corrupção no Brasil, pesquisados por organismos internacionais reconhecidos.
      http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2014/11/1551226-ricardo-semler-nunca-se-roubou-tao-pouco.shtml

      Excluir
    2. Anônimo 18:55, seguinte:

      A populaçao brasileira é basicamente dividida em três partes iguais:

      1- as que trabalham pagando impostos e mantendo a previdência;
      2- as que não mais trabalham e recebem da precidência, e;
      3- as "nem-nem" (não sou eu quem as chama assim, segundo economistas, é um fenômeno recentíssimo no Brasil), nem trabalha e nem estuda.

      A baixa procura por empregos no Brasil deve-se a esse terceiro grupo de pessoas. Em outras palavras, enquanto houverem os "nem-nem" os números do desemprego ficarão como estão e Dilma continuará bem na fita. Simples assim.

      (Acho que vocês deveriam deixar os livros de história um pouco de lado e partirem também para leituras sobre atualidades)


      Excluir
  8. Quantos anônimos. Lamentável.

    ResponderExcluir
  9. Quantos anônimos. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Gladis,

      anônimos ou não, as idéias estão aqui expressas. Já vc não fez nenhum comentário sobre o texto, sobre fatos, história ou perspectivas.. apenas um julgamento de valor sobre outras pessoas. Melhor seria se vc debatesse as idéias.

      Excluir
  10. Ah, agora, segundo preceitos capitalistas, crise é algo bom para a economia?

    Vocês, esquerdistas, não se cansam de surpreender.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem