terça-feira, 11 de novembro de 2014

A Venezuela, sempre ela...

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Venezuela. Opa! Muitos nem se darão ao trabalho de ler o texto: vão direto para os comentários dizer que sou petralha, comuna, esquerdopata e outros elogios. Tenho evitado escrever sobre o país, mas apenas porque não tenho conhecimentos suficientes. Nunca estive lá, raramente leio os jornais locais e apenas esporadicamente dou uma olhada na VTV – televisão estatal venezuelana. Portanto, o silêncio é de ouro.

Mas a questão venezuelana tem um  lado patético. Sempre que alguém quer desqualificar o interlocutor usa o argumento do “bolivariano”. É como se a palavra tivesse poderes mágicos e, quando pronunciada, libertasse uma “verdade” inquestionável. É o mito preferido dos reaças e traz uma ironia: os caras vivem no Brasil e não entendem o próprio país, mas acham que sabem tudo sobre a Venezuela. O nome disso é iliteracia.

Hoje vou meter o meu bedelho porque a coisa chegou aqui deste lado do Atlântico. Os reaças têm feito circular, nas redes sociais, um vídeo da Rádio e Televisão Portuguesa – Madeira segundo o qual o governo venezuelano pretenderia impedir as pessoas de sair do país. Ah... o oráculo da reportagem diz: “Governo venezuelano proibiu a emissão de bilhetes de avião para fora do país”. Parece simples, mas não é (nunca é).

Ora, ninguém discute que a Venezuela está em cirse. Mas é provável que as pessoas não tenham entendido a reportagem, uma vez que o sotaque madeirense é difícil até para os continentais. E ninguém se deu ao trabalho de se informar (estranho se fosse o contrário, né?). Afinal, quem está a causar problemas são os capitalistas, em especial os capitalistas que abusam do capitalismo.

O fato é que há agentes de viagens e operadores turísticos a ganhar dinheiro com a especulação. Quem compra uma passagem tem direito a comprar US$ 3 mil pela cotação oficial do governo. O que acontece? Ora, essas empresas compram passagens e adquirem os dólares, sem que ninguém viaje. E os dólares comprados retornam para o mercado paralelo valendo até sete vezes mais.

É um negócio rentável. Os caras perdem o dinheiro das passagens, mas ainda saem no lucro. O resultado é que os aviões estão sempre “cheios” de passageiros que não viajam, há menos vagas e os preços acabam inflacionados. E mais. Com o dólar oficial, os estrangeiros de países como Colômbia, Equador ou Peru aproveitam para vender os seus dólares no mercado paralelo e comprar as passagens em bolívares. Sai muito mais barato.

As autoridades estimam que 30% dos bilhetes vendidos sejam comprados por estrangeiros, o que acaba provocando uma falta de passagens. Aliás, o oráculo da matéria da RTP-Madeira (que não é muito esclarecedora, digamos), pode dar a entender uma coisa, mas na verdade a reportagem diz que o governo proibiu a emissão de bilhetes com um ano de antecedência.

O fato é que as pessoas nem se deram ao trabalho de ver a matéria, que é imprecisa, e fica fácil distorcer a notícia. É só reduzir a questão ao que se lê no oráculo (na foto) e partilhar o vídeo. É uma mensagem errada? É. Mas o que importa? É assim que o pessoal do ódio prefere. Ah... e não estou a defender a Venezuela e nem o seu governo. É apenas uma tentativa de esclarecer a distorção. Sei que não adianta, mas vou tentando. 


P.S.: Para finalizar, um aviso. Se algum leitor pretende comentar o texto com aquele palavrório manjado dos reaças, pode esquecer. Não perca o seu tempo porque não vou aprovar.

13 comentários:

  1. Não conhece a Venezuela? Eu conheço! Convido-o a ir para lá e tirar tuas próprias conclusões, mas não vá apenas a Caracas e lembre-se que Venezuela não é só Caribe, vá para o interior conhecer a realidade da população venezuelana. Depois volte e escreva teu depoimento embasado com a visão mais parcial possível, pois terei o prazer de contestá-lo.

    Em tempo lembro de um conhecido meu, entusiasta do comunismo e fã incondicional de Fidel Castro, voltou de uma viagem a Cuba dizendo maravilhas dos resorts de Varadero, destacando o suposto alto nível escolar cubano ao comentar que lá "todos falam inglês”.

    ResponderExcluir
  2. O PRIMEIRO. Opa! Muitos nem se darão ao trabalho de ler o texto: vão direto para os comentários dizer que sou petralha, comuna, esquerdopata e outros elogios.

    ResponderExcluir
  3. Não coloque a culpa nos "capitalistas que abusam do capitalismo". Isto nada tem de abuso. É relação entre oferta e demanda. É um problema gerado pelo governo, que mantém um câmbio artificialmente baixo, por decreto, sem que haja no mercado quantidade suficiente de moeda para justificar este valor. E as pessoas buscam se proteger no dólar. Na Argentina estava acontecendo algo semelhante.

    E a propósito, se for do seu desejo não ser rotulado pelas suas ideias e convicções, procure também não rotular outras pessoas pelas suas.

    No mais, concordo com você. Ficar espalhando manchetes sem entender toda a história, ainda mais uma história imprecisa como você diz, é no mínimo falta de bom senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, não sou eu. Foi o capitalista George Soros a dizer que o problema do capitalismo são os capitalistas que abusam do capitalismo. Ele deve saber do que fala...

      Excluir
    2. Em em que contexto o Soros falou isso? Acredito que ele estava se referindo a algo de abrangência muito maior que a Venezuela, e não especificamente sobre este assunto do nosso vizinho.

      Excluir
  4. Mudando um pouco de assunto... Mas que problemão, hein? A Dilma está agindo da forma pela qual criticou o opositor e seu ministro da fazenda, caso vencessem a eleição. Fico feliz pelo PT lançar mão de seu projeto de governo (embora não apresentasse um) e, mais uma vez, ter o bom-senso de copiar o PSDB ao ajeitar as contas e adotar medidas antipopulares, mas assertivas para todos. Desta forma a Venezuela e o bolivarianismo vão ficando cada vez mais distante. Parabéns, Dilma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudando um pouco de assunto... Achas que um jacaré com diarreia na Austrália pode provocar uma tempestade em Bornéo?

      Excluir
  5. "Estado Unidos. Opa! Muitos nem se darão ao trabalho de ler o texto: vão direto para os comentários dizer que sou reaça, burguês, coxinha e outros elogios. Tenho evitado escrever sobre o país, mas apenas porque não tenho conhecimentos suficientes. Nunca estive lá, raramente leio os jornais locais e apenas esporadicamente dou uma olhada na CBS – televisão privada americana. Portanto, o silêncio é de ouro."

    Mudamos o contexto e o discurso é o mesmo !

    Essa simplificação, essa análise rasa que é tão contestada pelos articulistas do Chuva Ácida é envelopada com o selo vermelho e entregue para nós !

    Ambos se merecem !

    ResponderExcluir
  6. Quem não percebe que que esta tudo errado nesses países com seus ideais miseráveis. Não vejo esse sistemo sendo copiado. Eu vejo ele sendo colocado a força e a base de mentiras. Baço deveria morar num pais com sistema desse e ser o melhor trabalhador braçal bom com enxada, assim como é de boca. Vago e sem futuro. Campanha Baço na Venezuela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O SEGUNDO. Opa! Muitos nem se darão ao trabalho de ler o texto: vão direto para os comentários dizer que sou petralha, comuna, esquerdopata e outros elogios.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem