sexta-feira, 16 de maio de 2014

TV Revolta, rede de ódio e a alternativa

POR FELIPE SILVEIRA

A modinha da semana é a tal TV Revolta. Uma porcaria de página no Facebook que publica montagens com teor de direita e principalmente antipetista, além de algumas mensagens de auto-ajuda e outras supostamente engraçadas. É apenas mais uma neste mar de lixo, na rede de ódio que cria a cada dia um novo ponto distribuidor.

O sucesso, imagino, se deve ao modo meio disfarçado de ser de direita e à simplicidade das publicações, que não exigem reflexão alguma dos leitores. Também é diferente de páginas assumidamente fascistas, que exigem dos leitores que assumam preconceitos e o gosto pela violência.

Mas a TV Revolta não é o problema. Como já disse, ela é só mais um nó na rede de ódio que cresce a cada dia, pois odiar é fácil e fomos criados em um sistema que o estimula. O problema é que não conseguimos propor uma alternativa a isso.

O que podemos fazer para mudar os rumos dessa discussão? Investir maciçamente e promover o acesso de todos à educação? Criar vínculos e ações comunitárias que envolvam as pessoas de maneira que elas sejam protagonistas na sociedade? Ir em massas às ruas? Criar e exigir uma imprensa alternativa e transformadora? Criar e cobrar leis que promovam a emancipação e garantam direitos à sociedade?

Parece-me que tudo isso é extremamente importante, mas também muito lento. Enquanto isso a TV Revolta chega a milhões de pessoas, assim como as igrejas, certos radialistas locais, o Cidade Alerta, o Jornal Nacional...

O cenário é tão desolador quanto o sistema de abastecimento de água de São Paulo, mas, assim como a chuva pode cair a qualquer momento, uma ideia nova pode aparecer. E, se não aparecer, sigamos em frente, construindo nossos laços, nossa rede.

12 comentários:

  1. É bom você reverem os conceitos das palavras: “ódio”, “indignação” e “revolta”.

    ResponderExcluir
  2. Não muito diferente dos outros da esquerda mentirosa e corrupta q tomou conta das midias tbm...só entram nessas incautos...e participantes das benesses do poder...

    ResponderExcluir
  3. Concordo, e eu sou favorável ao marco civil dos meios de comunicação para construirmos a democratização da comunicação no país. Uma imprensa alternativa e transformadora só é possível quebrando esse sistema perverso. Precisamos avançar nesses temas.

    Prof. Walesca

    ResponderExcluir
  4. Sou contra a mentira! Mas sou totalmente a favor de uma boa verdade contada q nos faça ate rir da desgraça, o governo atual é um prato cheio, fornece tanto conteúdo diário. Agora revolta é triste. tem que ver quem esta financiando os "idiotas uteis".

    ResponderExcluir
  5. Quero que tudo se lasque. Esses discursos de esquerda e direita não faz sentido. Viva o caos!

    ResponderExcluir
  6. Vi hoje um vídeo com o sociopata que publica a tv revolta, e é mais um "chateado" com discurso vazio politico recheado de ódio e porrada. A cada 5 palavras, 4 são palavrões contra o governo e contra tudo. Propostas zero. Dados e fontes não existem. O que existe é só uma conclamação às armas, à violência sob o lema de que tudo está um caos.
    Ou seja um sujeito perturbado, com muita má fé e incrivelmente medíocre nas suas argumentações. E pensar que uma criatura destas mobiliza milhares ou milhões de compartilhamentos nas redes, um exército de bestas movidas sim pelo ódio e preconceito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, ao menos eles não ameaçaram diretamente nenhum ministro do supremo, como fazem os "cumpanheiros" petistas contra Joaquim Barbosa.

      http://www.brasilpost.com.br/2014/05/10/ameacas-joaquim-barbosa-facebook_n_5301793.html

      Excluir
    2. Anônimo 08:31, eles podem ameaçar porque são petistas, portanto balizados e politizados. Qualquer comentário contrário ao governo que não partir de um petista ou esquerdista será considerado "discurso de ódio".

      Excluir
  7. o caso é que nem direita e esquerda
    nem la ou ca.......
    Enquanto isso o pessoal acha que o ponto de vista crítico é curtir nas redes o que um grupo de pessoas escreveu e ilustrado por imagens apelativas da realidade.
    Dar uma curtida talvez seja um meio de tornar o ser cidadão ser passivo..

    ResponderExcluir
  8. direita ou esquerda
    talvez nem existam na terra brasilis
    aguardar o lado que o vento sopra
    talvez seja essa a estragegia
    E banalizar eventos e coisa e tal
    O povo dando a curtida e pronto...
    Senso crítico
    Leitor autor
    Protagonistas da história
    Hummmmm ta difícil!!!

    ResponderExcluir
  9. Este texto pediu para ser ruim e entrou na fila duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...que há de ruim?!
      Por favor me ajude a melhorar a escrita.
      Opinei sobre a passividade do teclado...será que você entendeu?!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem