sábado, 3 de maio de 2014

Sobre a Comissão Municipal da Verdade e o Dia dos Trabalhadores


POR FELIPE SILVEIRA

É bem provável que ainda neste ano seja criada a Comissão Municipal da Verdade em Joinville. Uma vitória dos movimentos sociais, que fizeram a proposta no evento de comemoração dos 35 anos do Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Bráz (CDH), do qual participou o coordenador da Comissão Estadual da Verdade. Escrevi sobre isso há cerca de um mês.

A comissão municipal está próxima porque, de fato, os vereadores Adilson Mariano e Rodrigo Fachini levaram a proposta a sério e, na quarta-feira (29), foi realizada uma reunião para debater a formação da futura comissão. Trata-se de um passo fundamental de resgate da memória – muitas vezes apagada de propósito - e conscientização sobre quem somos enquanto comunidade. Afinal, somos resultado do passado.

Sobre o resgate da memória, um exemplo bem claro e praticamente extremo foi dado pela professora e pesquisadora Iara Andrade Costa, chefe do Departamento de História da Univille. Presente na reunião sobre a comissão municipal, ela contou que vários jornais do ano de 1964 simplesmente desapareceram do Arquivo Histórico Municipal. Um apagamento escancarado da memória, promovido por aqueles que tem muito do que se envergonhar, certamente.

De fato, muitos não querem que se saiba sobre o passado recente. Muitos dos beneficiados ainda gozam os privilégios dos anos de chumbo. Aqueles anos em que “poucos” enriqueceram ao lado do governo militar, enquanto o povo explorado migrava do interior do Paraná e de Santa Catarina para cidades como Joinville, onde abundava emprego no chão de fábrica para quem “se comportasse direitinho”. Também escrevi sobre a coisa grotesca que é o “milagre econômico” aqui.

E quem lucrou continua a lucrar com o silêncio do povo que, na marra, aprendeu a ficar calado e assim se acostumou. Em Joinville, como em muitos outros lugares, tentam roubar o Dia dos Trabalhadores e colocar no lugar o “dia do trabalho”, esse troço tão glorificado por aqui. Não é à toa que as emissoras de televisão promovem grandes festas para comemorar o TRABALHO.

Ignora-se, assim, a origem do dia dos trabalhadores e a lutas dos mesmos por direitos básicos, assim como são ignoradas as lutas históricas e atuais da classe trabalhadora. O mundo, porém, pega fogo. Em todo o mundo os trabalhadores e oprimidos estão nas ruas, enfrentando tudo e todos. As “primaveras” ao redor do mundo, os occupy, as jornadas de junho, os garis do RJ...

Até dá pra entender quem faz de tudo para apagar a memória.
Além da vergonha, o medo...

Um comentário:

  1. Mais dinheiro jogado na lata do lixo. A esquerda acredita que os recursos são infindáveis.Comissão custa caro, meu caro. Esse país precisa gerir atenuando primeiramente as prioridades, ou seja, atenuar problemas muito mais sérios do que ficar brincando de detetive.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem