quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Preparada para aceitar


POR FERNANDA M. POMPERMAIER

Eu não vou fazer denúncias, apelos, apontamentos ou acusações.
Não vou falar de estatísticas, fatos, notícias, rolezinhos ou as desgraças e mazelas do dia-a-dia no Brasil. 

Eu cansei da revolta. 
Me desliguei das notícias aproximadamente um mês antes de viajar ao Brasil e passei os últimos 30 dias (até o último domingo) apenas curtindo o que nossa cidade e região tem de bom. 
Férias de verdade. Curti muito. Adorei o calor, os pães, as cucas, o chopp gelado, o escondidinho e a cachaça. Fui de olho fechado para o trânsito, alagamento, a situação dos aeroportos... enfim, fui preparada para aceitar. 

É preciso apenas aceitar as gigantescas diferenças culturais entre os países, senão qualquer viagem perde a graça. Conheço muitos suecos que passam férias em países com realidades complicadas como o Egito, o Vetnã ou a Tailândia, e voltam falando maravilhas. Tem que focar no positivo e foi isso que eu fiz. 

Também não sei até que ponto ficar aqui discutindo os problemas auxilia a encontrar soluções. A caixa de comentários do blog mostra que a maioria que lê os posts já está com a opinião formada e só comenta ou para concordar ou meter o pau. Alguém muda de opinião? Não sei, acho que não. Quem está tendencioso para este ou aquele lado, vai atrás de informações e decide por si mesmo. Quem não quer se informar, fica no senso comum e não será a minha opinião que fará alguma diferença. 







4 comentários:

  1. Certíssima. Na situação como está não há mais nada a fazer do que aceitar. Sorte que você não precisou usar o serviço de saúde pública no Brasil, mas no ano que vem esperaremos você de braços abertos nos moderníssimos estádios da Copa.

    Tati :-)

    ResponderExcluir
  2. Esse ano tem eleição, Fernanda. Podes votar aí na Suécia e continuar a aceitação.

    ResponderExcluir
  3. Único post que presta publicado neste site em sua história.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem