sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Um anônimo me convenceu de que sou negro

POR FELIPE SILVEIRA

Aprovei, ontem, meio a contragosto, um comentário anônimo que dizia que todos os negros são hipócritas, inclusive eu, Felipe Silveira. Isso me fez repensar a posição sobre defender o anonimato. A discussão dentro do Chuva Ácida é boa sobre o assunto, e eu sempre fui a favor dos anônimos, apesar de ser um dos que mais se incomoda com eles.

Entendo que o anonimato tem um papel importante na história e que serve muito mais para proteger a identidade de quem tem alguma crítica importante a fazer, sobre qualquer coisa. Mas, como disse o Maikon K, aqui no Chuva Ácida o anonimato perdeu esse sentido, se é que algum dia teve. Aqui ele serve para deixar que gente escrota publique escrotidão, como a que eu citei no início do texto.

Evidentemente que eu apagaria esse comentário numa situação normal, mas o publiquei, a contragosto, para fazer com vocês essa reflexão. Eu gostaria, sinceramente, de saber como explicar para esse cara que ele é racista, pois ele jura de pé junto que não é, já que escreveu essa asneira para dizer que somos todos iguais. Para finalizar, ele pergunta por que todos os negros querem aparecer. Juro, ele perguntou isso.

E agora sou eu que pergunto: alguém teria coragem de escrever isso sem a proteção do anonimato? Sim, teriam. Mas seria um número bem menor a fazer desse jeito tão vergonhoso.

Mas certamente teriam. Se os caras têm coragem de entra na Justiça para impedir que seja aprovado um feriado para comemorar e refletir sobre o Dia da Consciência Negra, imaginem o que eles podem fazer nas caixinhas de comentários de blogs como o Chuva Ácida. Eu sei que é difícil acreditar, mas é verdade. DOZE, entidades empresariais e sindicais (das empresas, só pode) fizeram isso.

Eu sei que é chocante, mas eles foram covardes o suficiente para fazer isso. E eu não sei o que é mais feio, se é o racismo por detrás disso ou a desculpa do prejuízo de dez milhões num único dia. Sim, esses caras dizem que fizeram por causa de dinheiro. Acreditem se quiser.

Eu não vou discutir se já estava tudo armado pelo poder público, pois, pelo que observei de longe, eles fizeram a sua parte - aprovaram a lei. Sei que houve pressão popular, principalmente do movimento negro, para aprovar a lei na câmara, mas não vou entrar no mérito dessa discussão porque não a acompanhei. E também não vou discutir a decisão judicial. A história mostra a quantidade de injustiças que a Justiça já cometeu.

O que não faz sentido, pra mim, é aceitarmos tudo isso. Aceitar essa gente louca anônima e essa gente louca da Acij, CDL, Acomac e outros diabos.

Volto ao começo do texto para falar do anônimo que me chamou de negro e hipócrita, sendo que para ele todo negro é hipócrita. Não sou negro, como vocês podem observar na foto ali em cima, na qual estou verde. Sou descendente de brancos europeus com alguma mistura indígena. Talvez ele tenha dito isso porque fiz um texto em defesa do feriado no Dia da Consciência Negra, e ele não deve achar normal uma pessoa branca defender algo relativo ao povo negro, assim como deve achar que eu sou gay por defender a igualdade de direitos e o respeito às pessoas com orientação sexual diferente da hetero. Deve achar também que não sou joinvilensense por não ter preconceito contra paranaense ou nordestino. Deve achar que sou mulher também porque me declaro feminista.

Eu posso não ser nada disso de fato, mas nós somos tudo isso enquanto houver opressão. Temos a obrigação de ser tudo isso e de lutar contra aquilo que nos oprime. A violência do Estado, que some com milhares de Amarildos e mata a população negra e pobre das periferias como o jovem Douglas;  a violência de dentro de casa contra as mulheres, tanto pelas mãos quanto pelas palavras; a violência das ruas, com o espancamento e a humilhação de mendigos, de crianças, de gays, de mulheres e de negros; a violência do mercado de trabalho, na sua busca por homens brancos; a violência da entidade empresarial, que é racista e ainda usa o dinheiro como desculpa.

Nesse sentido, então, o anônimo tinha razão. Eu sou mesmo negro.

52 comentários:

  1. Idem Felipe. Neste sentido eu apoio você e declaro, eu também, ser Negro!

    Obs. Importante: Contínuo sendo contra qualquer tipo de feriado para comemorar qualquer coisa. A Parada Gay não é feriado e é um sucesso de mobilização e visibilidade.

    NelsonJoi@bol.com.br

    Pergunta fora de contexto:

    - Posso, eu, ser considerado um anônimo?

    ResponderExcluir
  2. Felipe, seu texto me lembrou a passagem do "Spartacus", do Kubrick, quando todos os rebelados declaram ser o seu líder, em parte para protegê-lo (ou seja, manter o anonimato), em parte por solidariedade.

    É este o seu caso, o meu e o do Nelson, bem como o de outros tantos que conseguem ver o mundo além do próprio umbigo e se esforçam por manifestar um mínimo de empatia e solidariedade, estes dois sentimentos tão politicamente corretos.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  3. E você coloca no mesmo saco os anônimos que escrevem frases supostamente racistas na caixa de texto de um blog com as entidades sérias e legítimas da sociedade que solicitam a exclusão de mais um feriado desnecessário em novembro? Francamente!

    E não, não é chocante, é de se esperar que entidades do comércio e indústria se oponham a mais um feriado, embora você insista em teimar que tem alguma coisa a ver com o fato do dia ser da consciência negra.

    Discordo do anônimo, você não consegue ser hipócrita, mas chega bem próximo de ser demagogo, mas antes tem de embasar melhor seus argumentos esquerdistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embasar melhor? Cara, você levou três textos e uma dúzia de explicações na caixa de comentários para entender (partindo do pressuposto que entendeu) o que estava sendo dito no episódio do vice-presidente da ABRH. Se embasar mais aí é que você surta de vez, coitado.

      Excluir
    2. De fato, não tem muito que embasar nos argumentos demagogos. São demagogos e ponto!

      Excluir
    3. Será que as tais entidades se oporiam se o feriado fosse para comemorar a chegada dos imigrantes, por exemplo? Se sentindo cada vez mais negro por aqui também.

      Excluir
    4. Ai, branco de "alma negra", tá cheio de daniela mercury aqui, eu mereço...

      Excluir
    5. É isso mesmo, Rubens.

      O contorcionismo verbal não disfarça o que, de fato, pensa a maioria esmagadora dos anônimos: o problema não são os alegados prejuízos à economia local - um prejuízo que será, a bem da verdade, dos empresários locais, e não deles - nem, tampouco, o fato de que teremos "mais um dia de folga" - sim, os homens de bem andam preocupados com o que fazemos de nosso tempo, mas não se queixam nem se opõem aos feriados religiosos, e que são, na verdade, feriados católicos -, ou ainda que um feriado não serve para que se desperte a consciência de quem quer que seja.

      O argumento central, a razão verdadeira dos que festejam a decisão do TJ-SC, é que eles não suportam a ideia de ver os negros homenageados com um dia só seu. A isso, preferem qualquer outra coisa, inclusive trabalhar.

      Excluir
    6. O que é isto Clovis? Você enlouqueceu...

      Excluir
    7. Rubens, tenho certeza que as mesmas entidades iriam se posicionar contra qualquer feriado, seja da consciência negra, seja da vinda de emigrantes. Uma coisa é dedicar um dia a consciência negra (que, inclusive, já é dedicado), outra é conceder mais um dia de folga num mês que já possui dois feriados nacionais (dias 2 e 15).

      Excluir
    8. * vinda de imigrantes

      Excluir
    9. Já existe um feriado que comemora a vinda de imigrantes. E ninguém o contesta.

      Excluir
    10. O feriado é de fundação da cidade! Não importa o que se fale desde que se fale?

      Excluir
  4. Excelente, Felipe. Lindíssimo texto e oportuna reflexão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Prejú de 10 milhões? O que significa essa quantia irrisória diante da conta impagável que temos com a raça negra??? Some-se os salários não pagos durante a escravidão e imagine quanto um bom advogado conseguiria por danos morais e teremos uma conta realmente impagável! A dignidade humana deve falar falar mais alto que o dinheiro, ou estaremos condenados a viver uma eterna idade media.Que cada um se imagine sendo um negro, lendo a nota do jornal sobre a procura das empresas por homens brancos, e se coloquem no lugar dos jogadores do Jec, interpelados pela policia por chegar de táxi num restaurante. Alguém já viu isso acontecer com um branco??? Nossa cidade continua inexplicavelmente racista no seculo 21!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se paga uma conta criando um feriado?

      By Anonimo.

      Excluir
    2. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe. raça não existe.

      Excluir
    3. Diga isso aos negros humilhados, ofendidos e agredidos diariamente. E, principalmente, tente convence os muitos brancos racistas que humilham, ofendem e agridem diariamente os negros. Tenho certeza que se você repetir, principalmente para os segundos, que "raça não existe", como você fez aqui, está resolvido o problema.

      Excluir
    4. Quero ver convencer meu cachorro que ele não é um poodle

      Excluir
    5. É o que estou fazendo. Já parou para pensar que o discurso de vocês pode estimular mais ainda o preconceito? Talvez - veja o que estou dizendo, TALVEZ - a INFORMAÇÃO possa ter um efeito mais positivo do que esse discurso que vocês insistem em emitir (Eu ensino à minha filha que discurso deve vir acompanhado de práticas que o sustentem. Vocês poderiam falar um pouco sobre o que vocês fazem de prático a favor das minorias além de posts?). Porque a verdade, Clóvis, comprovada pela genética, é que a classificação dos seres humanos por raça foi um ERRO. Cientificamente RAÇA NÃO EXISTE. COR DE PELE NÃO NOS DEFINE. O que não quer dizer que sejamos todos iguais...
      E ah! Laerte, eu não devo nada a ninguém. Quer dizer, devo ao cartão de crédito, mas o vencimento dele é dia 10.
      O anonimato: engraçado o Felipe, defensor dos blécbloqs, reclamar quando anonymous depredam o patrimônio dele...

      Excluir
    6. Anônimo, 14:30,,, Olha,,, irreparável.
      Feriado nos define? Vc. é o do dia do feriado ou não?? kkk Os negros dizendo... Vc só ta de folga por minha causa,,, de novo me explorando....

      Excluir
    7. Anônimo 20:38, sou a favor que se lembre a data, se as pessoas identificadas com o zumbi e a opressão que os negros africanos sofreram assim quiserem. Mas sou contra o feriado, somos um país pobre, nós precisamos é trabalhar. E na boa, é bem isso que você disse, aqui em joinville quem mais se beneficiaria dele seriam os "muitos brancos racistas que humilham" do Clóvis. Mas assim, eu acho essa discussão menor, o importante mesmo é que não nos sintamos superiores ou inferiores a ninguém por causa de cor de pele. Abraço.

      Excluir
    8. Sério, você acha pouco R$ 10 mi?
      Em 2008, um ano após a crise financeira que iniciou nos EUA e atingiu a Europa, trabalhei seis meses na Espanha, de fevereiro a julho daquele ano. Nesse período, somando os feriados nacionais e regionais, foram pelo menos vinte dias de folga, ou seja, praticamente um mês (descontando sábados e domingos) trabalhando sozinho, enquanto meus colegas espanhóis gozavam os feriadões em suas casas. Penso que o sistema de feriados na Espanha e em outros países europeus foi ou está sendo revisto após a crise.

      Excluir
    9. Certamente, Marcos. Afinal, todos sabemos que a crise econômica é de responsabilidade dos trabalhadores, esses folgados, que ficam a gozar seus feriadões enquanto o país afunda.

      Excluir
    10. A culpa não é dos trabalhadores que, obviamente, não contestarão os dias de folga. A culpa é do sistema que permite que políticos adotem ao bel prazer feriados santos, pagãos e o escambau e quem paga a conta é o setor produtivo, o mesmo que levanta tributos ao governo que posteriormente os transferem (ou deveria) em benefícios à população.

      Metaforicamente o governo age como uma camponesa promíscua que tira o leite da sua única vaquinha e ainda a faz puxar a carroça. Um dia a vaquinha vai definhar, aí eu quero ver de onde a camponesinha salafrária vai tirar o leitinho para alimentar seus rebentos. Então ela terá de vender sua vaquinha e procurar atividades “menos nobres” para colocar comida na mesa.

      O fato é que a grande, a média e a pequena empresa se f... no Brasil, mas você é funcionário público, suponho que nunca tivera uma empresa e nem empregou, então fica fácil adotar esse tipo de discurso demagogo.

      Excluir
    11. Eu sou funcionário público há menos de um ano; trabalhei na iniciativa privada por mais de 20. Mas, de fato, eu nunca "tivera" uma empresa.

      A sua babaquice, Marcos, não em limites.

      Excluir
    12. Sua demagogia é que não tem limites.

      Excluir
  6. Tomar consciência de algo não tem nada a ver com Feriado. Agora, se assim for, acho que, pela ordem, os próximos feriados para os oprimidos devem ser, feriado do dia do índio, feriado do dia dos gays, feriado do dia dos aposentados, feriado do dia dos desamparados na fila dos SUS.
    Além disso, o vereador foi oportunista, já que sua assessoria jurídica deveria tê-lo alertado que tal projeto seria inconstitucional. Só que ninguém quis fazer valer a lei. Quis é jogar para a mídia. E o próprio MP poderia ser instado a se manifestar sobre a flagrante inconstitcuionalidade da Lei.... mas... foi na onda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Felipe não é hipócrita. É apenas ignorante, que pauta-se em um radicalismo extremo para defender suas verdades como se qualquer opinião em desacordo com seu extremismo fosse idiotice. Este Clóvis é muito parecido e por isto Felipe o tem como tutor e referencia.

      O Baço é mais inteligente e apenas por vezes entra neste barco furado. O Jordi não entra nunca.

      Já as meninas não têm a maledicência dos três veteranos ou a cólera do garoto-problema e quando não passam desapercebidas, conseguem encantar.

      Sandro é um bálsamo por aqui e mesmo quando erra ele acerta.

      Se o anonimato for proibido o espaço se tornará o clube da esquerda joinvilense, onde apenas quem concorda (ou se faz de morto) com posições radicais será poupado de ataques e chacotas pelos autores. Além disto, muitas pessoas que comentam aqui tem, com toda certeza, vergonha de associarem seus nomes a extremistas. Só o fazem no anonimato pelo gosto ao debate e para, principalmente, conseguirem entender como as cabeças radicais se originam e se portam perante a vida. Algo como um Big Brother Bloguistico... (não vejo o da TV), onde sabemos que só terá merda, mas assistimos mesmo assim.

      É quase um vício. De certa forma, se cortarem o anonimato, estarão fazendo um favor para todos nós, anônimos.

      TW

      Excluir
    2. TW, me responde bem rápido: qual a contribuição efetiva de seu comentário ao debate?

      Excluir
    3. Qual a contribuição do TEU QUESTIONAMENTO CLOVIS. Esse espaço é plural ou apenas os que apóia am tese podem se manifestar sem críticas vazias como essa sua. Portanto, por nós, por favor bloqueiem anônimos. E Jordi e as meninas quue nos perdoem mas isso aqui tá ruim demais.

      Excluir
    4. O Castan é de Direita. E suspeito que faça parte do grupo da casinha.

      By Anonimo!

      Excluir
  7. ..a Lei é pra defender os opressores, e defendeu. Quando o povo quer tem que ser feito... é feriado em mais de 700 cidades no Brasil, inclusive aqui pertinho, Curitiba... Excelente texto meu caro Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde já está sendo questionado na justiça. Eu quero um dia das pessoas lindas, para eu também ter um motivo para folgar, mas, nesse caso, por mérito próprio.

      Excluir
  8. Democracia de faz de posições, divergentes, não pode apenas defender um lado e pensar que estar correto, neste blog não vi nenhuma vez abertura para manifestação de outra posição e curiosamente uma frase usada por seu idealizadores é o "Debate" e a pergunta: Como pode haver debate apenas com uma posição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nunca viu? Estranho seu comentário aparecer por aqui, não?

      Excluir
    2. Com Clovis e Felipe não existe debate. O primeiro tenta usar do deboche e o segundo surta agressivamente.

      Excluir
    3. Debate? E vocês lá estão interessados em debater alguma coisa? Me poupe!

      Excluir
  9. Beleza!
    Proponho uma ação judicial coletiva para acabar com o feriado do Natal!
    Quem topa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era uma boa.a gente ia parar de gastar dinheiro com bobagens...

      Excluir
    2. Esse feriado, parafraseando aquela humorista NÃO POOOOODI. Afinal ele tem por objetivo fazer com que os pais tentem compensar com presentes seus filhos pela ausência deles que ocorre justamente para ganhar dinheiro para comprar presentes para compensar a ausência. É de dar um nó na cabeça, mas o que importa é que a máxima seja respeitada "CONSUMO, LOGO EXISTO".

      Excluir
  10. Nessa reflexão de "Quem eu sou?", o anonimato cai bem. Hoje sou negro, ou não. Ou como diria o Morgan Freeman no vídeo falando sobre negros e brancos, pouco importa a cor.

    Ninguém sabe quem sou. E se o tema do texto não fosse esse, dificilmente alguém pararia para pensar qual é minha cor.

    ResponderExcluir
  11. Considero que da forma que foi feita a aprovação deste feriado é ruim para a cidade e para o Brasil. Como o feriado não é determinado pelo governo federal, abre brechas para estados e municípios aceitarem ou não o feriado, o que causa a muitos estados e municípios perdas econômicas. Sendo o principal motivo do MP revogar o feriado. Cidades como Curitiba, por exemplo, estam com o mesmo problema que Joinville, lá o Mp também revogou o feriado. Para resolver esta questão teria que ter um projeto de lei que instituísse nacionalmente o feriado.
    Esperar que a população aceite este feriado por decreto não é sensato, sendo que o percentual baixo de negros na população joinvillense contribui para o povo não dar importância a este assunto, também devido ao pensamento de falta de culpa pela escravidão ou por não ter sido oprimido pela raça. Estou atualmente no Rio de Janeiro e aqui o feriado do dia 20 é estadual, aqui grande parte da população é morena, variando bastante o tom de pele, sendo o feriado bem aceito pela população, mas existe o mesmo problema de inconstitucionalidade da lei (somente a União pode legislar sobre a criação de feriados), onde órgãos públicos contestam o feriado.
    Volto ao mesmo ponto, o problema não está no racismo dos órgãos que resolveram entrar contra o feriado no MP, mas sim na falta de competência do órgão que criou o feriado. Se algum vereador resolver criar o feriado do dia do alemão, vai ter o mesmo problema, espero eu pelo menos.
    Nem toda lei é justa, mas foram aprovadas pelo congresso e pelo presidente portanto cabe ao nosso representante no congresso mudar estas leis e cabe a nós cobrar dele a mudança.
    Outra coisa é a empatia, é impossível saber como se sente um paraplégico sem ser paraplégico, o mesmo vale para a cor da pele. Podemos imaginar, entender e tentar evitar situações que podem se caracterizar discriminatórias, mas o ser humano é falho e vai cometer gafes. O que não podemos é incentivar ou ignorar atos de discriminação eles devem ser repreendidos e punidos.

    ResponderExcluir
  12. Ninguem entrou no MP, entrou na Justiça Estadual. Não se entra no MP.

    ResponderExcluir
  13. A gente já trabalha demais e acho que a carga horária deveria ser reduzida. Feriado é bom e não faz mal ao trabalhador.

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, quanto lixo esses anônimos postam. Credo! Marcos

    ResponderExcluir
  15. Às vezes tenho a impressão que se todos (que aqui escrevem) estivessem frente a frente, o pau roncava.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem