sexta-feira, 13 de abril de 2012

MELHOR E PIOR - SEMANA 2


19 comentários:

  1. Respostas
    1. A questão do aborto não é assim tão simplória, Zé. Nem todos os defensores da proibição do aborto enquadram-se na categoria "religioso intolerante". Embora não tenha 100% de convicção, minha inclinação em relação ao aborto é sempre contrária à realização deste.

      Sou contrário ao aborto. E minhas motivações são sim religiosas (embora eu prefira 'espirituais'). A diferença é que não são dogmáticas, algo como "não pode porque Deus não quer". É fruto de muito raciocínio lógico (sim, isto pode ter a ver com espiritualidade, ao menos na minha visão de mundo).

      Ser contrário ao aborto é, para mim e para os outros que comungam da mesma doutrina que eu, uma questão de lógica e até mesmo ciência.

      Não vou aqui buscar convertê-lo ou expor esta lógica, uma porque não gosto de tentar defender minha crença tampouco falar sobre religião sem ser no face a face. Apenas quero esclarecer que nem todos os contrários ao aborto são religiosos intolerantes ou conservadores anencéfalos, com o perdão do trocadilho!

      Abraço

      Excluir
  2. Na buena, Guilherme. Mas vamos por partes.
    1. Respeito o teu ponto de vista.
    2. Todos as religiões são intolerantes. O que muda é o grau de intolerância (que pode se manifestar num inocente moralismo). Diz aí o nome de uma religião libertária...
    3. Não peço desculpas por viver no século 21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, em Buenos Aires, soube estes dias por um amigo, tem um templo da religião maradonista. Em San Francisco (acho, mas pode ser NY, não tenho certeza), fica a sede da religião "John Coltrane".

      Não sei se são libertárias, mas que são diferentes e originais, isso são.

      Excluir
    2. Bem, Clóvis, eu sou fã do Coltrane. Talvez uma igreja coltraniana me interessasse. Mas não podemos esquecer que ele não falava de um deus. Ou melhor, o deus dele era a música. Igrejas sem deus podem ser libertárias... De resto, já falamos sobre isso: discutir religião, fé, ateísmo e essas coisas é um assunto datado para mim. Já discuti o suficiente lá pelo meus 20 e poucos anos de idade.
      Abraços.

      Excluir
    3. Vou abrir o Movimento Igreja Jequeana Apostólica - MIJA. Além da constitucional imunidade de alguns impostos, ainda é possível eu me beneficiar do voto religioso quando eu quiser ser candidato a algum cargo eletivo.

      O Nardela, o Valdomiro Schützler, o Cau Hansen vão ser a trindade santa. O Coelho vai ser o animal sagrado. O Lima vai ser o apóstolo. E o Argel Fucks é o bispo.

      Bem, o fanatismo cego jequeano já me acompanha há algum tempo, mesmo nos piores momentos eu continuo acreditando. Fé cega :)

      Excluir
  3. Opa, Zé!

    As desculpas não quero e nem seria justo que você pedisse pois não haveria porque pedi-las. Sei que respeitas meu ponto de vista e por isso me senti à vontade para fazer o contraponto.

    Quanto à intolerância de todas as religiões, tenho meus pontos de discordância. Eu não aceitaria ter crenças intolerantes. Mas não arredo o pé de discutir este tipo de coisa pessoalmente, o que vai atrasar esta resposta para pelo menos o ano que vem, uma vez que não está em meus planos visitar a Metrópole da nossa Colônia!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E achas que vou ficar discutindo religião contigo aqui prestas bandas? O mais perto da religião para mim seria uma garrafa de vinho Padre Pedro. Ou um daqueles pratos alentejanos de comer rezando. Ou atracado a um doce conventual.
      Abraços

      Excluir
    2. Desta religião também quero comungar!

      Excluir
  4. Pois é Guilherme... inacreditável que o MP nada faça em relação aos outdoores que estão fazendo propaganda antecipada escancarada...

    Parece-me que o promotor responsável esta tão preocupado com os holofotes, em "sair bem na foto" nas matérias da "marcha contra a corrupção", que nada faz quanto a isto.

    A justiça eleitoral, que poderia igualmente tomar um atitude de ofício, também se cala curiosamente.

    ResponderExcluir
  5. Guilherme, você tem razão: trata-se de tema controverso e que toca diferentes sensibilidades. Por outro lado, a descriminalização do aborto, reivindicação antiga principalmente do feminismo, não implica a obrigatoriedade ao aborto mas, tão somente, assegurar às mulheres que por alguma razão decidam pelo aborto, possam fazê-lo sem serem culpabilizadas criminalmente por isso.

    No Brasil, claro, estamos longe disso, e em grande parte por conta da pressão de grupos e lideranças religiosos, que não aceitam e não querem lidar com o fato de que vivemos em um Estado laico – e para isso, contam com a incômoda conivência dos muitos governos de plantão. O que o STF aprovou ontem foi sim, um avanço civilizacional e democrático, mas chega a ser ridículo que o Supremo Tribunal tenha de legislar sobre algo tão obviamente indigno como uma mulher não poder decidir, sem incorrer em crime, se quer ou não colocar fim a uma gestação que, quase invariavelmente, tem o mesmo fim, que é morte do bebê, quando não do próprio feto.

    Ontem li no Facebook algo que achei bacana e que assino embaixo, do professor Idelber Avelar: “Festejemos a decisão do STF, claro, mas ... só pra lembrar: estamos em 2012, século XXI, e o Brasil está discutindo se o Estado pode obrigar uma mulher a carregar um cadáver em seu ventre. Não percamos a dimensão da nossa miséria”. Resume o que eu penso.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o José, o debate sobre a interrupção de gravidez com feto anencéfalo é ultrapassado. É lógico que sem cérebro não há vida então discussão após isso é perda de tempo. Tenho uma filha de 8 meses então a gravidez ainda está bem viva em minha memória, e nenhuma mãe merece todo o desconforto de uma longa gravidez sabendo que a criança não sobreviverá. E digo mais, nem o pai merece passar os 9 meses da gestação sabendo desse futuro.

    E a título de informação, no islã um feto só é considerado "vida" após 120 dias de gestação, ou seja, 4 meses. Em casos de estupro, risco de vida para a mãe e má formação do feto é permitido o aborto, se a mulher assim desejar. Casos onde a pessoa apenas "não quer ter a criança" são proibidos.
    Eu jamais faria um aborto por irresponsabilidade, caso isso acontecesse, mas como sou responsável jamais vai ocorrer um "erro" e esquecer camisinha ou coisas do tipo, heheh

    ResponderExcluir
  7. Ah, faltou comentar que considerar a pré-candidatura do quase ficha suja algo positivo é de péssimo gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan
      Concordo com você em parte. A candidatura do ex-prefeito Tebaldi como algo positivo deve ser entendida como
      Sarcasmo mode ON TURBO. Com certeza a camapanha vai ficar MUITO mais ANIMADA e ENTRETIDA...não melhor.

      Excluir
    2. Claro que só podia ser sarcasmo e ironia do Sr. Castan. Aliás, ele publicou a definição desses termos no seu blog dias atrás.
      Mas, todos sabemos que muita gente acredita, o que contribuirá fortemente para o aumento de consumo de Plasil pela população joinvilense.
      Em entrevista ao jornalista puxa-saco número 02, Toninho Neves (o número 01 é o tal do Gebaili), o Sr. Tebaldi nos ofereceu inúmeras das suas costumeiras "preciosidades" dias atrás. Com direito a repeteco hoje pela manhã no canal 20
      Entre elas:
      - Todas as obras do atual prefeito, foram deixadas prontinhas e encaminhadas por mim
      - O Carlito não fez nada que eu já nao tivesse deixado pronto "de bandeja"
      - O que o Carlito fez? Ah sim, a parada Gay, que é coisa dele mesmo, e a pinguela Charlot.
      - E tem ainda os nove parques, que deixei encaminhados e financiados. Ele só fez um...
      E por aí foi.

      Mudei de canal e fui vomitar.

      Excluir
    3. Obrigado pela sua leitura Sr. Nelson Jvlle.
      Saber identificar a ironia, o sarcasmo ou o cinismo numa frase curta não é fácil. Você sabe diferenciar um do outro com precisão. Eu ainda tento aprender a usar cada um na medida certa.
      Tenho errado mais do que gostaria e a maioria de leitores levam tudo muito a serio. Um pouco mais de humor seria recomendável e deixaria o nosso dia a dia mais entretido.

      Tento imaginar como esta campanha eleitoral poderá ser entretida. A cara de pau de uns, o perfil de outros e a mitomania da maioria fara desta eleição uma das mais engraçadas dos últimos anos. O resultado lamentavelmente dificilmente será bom para Joinville.

      Excluir
  8. Nunca mais voto no tebaldi
    Votei nele pra deputado federal e ele se quer ficou no cargo.
    Foi pra secretaria da educação e agora já quer ser prefeito de novo.
    Ele só tá pulando de cargo em cargo, pra se manter na política.
    Pra mim ele já era.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem