sexta-feira, 1 de junho de 2018

É intervenção militar que vocês querem? Então Pra Frente Brasil...

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
(COM VÍDEO)
Sempre que alguém pede uma intervenção militar – por outras palavras, uma ditadura – fico a pensar numa cura para essa doença mental. A solução ideal seria, por um passe de mágica, transportar a pessoa para uma sociedade em ditadura. Obviamente é impossível e a mágica não vai tão longe. Mas por sorte existe a arte.

O filme “Pra Frente Brasil”, de Roberto Farias, pode ser muito ilustrativo para levar esses idiotas a “viverem” uma experiência com a ditadura. A narrativa fala de um cidadão comum que cai por engano nas mãos de torturadores do regime militar. Realizado na década de 80, é considerado um dos 100 melhores filmes de toda a história do cinema brasileiro.

“Pra Frente Brasil” é uma mistura de realidade e ficção. E por agora proponho um exercício ao leitora e à leitora: imagine que você é Jofre Godói (vivido por Reginaldo Faria), o cidadão inocente, e que o Dr. Barreto (Carlos Zara) é o coronel Brilhante Ustra, aquele mesmo que foi homenageado por Jair Bolsonaro no Congresso Nacional.

Neste excerto, Reginaldo Faria tem um monólogo interessante. Eis: “eu sempre fui neutro, apolítico, nunca fiz nada contra ninguém. Eu não sou dos que são contra. Eu sou um homem comum, eu trabalho, eu tenho emprego, documento, tenho mulher, tenho filho, eu pago imposto, ninguém tem o direito de fazer isso comigo… e os meus direitos?”.

Perceberam a reflexão? O personagem, um homem honesto e trabalhador de classe média, pode ser considerado aquilo que muitos chamam “gente de bem”. Mas as ditaduras estão recheadas de cretinos que não ligam para isso. O filme a seguir tem pouco mais de cinco minutos e foca as cenas de tortura.

É a dança da chuva.




6 comentários:

  1. É o sonho da esquerda burra e caquética: o retorno da guerra fria, a reconstrução do muro de Berlin, a época de ouro do comunismo, enfim, algum sopro de sobrevivência e destaque depois de anos de desgoverno lulo-petista.

    Mas não, os milicos não vão voltar, a não ser pelo voto. Hein?! Já pensou nisso?

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia Baço, quem sabe seja possível mostrar o grande engano de pensamento dessas pessoas...

    ResponderExcluir
  3. NENHUM PARTIDO , POLÍTICO e INSTITUIÇÃO GOVERNAMENTAL ATUAL (DE DIREITA E/OU DE ESQUERDA) tem Honra, Integridade e Patriotismo que REPRESENTE A VONTADE DO POVO Brasileiro.
    O POVO MANIFESTA SUA TOTAL INDIGNAÇÃO COM O ATUAL SISTEMA PÚBLICO E POLÍTICOS NACIONAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS.

    EU TENHO CONSCIÊNCIA. DAS CONSEQUÊNCIAS, MAS MESMO ASSIM A INTERVENÇÃO MILITAR AINDA É UMA SAÍDA HOROSA E PATRIÓTICA !

    "MUITOS BRASILEIROS VÃO CHORAR SENTIR DOR MEDO E FICAREM FERIDOS MAS DISSO NASCERÁ UM BRASIL DIGNO E ORGULHOSO; UM GIGANTE MUNDIALMENTE RESPEITADO"
    ELEIÇÕES DE 2018 É GOLPE ! SOB O MANTO DA DEMOCRACIA COMUNISTA LULISTA PARA LEGITIMAR A CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE. ELEIÇÕES COM VOTO ELETRÔNICO ( FRAUDADO ) OBRIGATÓRIO PARA CANDIDATOS E PARTIDOS POLÍTICOS HÀ 35 ANOS DOMINANDO A "CIDADANIA BRASILEIRA". A disciplina militar está a serviço da Corrupção Comunista nos Três Poderes do governo Brasileiro
    INTERVENÇÃO MILITAR é coisa séria. Não se derruba um governo (constitucional, autoritário ou totalitário) e toda a institucionalidade de um estado organizado só no grito. É preciso muito mais. (Povo honesto já está ha mais de três anos gritando nas ruas e não é ouvido)
    A nota oficial do general Villas Boas é importante porque ela estabelece os limites: as Forças Armadas vão sustentar as leis. Se os juízes quiserem soltar , podem fazê-lo, mas dentro dos limites da Lei e com o aval da Constituição e de seus tribunais. ( As leis são feitas,aprovadas,promulgadas e interpretadas pelos políticos e juízes corruptos nos TRÊS PODERES DO GOVERNO Brasileiro) A Constituição é manipulada "legalmente" em favor propio e partidário tanto de corruptos de direita e/ou de esquerda.
    Quanto aos Oficiais e Soldados que estão " rosnando ", serão contidos pela disciplina. É o que se deve ler na nota que o comandante emitiu dando garantias de assegurar a vigências das leis. Entre estas leis está a de ficaram os militares quietos dentro de seus quartéis, afiando as armas e cuidando dos grandes interesses na Nação, sem se envolver em política partidária, contra ou a favor desta ou daquela candidatura ou tendência ideológica na sociedade. Fora isto é cana ou reforma. É o regulamento disciplinar. Opinião: Só um povo muito covarde deixa um bando de corruptos DE ESQUERDA E/OU DE DIREITA NOS TRÊS PODERES do Governo Brasileiro, lhes tirar todos os direitos de cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Com doidos assim não tem como o país dar certo.

      Excluir
  4. A evolução natural é um processo lento e gradual, repleto de retrocessos e riscos de extinção para qualquer espécie viva, inclusive o ser humano. Sociedades humanas inteiras pereceram vítimas de descaminhos tentadores e traiçoeiros. Sistemas totalitários de governo, como impérios, reinos e ditaduras de qualquer espécie, são alguns deles que o homem já experimentou ao longo de sua história no planeta e acabaram auto-destruindo as sociedades que os criaram. Nenhum homem individualmente (a não ser um Deus feito homem, para os que acreditam) é capaz de ser o caminho, a verdade e a vida. Fatalmente acabará trilhando caminhos equivocados, praticando falsidades e levando à morte, tanto seus opositores e como seus seguidores. É fácil seguir o desvio do autoritarismo para o retrocesso. Difícil é compartilhar e pluralizar o poder para o avanço. Alguém sempre vai se sentir individualmente prejudicado, mesmo que a maioria seja beneficiada. A democracia parece ser, apesar das dificuldades, o caminho mais seguro para a evolução humana. Não pode haver seres humanos excluídos do poder, pois fatalmente, cedo ou tarde, levantarão sua voz e suas armas contra a opressão, explícita ou velada. Forças armadas no poder nunca deu certo em tempo e lugar algum do mundo, desde sempre e até hoje. As forças armadas aplicam o autoritarismo por sua própria natureza. Obrigam seres humanos a morrer e a matar outros seres humanos, para alcançar seus objetivos de poder. Não foram criadas para governar o povo, mas para serem governadas pelo povo, em sua defesa contra agressões que o ameacem. O autoritarismo das forças armadas só pode ser exercido para comandar seus próprios integrantes e combater quem ameace o povo que as armou. Jamais pode ser exercido para governar o povo que as criou. Governo de forças armadas é uma falácia fadada ao fracasso sempre, pois ninguém nem grupos, isoladamente, são dono da verdade, muito menos os autoritários armados. Ronaldo Aidos / Joinville

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem