quinta-feira, 28 de junho de 2018

Manuela d'Ávila: do manterrupting ao "mandumbing"

POR LEO VORTIS
Esta semana a expressão “manterrupting” entrou de vez para o vocabulário dos brasileiros, em especial através nas redes sociais. Tudo pode causa da entrevista da deputada Manuela D’Ávila no programa Roda Viva, da TV Cultura. Aliás, chamar aquilo de entrevista é generosidade, porque foi um show de boçalidade e ridículo machismo.

Nem vou falar do painel reunido para a entrevista, onde constava um assessor de outro candidato, porque isso já foi muito debatido. Ora, a entrevista é a alma do jornalismo. O papel do entrevistador é perguntar, em especial as perguntas incômodas. Mas também é saber perguntar e saber ouvir. A entrevista pode entrar para a história do jornalismo como um case study de “manterrupting”.

O tema já foi muito debatido (inclusive aqui mesmo pelo Clóvis Gruner) e por isso vou falar num tema paralelo. A influência da resistência ao machismo na linguagem. É que nos últimos tempos surgiu um rol de novas palavras todas ligadas a esse plano. Infelizmente em língua inglesa, porque o português é capaz de expressar essas ideias. Mas, enfim, importa que as coisas sejam nominadas e ganhem existência concreta.

O dicionário é extenso. A começar pelo “manterrupting”, que foi a marca maior na entrevista do Roda Viva. É quando um homem interrompe uma mulher, de forma a impedir que ela conclua o raciocínio. Mas as formas de expressão quotidiano foram enriquecidas por outras palavras que têm raiz na denúncia dos comportamentos machistas, ainda muito em sociedades como a nossa.

E dou alguns exemplos:
- Mansplaining
É talvez o de compreensão mais simples. É quando um homem tenta explicar a uma mulher coisas óbvias, que ela sabe muito bem.
- Bropriating
É quando, num ambiente de trabalho, um homem (“bro”) se apropria (“appropriating”) dos méritos de uma ação ou uma ideia de uma mulher.
- Gaslighting
É violência emocional. Os homens começam a tratar a mulher como maluca por alguma ação qualquer. “Você está doida? Não era essa a intenção”.
- Slutshaming
É quando os homens dizem que a mulher é uma vadia, apenas por ela ter um comportamento mais livre.
- Manspreading
É quando o homem senta nos transportes públicos e abre as pernas, de forma a ocupar também o espaço do banco vizinho.

Enfim, graças à maior exposição de ideias nas redes sociais essas palavras - entre tantas outras - acabaram por ganhar expressão. E no caso do programa Roda Viva vou me dar à liberdade de criar um neologismo: “mandumbing”. Ou seja, homens idiotizados. Aliás, quem se deu ao trabalho de ver a tal entrevista deve ter sentido dentro de um enorme Facebook, tal o nível ridículo dos entrevistadores.

11 comentários:

  1. Nos que assistimos odiamos!
    A Manuela disse estar acostumada...
    Belo artigo!

    ResponderExcluir
  2. Assisti todo o Roda Viva. Confesso que foi muito difícil. Pra mim Comunista não deveria nem ter o direito de falar nada. No entanto, ela foi interrompida pois não respondia nenhuma pergunta de forma clara e objetiva, não pq ela é mulher e bonita. O desespero da esquerda é patético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, como disse Anais Nin, que não era comunista (portanto, você permitiria que ela desse a sua opinião): "não vemos as coisas como elas são: vemos as coisas como nós somos".

      Excluir
  3. Ahã!
    Perguntas simples foram feitas para a presidenciável que não respondeu e tergiversou, não só à bancada formada por homens, mas também por mulheres inteligentes.

    Perguntas importantes como: “você é a favor da castração química para estupradores?” , “a Venezuela é uma democracia?”, “acha os modelo venezuelano ideal para ser adotado no Brasil?”, “como dar indulto ao Lula se ele foi condenado em quatro instâncias?”, quando percebia a cama de gato que se encontrava, simplesmente não respondia!

    O que sobrava aos indagadores “desenhar” a perguntas para ver se a moça, ao menos, num gesto de honestidade, reconhecia sua contradição.

    Mostrou que não sabe responder perguntas óbvias, binárias!
    Daí sobra a vitimização.
    Dilma II

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo. Mas em teoria isto é uma democracia e eu tenho que aceitar a sua opinião.

      Excluir
    2. 12:22, Lula não foi condenado em quatro instâncias, mas em duas.

      Seu comentário mostra que você não sabe lidar com informações óbvias, porque confunde julgamento de recurso com julgamento de processo.

      Excluir
    3. O criminoso de São Bernardo havia sido condenado a 9 anos na 1ª instância, recorreu, perdeu e teve sua pena ampliada para 12 anos. Mas pelo jeito, o Clóvis prefere acreditar que ele foi condenado "apenas" em 2, como se ele fosse menos bandido, por isso! Vai entender...

      Excluir
    4. Eu prefiro acreditar na realidade: Lula foi condenado a nove anos em primeira instância, e a 12 em segunda instância. Não houve julgamento nem condenação na terceira ou, tampouco, em uma quarta instância. Agora, se sua obsessão doentia e patológica pelo Lula lhe faz brigar com a realidade, como diria o grande Rogerinho do Ingá, isso é um problema mental seu.

      Excluir
  4. Acabou!
    Acabou!
    É Hexa!!!!
    Até que enfim o trabalhador brasileiro se livrará das amarras dos sindicatos.
    Abaixo ao imposto sindical e a obrigatoriedade do trabalhador bancar vagabundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai. E vens comentar isso num post que tem nada a ver com o tema? Deves ter poucos amigos para conversar...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem