sexta-feira, 22 de junho de 2018

Capa da "Time" é um manifesto contra a intolerância

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Diz a velha expressão que uma imagem vale vale por mil palavras. Nem sempre. Mas é assim no caso da capa da revista norte-americana “Time”, talvez a imagem mais viral da internet esta semana. Para quem ainda não viu, a montagem é formada por um fundo vermelho, com uma criança pequena a chorar à frente Donald Trump. O texto diz: “Bem-vindo à América”.

A capa é simples, como costumam ser as boas ideias. A imagem é formada pela foto de uma menina hondurenha, de dois anos, a chorar em frente a um implacável e gigantesco Donald Trump. O resultado é uma capa que vale por um manifesto anti-intolerância sem precisar de um discurso elaborado ou palavroso. Está tudo lá.

A foto da menina é de autoria de John Moore, da Getty Images, com um Prêmio Pulitzer no currículo. “Eu tive que parar e respirar fundo ”, disse o fotógrafo ao descrever a cena em que a criança chorava ao ver a mãe ser detida em McAllen, no Texas. “Tudo o que eu queria fazer era buscá-la. Mas eu não pude”, confessou.

A questão da separação de pais e filhos imigrantes detidos pelas autoridades norte-americanas foi o tema quente da semana. O presidente norte-americano esteve novamente na mira dos críticos, em todo o mundo. Mas para ele isso tem pouco significado, uma vez que Donald Trump está acostumado a fazer o que bem entende sem dar ouvidos aos críticos.

E para trazer mais confusão ao tema, surgiu um “fait-diver” a envolver a primeira-dama Melania Trump, que foi visitar os locais de detenção a vestir um casaco com a inscrição “I really don’t care, do U?" (eu realmente não ligo, e você). Donald Trump saiu em defesa da mulher, afirmando que a inscrição é uma referência à mídia (que ele chama “fake news”).

Enfim, tempos muito loucos. 


2 comentários:

  1. É, de fato, uma cena triste.
    Mas o que o Baço não conta, e certas pessoas (esquerdistas, jornalistas, blogueiros etc) têm a memória de um peixinho dourado quando lhes é conveniente, é que essa política vem sendo adotada há década, inclusive no governo do santíssimo Obama. A diferença é que na época do Obama, mães e filhos imigrantes ficavam enjaulados no meio do deserto (isso mesmo – enjaulados em containers no-meio-do-deserto!), e na política de Trump os filhos são separados e guardados pelo Estado.
    Afinal, Fake New é simplesmente mentira ou é também omissão de parte da verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa engraçada. Trump reconheceu que fez merda e mudou a porra da lei. Mas lá em cudomundópolis, um lugarejo qualquer no Brasil, tem um cara que, apesar de tudo isto, ainda insiste em defender o presidente. Vai entender...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem