segunda-feira, 18 de junho de 2018

“Buceta rosa, buceta rosa”... e gente repugnante de amarelo

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Tenho uma camisa da seleção brasileira, daquelas oficiais da Nike (apesar de, ao contrário dos brasileiros, ter pago apenas 10 euros por ela). Mas faz tempo que ela não sai do armário. As razões são evidentes. Nem preciso dizer que a “amarelinha”, antes um símbolo de brasilidade, acabou contaminada por divisões ideológicas neste imenso Fla-Flu político em que o Brasil se transformou.

E já que estamos no plano do simbólico, o maior incômodo é ver a camisa a expressar um estilo de vida molesto a todos os níveis. Vou resistir à análise simplista de dizer que é o símbolo do “coxinismo”. Afinal, a coisa é mais complexa, tem uma longa história e traz uma infausta ironia: os significados da camisa amarela foram apropriados por uma gente que não quer - e nem sabe - ser “brasileira”.

O ator social não é o coxinha em si. É o pequeno burguês brasileiro, gente que não se incomoda em viver num estado de apartheid social. Aliás, até se enquadra bem. É gente desrespeitosa, que  não sabe reconhecer as alteridades. O pequeno-burguês é, o outro não é. E quando você objetifica o Outro surgem doenças sociais como homofobia, racismo, misoginia, xenofobia, o preconceito contra o pobre etc. E também o machismo.

E por vezes acontece a tempestade perfeita. O palco é o Mundial 2018, na Rússia. Os protagonistas são um bando de pequenos-burgueses execráveis a vestir a camisa da seleção e num vergonhoso desrespeito pelo Outro. Ou, neste caso, pela Outra. Uma moça russa que foi envolvida por brucutus “uniformizados” de amarelo e a expressar a mais absoluta falta de caráter. 

“Buceta rosa”, “buceta rosa”, “buceta rosa”, gritavam enlouquecidos como se a barreira linguística fosse suficiente para escamotear a má formação, a falta de respeito pelo Outro e o mais repugnante machismo. Sim… esses são os “embaixadores” do Brasil, aqueles que levam o nome do país ao mundo. E, infelizmente, vestindo a famosa camisa da seleção. É por essas e outras que sempre que vejo alguém de amarelo fico à espera do pior...

É a dança da chuva.




44 comentários:

  1. #SomosTodosBucetasRosas

    ResponderExcluir
  2. Legal, aproveite e faça um vídeo dizendo qual Brasil você quer no futuro. Lembre - se de gravar na horizontal peça para um amigo gravar para você mas sempre com o celular na horizontal
    HO-RI-ZON-TAL!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pacheco é o famoso falso moralista!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que quem falou grelo duro foi preso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que justifica os cretinos da Rússia, seu asqueroso?

      Excluir
    2. Pergunta para um deles que aparece no vídeo. O rapaz é filiado ao Partido SOCIALISTA do Brasil e mora em Pernambuco, terra do teu ídolo.

      Excluir
    3. Paulinho Bornhausen também é filiado ao Partido SOCIALISTA do Brasil. Será que o Jorge "tem que exterminar essa raça" Bornhausen sabe que o filho é SOCIALISTA? Estaremos frente a um novo escândalo na política catarinense, ou só lidando com mais um comentário imbecil de um anônimo idem?

      Excluir
  5. Antes isso do que defender lavador de dinheiro né gente?

    ResponderExcluir
  6. Há gente para quem a obsessão por Lula é um tipo de patologia. E há aqueles para quem Lula é apenas uma jeito de tentar justificar o quão escroto eles são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês acham que vão defender bandido e dar lição de moral nos outros?
      Não dá mais, esquerda hipócrita.

      Ah, as mulheres de grelo duro mandam um abraço.

      Excluir
    2. Diga lá, anônimo. Além de odiar Lula, defender esses ignóbeis e fazer comentários no blog... o que mais você faz na vida?

      Excluir
    3. O cara defende assediadores usando o anonimato e o hipócrita sou eu. Parabéns!

      Excluir
    4. Opções > Comentários > Comentários anonimos > Desabilitar.

      De nada.

      Excluir
    5. Tolerar os intolerantes. É o paradoxo da tolerância de Popper, coisa que certamente não faz parte da tua vida, né anônimo?

      Excluir
    6. Só faz postagem atacando quem pensa diferente e quer se passar por tolerante?
      Ta "serto".

      Excluir
    7. Ah... mas nunca lês os meus textos. Reclama de quê?

      Excluir
    8. Cita Popper com tamanha autoridade. Tenho que respeitar.

      Excluir
    9. Mas é importante deixar claro que Popper estaria do outro lado da trincheira.

      Excluir
  7. Os pequenos burgueses...dos identificamos até agora um psolista sangue suga e outro funcionário público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dos identificados até agora, um é advogado em Pernambuco, ex-secretário de Turismo em um município perto de Porto de Galinhas e, parece, pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, partido ao qual é filiado - PSB, e não PSOL, que são partidos distintos - aliás, bem distintos.

      Outro é funcionário público: um tenente da Polícia Militar de Santa Catarina lotado, salvo engano, em Lages. Não precisa, mas faço questão de dizer: trata-se daquela PM com quem vocês, homens de bem, tiram selfies sorridentes e orgulhosos.

      Não fosse você um desses anônimos que infestam o blog vindo diretos do esgoto, até podia achar que seu comentário foi um equívoco. Mas você e eu sabemos que não foi.

      Excluir
    2. 20:23, identificaram um terceiro. Ele é empresário e, parece, mais um "cidadão de bem", igualzinho a você:

      https://theintercept.com/2018/06/19/empresario-assedio-mulher-video-russia-desculpas-alcool/

      Excluir
    3. "Não precisa, mas faço questão de dizer: trata-se daquela PM com quem vocês, homens de bem, tiram selfies sorridentes e orgulhosos."

      Generalizar toda a PM pelo ato isolado desse policial não me parece ser algo inteligente, principalmente vindo de um professor de universidade.

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    4. Desculpe, acabei de ser informado que vocês têm o monopólio da generalização.

      Excluir
    5. Só errei o partido, isso que dá ao confiar nos comentários de outro anônimo, kkk

      Excluir
    6. KKKKKKKKKKKKKK...

      Me fez lembrar o Odorico Paraguaçu:

      É com a alma lavada e enxaguada que vos digo: Doravante ficarão marcados, esses conservadores subversivos, pelo seu monopólio da generalização! Tenho dito!

      A esquerda agoniza!... e nos diverte.

      Excluir
  8. Só quero saber se o próximo passo de vcs vai ser criminalizar a posse e o recebimento de piadas sem graça via WhatsApp...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arruma melhores amigos no Whatsapp e não terás esse tipo de preocupação.

      Excluir
    2. Me preocupa a falta de bom senso, tanto de quem faz um vídeo deste quanto de quem descontextualiza.

      Excluir
    3. Descontextualiza. Fale mais sobre isso...

      Excluir
  9. A lei em nosso país é frágil e constantemente desrespeitada por uma cultura chamada "Lei de Gerson", que apesar de ter sido motivo de orgulho num passado não distante e de ser abominada recentemente, continua em pleno vigor! A educação que os pais devem prover aos seus filhos desde cedo, precisa ser forjada, primeiramente por leis. As leis e os bons exemplos, educam e constituem uma espécie de alicerce que forma o caráter desde cedo. Quando esse processo não existe ou é torpe, comportamentos como o visto desses brasileiros na Russia, não chegam a surpreender. Essa cultura indesejada, infelizmente representa uma grande parcela da nossa sociedade. Em contrapartida, na copa do Brasil, pudemos assistir atônitos, o bom exemplo da cultura japonesa que, ao término do jogo, limpou toda a área das arquibancadas destinada a ela. Atitudes como essa, são resultados de um longo caminho, e como diz aquele velho clichê, um longo caminho começa a ser percorrido pelo primeiro passo.

    Geralmente escrevo nesse espaço contrariando as opiniões do Baço, sob a alcunha "A esquerda agoniza!...", mas hoje não tenho objeções ao texto.

    ResponderExcluir
  10. BOCETA ROSA !!!! BOCETA ROSA!!! BOCETA ROSA !!!

    ResponderExcluir
  11. Alguém conseguiu encontrar a garota e perguntar o que ela achou? A única que pode reclamar é ela depois de saber o que ocorreu, o resto que va seguir a Rede Globo manipuladora e seus seguidores alienados e hipocritas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A única que pode reclamar é ela? O seu raciocínio é genial. É mais ou menos assim: só Martin Luther King pode reclamar de ter sido assassinado. Só as vítimas do terrorismo podem reclamar dos atentados. Só quem se molha pode reclamar da chuva. Só os pais da Richthofen podem reclamar da filha. Ah... vai pentear um gorila.

      Excluir
    2. Baço este é o tipo de crime, se é que é crível qualifica-lo como crime contra a honra, que apenas o ofendido, se é que assim se considera, pode ter a primazia de iniciar uma ação.

      Excluir
    3. Você, ao se referir a assassinato e terrorismo, onde as vítimas não poderiam reclamar, ou seja, iniciar uma ação punitiva (penal = crime)

      Excluir
  12. estranho falar de burguesia e tals... e esqueceu que um dos protagonista desse evento é um político do PCdoB.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem