sexta-feira, 16 de março de 2018

Dá para ser feliz no Brasil? O World Happiness diz que dá (veja o vídeo)

POR ET BARTHES
Quais são os países mais felizes do mundo? A resposta a essa questão está no relatório da “Felicidade Mundial” (World Happiness Report”, divulgado esta semana. A maioria dos países do Top 10 está na Europa - à exceção de Canadá, Nova Zelândia e Austrália - e os quatro primeiros lugares do ranking são ocupados por países nórdicos. Parece que nem mesmo o frio do inverno acaba com a felicidade deles.

Mas estranha é a posição do Brasil, que ocupa o 28º lugar da lista, acima de países como Japão, Espanha, Itália ou Portugal (para onde, vale lembrar, tem muito brasileiro mudando). Eis a questão. Os brasileiros têm mesmo razões para estar entre os mais felizes do mundo? Ou será que esse é um mito que vem sendo construído ao longo da história? O filme apresenta pelo menos uma razão de peso.

Quer saber mais? Então veja o filme.


13 comentários:

  1. Tá! Todos os países que adotam o liberalismo, exceto Portugal e Espanha. Nenhuma novidade.

    Próximo!

    ResponderExcluir
  2. Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia e Suiça são todos "países que adotam o liberalismo". Só dá pra responder com Caetano:

    https://www.youtube.com/watch?v=-MK1q9fZjeI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Baço, todos são comunistas, socialistas e o c@%&# a quatro. Ainda vives na guerra fria e não conheces a realidade de um governo socialdemocrata com uma economia liberal.

      (Suíça? nem nos piores pesadelos esse país tem qualquer relação com a socialdemocracia)

      Excluir
    2. É. Não conheço a realidade. E imagino que já tenhas vivido nesses lugares todos...

      Excluir
  3. O anônimo agora quer ser comentarista internacional. O cara mora no Brasil e não entende o Brasil. Aí acha que dá para saber o que se passa em outros países. E nem deve ter visto o filme até o fim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, e tu tens que sair daí e visitar esses países para endender a diferença entre socialismo, social-democracia, liberalismo econômico, conservadorismo, etc... Tem todos esses exemplos aí na Zoropa (exceto o socialismo que morreu com a queda do muro).
      Ou ler mais sobre economia (Marx era um filósofo...), geografia e política. A história esta muito viciada, infelizmente.

      Excluir
    2. Putz. Duas coisas que nunca fiz: visitar esses países e ler Marx. Fui apanhado...

      Excluir
  4. A Islândia é argumento? A população é menor que Joinville.
    Ranking de felicidade? Vou fazer que acredito! Prefiro acreditar que é pegadinha do malandro de sexta feira! Mas se for verdade, ai a coisa ta feia. Mas não seria nada mal, seria o fetiche da esquerda um ranking da felicidade, pra colocar na constituição ou no direito universal dos homens, quem sabe valeria o retorno da guilhotina. Mas da uma olhada no ranking de suicídio per capita antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde eu encontro esse tal de "ranking de suicídio per capita"? Porque no ranking da World Health Organization nenhum desses países aparece.

      Excluir
    2. Bah, era serio.
      Mas da uma olhada, no Who que tem um mapa, e muito desse países nesse mapa tem elevados número de suicídio.
      Olhe também o consumo de antidepressivos pelo mundo.
      Mas não dá para levar a sério um ranking de felicidade, mal conseguimos definir felicidade, pra fazer um ranking. Isso parece piada, coisa de sociólogo tarado em tabela 2x2, tipo aqueles que inventaram o IDH.

      Excluir
    3. Se era sério, melhor pesquisar mais. Isso do suicídio nos países mais ricos é mito.

      Excluir
    4. Por falar em mito a ciência da felicidade,é o que? Uma coisa seria? Ainda mais se esta relacionado com a política e economia?
      Nada mais visível no mundo de hoje que nossa obsessão por felicidade, que beira o ridículo. Não faltará gente vendendo estudos científicos, livros de auto ajuda, politicas para esta histeria coletiva.
      E não fiz nenhuma relação com suicídio e economia. Apenas uma objeção ao ranking acima.

      Excluir
    5. Aqui está o link para o relatório. Podes ver os critérios, que são apresentados logo no início.

      https://s3.amazonaws.com/happiness-report/2018/WHR_web.pdf

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem