terça-feira, 1 de agosto de 2017

Venezuela: onde todos brigam e ninguém tem razão

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
É difícil acompanhar os acontecimentos na Venezuela, em especial em tempos de forte turbulência. Limito-me a seguir com interesse as informações que chegam através da comunicação social (com desconfiança, admito). Mas uma notícia recente chamou a atenção por ser muito peculiar. A Assembleia Nacional, que tem maioria da oposição, aprovou a nomeação dos novos juízes do Tribunal Supremo de Justiça.

Olhando à distância parece estar tudo bem. Mas não. De fato, a oposição nomeou um tribunal paralelo, com a missão de dar um chega para lá na Assembleia Constituinte proposta pelo presidente Nicolás Maduro. Confuso? Fica pior. A notícia dava a entender que a coisa era séria mas, apesar de todo o aparato montado, a nomeação parece ter sido um gesto simbólico da oposição. É tudo muito insano.

Mas os juízes do Tribunal Supremo de Justiça, o que está no poder, subiram nas tamancas e não quiseram saber de brincadeiras. Os magistrados classificaram o ato como fora da legalidade e advertiram que poderia levar os outros juízes – os do Supremo da oposição – para a prisão. Uma matéria no jornal “El Nacional”, que está longe de ser favorável a Nicolás Maduro, fez uma cobertura como se tudo fosse mesmo a sério.

Este exemplo serve para mostrar que o país está um caos e que resta pouca serenidade. O futuro tende a ser ainda mais difícil para a Venezuela e os venezuelanos. O atual presidente sectariza posições e demonstra não querer largar o osso. A oposição, que conta com a benevolência da imprensa mundial, também não está para os ajustes. O país parece estar à beira do abismo e pronto a dar um passo em frente.

Vista ao longe, a Venezuela parece terra de ninguém. Ou melhor, terra de dois poderes políticos antagônicos, cada uma a viver sob o seu próprio código (o episódio do TSJ não é um acaso). Depois da votação do último domingo, é certo que o país passe a viver definitivamente sob as regras de dois tipos de poderes diferentes. O pior é que ambos carentes de legitimidade. Enfim, como diz o ditado, em casa que falta pão todos ralham e ninguém tem razão.

É a dança da chuva.

44 comentários:

  1. Resumindo: Maduro (e seu narcotráfico) tem em suas mão$ todo poder judiciário; a assembleia (que nas democracias representam o povo) reconhece em Maduro o ditador (que realmente é) tentam enfraquece-lo destituindo os poderes do atual judiciário, substituindo-os. Pergunte aos milhares de venezuelanos famintos que atravessam as fronteiras do Brasil e Colômbia o que eles pensam do facínora que destruiu a economia do país com seu bolivarianismo estupido que só os pseudos intelectuais endinheirados tupiniquins apoiam, além de partidos igualmente desonestos, como PT, PC do B e aquele que se diz "socialista com liberdade".

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei o que diriam "os milhares de venezuelanos famintos que atravessam as fronteiras do Brasil e Colômbia o que eles pensam do facínora". Tu sabes?
    Perguntaste a eles?

    ResponderExcluir
  3. "Não quero falar da Venezuela pelo simples fato de que não sei nada sobre a Venezuela. E não falo do que não sei. Ao contrário de ti, que pareces saber tudo sobre aquilo..."

    (Baço - 26 de julho)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puta que pariu. Nunca estás feliz. Se não escrevo é mau, se escrevo é mau. Quer dizer... vou preso por ter cachorro e preso por não ter. Tu és um público muito difícil. Mas... "limito-me a seguir com interesse as informações que chegam através da comunicação social (com desconfiança, admito). Mas uma notícia recente chamou a atenção por ser muito peculiar".

      Excluir
  4. Agora "pagas" de desentendido?...

    ResponderExcluir
  5. Não sou um público difícil.
    Apenas observo "padrões",... ou melhor,... a falta deles!

    "A melhor propaganda anticomunista é deixar um comunista falar." (Paulo Francis)

    ResponderExcluir
  6. Não acredito em nada do que a oposição diz. Lembro-me do golpe de 2002, quando a oposição tomou o poder por dois dias. A primeira coisa que fizeram foi fechar o Congresso e implantar a censura. Depois que o povo das favelas tomou o centro de Caracas o golpe murchou. O Maduro comete algumas infantilidades, mas ele é o presidente eleito e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não te esqueças que a primeira ação de Pedro Carmona, durante esse golpe, foi entregar o petróleo para os gringos.

      Excluir
    2. Miranda, ainda há duas ou três empresas aéreas que voam para Caracas. Boa viagem e não volte nunca mais!

      Excluir
    3. Só sei que acho contraditório chamar de antidemocrático um país onde se convoca uma eleição e 41,53% dos eleitores comparecem, mesmo com atentados terroristas, barricadas e violência. É um índice alto para um país que em que o voto não é obrigatório.

      Excluir
    4. Tudo isso sem falar que a oposição fez "terrorismo" para o pessoal não comparecer...

      Excluir
    5. "Não quero falar da Venezuela pelo simples fato de que não sei nada sobre a Venezuela. E não falo do que não sei. Ao contrário de ti, que pareces saber tudo sobre aquilo..."

      (Baço - 26 de julho)

      Excluir
    6. “E não te esqueças que a primeira ação de Pedro Carmona, durante esse golpe, foi entregar o petróleo para os gringos.”

      Como assim “entregar para os gringos”?
      Hoje 90% do petróleo venezuelano é exportado para os EUA, a diferença é que a empresa que extrai e exporta é um monopólio, estatal PDVSA, que virou aparato para ditadores, como fizeram com a MERDA da Petrobras nos governos petistas. PT, PC do B e “socialismo e liberdade” têm as mesmas pretensões ditatoriais que os governos destas republiquetas de bananas têm. A diferença é que as forças armadas do Brasil não apoiam. Sobre o tal golpe de 2002, só não vingou porque os militares estavam do lado do então ditador Chávez (sinto dizer, mas os pobres ou os “proletários” NUNCA tiveram voz em nenhuma revolução – isso é historinha marxista para peleguinho dormir).
      ----
      41%da população foi votar? Sério? Se você acredita em dados de governos ditatoriais, problema é seu. Eu não acredito, ainda mais com um vídeo ao vivo em que o próprio ditador foi votar e o “sistema” não reconheceu o cartão de voto. Patético!

      Mas o mais patético de tudo isso é que aqui no Brasil um vice presidente que estava na chapa que ganhou os mesmos votos da presidente e que ascendeu ao poder por crimes políticos cometidos por Dilma Rousseff, tudo dentro da CONSTITUIÇÃO com aval do STF, é chamado de “GOLPISTA”, mas um ditador facínora que quer se manter no poder a todo custo, inclusive com o golpe de uma nova constituição que o favoreça é chamado de democrata pela esquerdalhada burra de desonesta.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    7. Então se a oposição fez um referendo em que segundo seus números 7,2 milhões de eleitores compareceram, era só levar esses eleitores às urnas da assembleia constituinte e ganhar a maioria.

      Excluir
    8. O L.S. Alves chama o presidente do Brasil de golpista, mas acha democrata um tirano venezuelano.
      Fale-nos mais sobre contradição...

      Excluir
    9. Eduardo, dizem que o paracetamol faz maravilhas contra a febre. Escolhe um aí: Naldecon, Tylenol, Tyledol, Sonridor, Resfenol, Symancol.

      Excluir
    10. Pô, anônimo das 9:55. Muito obrigado por lembrares o que eu escrevi. Eu não sabia que tinha escrito isso...

      Excluir
    11. Então esqueça o Paracetamol e procure um tratamento para Alzheimer! O Lula já começou!...

      Excluir
    12. Alzheimer, Alzheimer, Alzheimer... não lembro o que é isso. Essa minha memória... não dura dois segundos. Podes explicar isso do al... al o que mesmo?

      Excluir
  7. vocês deveriam ter vergonha de apoiar o governo de Maduro, mas vergonha não é o forte da esquerda esquizofrênica latino-americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discorra sobre a esquerda esquizofrênica latino-americana. O assunto parece interessante. Queres escrever um texto a respeito?

      Excluir
    2. Acho que ninguém precisa escrever sobre a esquerda esquizofrênica latino-americana! Acho que vocês do C.A. já fazem muito bem isso:

      "Não quero falar da Venezuela pelo simples fato de que não sei nada sobre a Venezuela. E não falo do que não sei. Ao contrário de ti, que pareces saber tudo sobre aquilo..."

      (Baço - 26 de julho)


      A esquerda agoniza!

      Excluir
    3. A esquerda agoniza. Fale mais sobre isto. Que tal escrever um texto a respeito?

      Excluir
  8. Falar mais sobre a agonia da esquerda?

    Ok, então veja essa:

    No interrogatório que Lula prestou ao Moro, ele afirmou que nunca havia recebido o Léo Pinheiro em sua casa. Depois admitiu que ele veio umas 2 vezes, mas que jamais falaram sobre o triplex. Mais adiante, Lula disse que, naquela ocasião, eles conversaram sobre as obras da cozinha de Atibaia,... aí se atrapalhou e disse que este assunto é para ser tratado no outro processo! KKKKKKKKKKK


    A esquerda agoniza!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Lula. Mas que grande mentiroso me saiu...

      Excluir
    2. Ok. Vou te fazer lembrar de outra:

      Ainda sobre Atibaia, um certo jornalista e especialista em pensamento contemporâneo aqui do C.A., quis ridicularizar a denuncia sobre o sítio do Lula, insinuando que ele estava sendo processado por causa de 2 pedalinhos.

      Tem outras. Se quiser mais, vai pedindo!

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    3. Tá difícil de engolir essa coisa do especialista, né? Zelotipia é um troço fodido. Culpa tua. Porque não foste estudar? Queres um conselho? Eu fiz essa especialização na Católica. Como agora também existe em Joinville, corre lá fazer a tua matrícula numa especialização. Só dura dois anos... é tempo suficiente para essa tua inveja passar.

      Excluir
    4. "...Mestre em Cultura e Comunicação. ESPECIALISTA em Pensamento Contemporâneo. Pós-graduado em Comunicação..."

      Assim está na descrição de José Baço, na seção Autores do Chuva Ácida. Confere lá! KKKKKKK

      Mais uma!

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    5. Uau! Que descoberta. Encontraste o que eu escrevi. Jênio.

      Excluir
  9. Rússia, Cuba, Bolívia e Equador apoiam a Maduro.
    EUA, UE e demais países da AL não reconhecem a eleição venezuelana.

    Sem mais, meritíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que é bom para os EUA é bom para o Brasil.

      Excluir
    2. Exatamente!
      Na dé década de 80 o Chile recebeu os "homens de preto" da escola de Chicago, décadas depois o país é exemplo de crescimento sustentável e democracia. A Colômbia está indo pelo mesmo caminho.
      Já a Venezuela teve como inspiração Cuba, Russia, Nicarágua... e Lula.

      Excluir
    3. Sabe, Anônimo, eu até perderia algum tempo contigo se soubesse que é a sério. Porque essa questão bem que merecia um debate. Mas não vou perder tempo com um iliterato que admira o Pinochet. Melhor deixar para lá...

      Excluir
    4. "Viva, Pinochet!"
      Pensa a maioria dos chilenos. O poder do pensamento é infinitamente superior aos atos.

      Excluir
  10. Quem tem mais de 40 anos sabe o que foi a Venezuela antes deste socialismo bolivariano de Chávez e Maduro, quem vive na "Zoropa" talvez não saiba. Falta de informação ou desonestidade intelectual?

    ResponderExcluir
  11. Janaína deveria tuitar o Trump pra falar um cadinho da Arabia Saudita, país dominado por uma ditadura familiar, onde NÃO existe eleições nacionais, partidos políticos e mulheres infiéis são apedrejadas e as "fiéis" são proibidas por lei de dirigir, além de serem obrigadas a ter um guardião, homem, é claro. Ela poderia também tuitar pra falar de esporte. Mais precisamente da disputa com o isis.f.c., pra ver quem ganha o título da temporada no campeonato mundial de execuções, sendo q até o momento os sauditas levam pequena vantagem... Tuíta, Janaína, tuíta. Trump precisa saber disso.

    ResponderExcluir
  12. O motorista de ônibus mais poderoso do mundo. O proletariado no poder, como querem os socialistas. Eis as consequências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... imagina só. Um motorista de ônibus no poder. Que horror!!!! Pior mesmo se fosse um metalúrgico. Aí o mundo vinha abaixo.

      Excluir
    2. Não foi o mundo que veio abaixo, só o Brasil mesmo.

      Excluir
  13. Aos desmioladinhos da geração Y, baba ovo de fessorsinho esquerdista, a Venezuela é um socialismo DEU CERTO"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui onde eu vivo somos governados por uma coligação parlamentar entre o Partido Socialista, Partido Comunista e Bloco de Esquerda. Não tenho motivos para reclamar. O que te parece?

      Excluir
    2. Claro! Tanto que o partido comunista implantou o socialismo em Portugal!
      Lembro de um certo governador de um estado brasileiro, comunista, dizendo que ia transformar o Maranhão num estado capitalista.
      Partido comunista engana o eleitor duaz vezes. Kkkkk

      Cadê os partidos fascista e nazista, já que como o comunista, são farinha do mesmo saco?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem