segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Quanto mais desinformados melhor

POR JORDI CASTAN

Quando a gente lê uma notícia referente à obra de duplicação da Avenida Santos Dumont (aqui) imediatamente já sabe que é uma patranha.

- [Do esp. patraña, alter do esp. ant. pastraña.] Substantivo feminino. 1.Grande peta2 (1). V. mentira (1). 2.História mentirosa; história; patranhada.)?

Pois essa historia da separação das pistas da Santos Dumont com canteiros tem toda a cara de ser um caso flagrante de empulhação.

- ([De empulhar + -ção.] 
Substantivo feminino. 1. Ato ou efeito de empulhar. 2.Bras. Tapeação, embuste, logro.)

Sim estão querendo nos iludir.

- ([Do lat. illudere, com mudança de conjug.] Verbo transitivo direto. 
1.Produzir ilusão em; enganar, lograr; burlar. 2.Frustrar, baldar, defraudar. 3.Usar de subterfúgios para não cumprir; zombar. 4.Tornar menos doloroso, menos amargo; dissimular, disfarçar, enganar).

É que esse pessoal envolvido na gambiarra da duplicação da duplicação da Santos Dumont são mestres na arte de ilusão.

- ([Do lat. illusione.] Substantivo feminino. 
1.Engano dos sentidos ou da mente, que faz que se tome uma coisa por outra, que se interprete erroneamente um fato ou uma sensação; falsa aparência. 2.Sonho, devaneio, quimera. 3. Coisa efêmera, passageira. 4.Logro, burla, engano. 5.Psiq. Psic. Percepção deformada de objeto.) Mas tem que ser dito também que não há povo que goste mais de ser enganado que os moradores desta vila.

Por formação e experiência deveria defender a solução dos canteiros com flores e verde. Mas não o farei porque não parece ser a melhor solução. É só mais uma adaptação ao projeto original, com o objetivo claro de reduzir custos, ao preço de reduzir a qualidade e a segurança de motoristas e pedestres. O projeto original previa que as duas pistas de circulação seriam separadas por um canteiro com paisagismo.

Esta solução exigia uma maior largura de calha e era mais cara, porque demandava mais área a ser desapropriada. A alternativa? Propor que a separação fosse feita com barreiras “New Jersey” em concreto, mais seguras e a solução melhor para aquelas áreas em que não há espaço para colocar canteiros com a largura suficiente para oferecer segurança. Agora aparece uma nova alteração ao projeto, substituindo as “New Jersey” por um canteiro estreito com grama e flores. Uma solução muito mais econômica que as barreiras de concreto e bem menos segura.

Sorria, você está sendo enganado. De engano

- ([Dev. de enganar.] Substantivo masculino.
1.Erro causado por descuido, falta de conhecimento específico ou desatenção.2.Logro, armadilha, embuste. 3.Falsa crença, ilusão. 4.Bras. Restr. Ligação telefônica errada
). 


Outros dirão que você esta sendo engabelado.

(Engabelar. Var. de engambelar.] Verbo transitivo direto. Bras. 1.Enganar com falsas promessas, jeitosamente; enrolar. 2.Distrair; embalar.).

E dirão que o melhor conselho é sempre não acreditar nunca nas mentiras que os políticos contam. Pena que aqui na Villa haja uma legião de crédulos que gostam de ser iludidos pelos mitômanos de sempre. Acreditam tanto neles que os votam a cada eleição e os elegem e reelegem uma a outra vez. Vai gostar de ser enganado assim lá na casa do...


- ([origem controversa)] Substantivo masculino

1. [Calão]  Órgão sexual masculino.

3 comentários:

  1. O Povo se curva, Vila Dona Francisca, tem ditador e alguns tiranos que de vez enquanto aparece com essas soluções de imbecilidade, como diria empreiteira não e de qualidade, e parceiros que ajudam são tão cúmplice desses imbróglios, maior cidade já esta acostumada com essas soluções paliativas, caseiras, barata que depois esses mesmo ganha pra reformas o que já foi mal construído e planejado, se que houve. Essa dicotomia esta bem aprofundada nessa cidade, e com vícios e viciados, não a toa que um grande jornal, sabe aquele puxa saco do grande homem, diz que vem outra empresa aérea quer operar por aqui, e nada acontece, melhor esta cada dia tendo menos vôos para cidade, mais pensa que outras pessoas não saem da vila, essa mesma empresa estava suspensa, quando ficar pronta essa avenida somente vai servir povo aventureiro e Iririú reduto de muitos votos desses vereadores, e palanque para reeleição do mesmos deputados de 2018, pois próximo grande evento Festival de dança 2018, fora isto a cidade ficará apagada, como esta nos últimos 05 anos..sem cultura sem grandes obras. E assim povo gosta mesmo embrulhados..

    ResponderExcluir
  2. Meu parece, que não há consenso sobre se o sistema que população deseja, e que realmente tem que ser, obras entregues sem qualidade, obras como escolas, e ruas e avenidas, sendo já usadas sem ter infraestrutura em volta, vejo que população não tem prioridades, pelo que estou percebendo, gosta de levar tapas nas suas caras, e não tem nenhuma reação, ou repercussão do artigo, e dos fatos atuais, cada um em seu canto, quanto anterior militantes e simpatizantes, pelo que vejo população vai ficando em seu canto, no seu sofa, o que pior ainda impopularidade prefeitudo e equipe, se que existe, das atitudes ganha aval eleitores, como fosse obra monumental, e total insensatez com dinheiro público. Essa temática parece que vai se perpetuar por muito tempo por aqui, infelizmente!!

    ResponderExcluir
  3. Me causa Raiva esta obra !! qual a importância desta enganação na cidade !! Viram a propaganda estadual , enquanto algumas cidades constroem seu anel viário , como Criciuma e Blumenau , nós temos um elevado para o passageiro que vem do aeroporto achar que está entrando numa grande cidade , em vez de uma Villa !!!! abç, du grego

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem