segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Udo Dohler não quer se reeleger

POR JORDI CASTAN
Por muito que diga que será candidato,  por mais que seu partido e os comissionados apostem na sua candidatura, Udo Dohler não será de novo prefeito de Joinville. É dele - e de ninguém mais - a responsabilidade da sua não reeleição. O prefeito tem se esforçado em dinamitar todas as possibilidades.

Dificilmente conseguirá, entre o quadro efetivo da Prefeitura, os votos que obteve em 2012. Atrasou salários. Retirou benefícios. Não reduziu o tamanho da máquina pública. Manteve comissionados. Atrasou os repasses ao Ipreville. Conseguiu a união da classe em duas greves e a maioria dos funcionários públicos não esconde a sua frustração e descontentamento com o modelo de gestão.

Transformou Joinville em Buracoville. Buracos responsáveis até por fatalidades, que vão muito além do custo econômico de reparar pneus e amortecedores. Entre os 292 mil motoristas habilitados, é consenso que as ruas nunca estiveram tão mal. Tudo isso sem uma proposta concreta para o problema da mobilidade.

As obras públicas previstas não saíram do papel e as que ainda se alastram a passo de cágado manco são apenas remendos. Não são o que Joinville precisa e merece. Menção especial merecem as crateras que têm convertido as ruas da cidade  numa paisagem lunar. Cada vez é maior o número de motoristas que lembram do nome do prefeito, nem sempre com carinho, quando estoura um, ou pior dois pneus, no mesmo buraco.

Nada deteriora mais a imagem do administrador público que o estado de abandono da cidade. A imagem do prefeito como sindico é uma percepção cada vez mais forte e nem entre os seus defensores mais fervorosos há como negar que Joinville nunca esteve pior . É bom lembrar que 292 mil motoristas são votos demais para ser desprezados.

Tampouco está melhor a sua imagem entre os usuários do transporte coletivo. Joinville tem hoje a tarifa de ônibus mais cara do Brasil. Este fato por si só já evidencia a falência do modelo de transporte coletivo. É inaceitável que a tarifa de ônibus aqui seja mais cara que em São Paulo ou no Rio por citar dois exemplos. Ser notícia em nível nacional por ter a tarifa mais cara do país envergonharia qualquer administrador, e é ainda um atestado de incompetência na gestão da cidade. A revolta do usuário deverá se traduzir também em menos votos.

Os ciclistas são outro dos coletivos que dificilmente apoiarão a reeleição do prefeito. De nada servem os quilômetros e quilômetros de ciclofarsas. São só estatísticas que não enganam ninguém. Quem anda de bicicleta enfrenta riscos constantes pelo péssimo estado de conservação, pela má sinalização e pela ausência de um projeto estruturado que ligue uma parte da cidade a outra. Hoje o traçado das ciclofarsas liga o nada a coisa nenhuma, ameaça a vida dos ciclistas e tem ocasionado graves acidentes, inclusive fatais.

Tem o mérito de conseguir, em pouco mais de três anos, a quase total unanimidade, o número de eleitores que não votariam nele de jeito algum é cada dia maior. Interessante que esta posição seja também a cada dia mais aberta, mais clara. Ninguém mais esconde a sua decepção com quem se apresentou como um administrador com experiência e conhecimento.

Para quem chegou dizendo que o problema de Joinville não era de dinheiro e sim de gestão e hoje atrasa o pagamento de salários e de fornecedores, tem havido uma rápida deterioração da imagem de homem público, de gestor e de empresário. Na eleição passada, pesou na decisão do eleitor essa imagem. E o eleitor, que ainda não o conhecia, acreditou nela. Agora, o eleitor o conhece e sabe o quanto era só imagem e quanto é verdade. 

15 comentários:

  1. há uma notícia boa neste mar de caos:

    provavelmente não teremos nenhum prefeito do PT e PMDB em 1217.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PT, PMDB, PSDB, DEM, PP... Muda alguma coisa essa troca desses partidos?

      Excluir
    2. É verdade em 1200 nenhum destes partidos existiam ainda

      Excluir
  2. Não consigo acreditar que este prefeito seja tão "competente" ou que sozinho seja capaz de tantas obras... deve existir uma equipe ajudando!

    ResponderExcluir
  3. Criticar pode, mas mentir é feio. Ele não atrasou salários, apenas parcelou o primeiro, por culpa da administração anterior. Porque faltar com a verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentir é feio mesmo.
      O salário deve ser pago que dia?
      Quando foi pago o salário de janeiro?
      Viu? E sem falar do 1/3 sobre as ferias que os professores ja deveriam ter recebido.

      Excluir
    2. Tio Chico é muito do mal informado. Pelo segundo ano consecutivo os servidores recebem o salário de Dez após o quinto dia Útil subsequente. Sem contar férias e 1/3 sobre férias que devem ser pagos ANTES do início das férias o que até agora, depois de 15 dias em ferias não vi a cor e sorte que, diferente do prefeito, ainda tenho crédito, senão seriam 30 dias sem sair de casa.

      Excluir
  4. Quero ver se nesse ano Udo vai gastar de novo quase 6 milhões em campanha ,e se vai ter gente disposta a dar tanto dinheiro novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este ano as campanhas terão teto para gastos e Sr Udo vai ter que economizar muito. Vai ter cabo eleitoral chorando.

      Excluir
  5. A reeleição ou não vai depender das outras cartas do baralho.

    ResponderExcluir
  6. "Ele não atrasou o salário, apenas parcelou" (CHICO, Tio)

    ResponderExcluir
  7. Tio Chico sumiu... Deve ter ido fazer remake da Família Adams.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem