terça-feira, 25 de agosto de 2015

"Perdoa o meu vice, ele não sabe o que faz"

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

A imagem circulou um dia destes dias nas redes sociais. A foto (abaixo) mostra o momento em que o prefeito Udo Dohler tuteia a presidente Dilma Rousseff, durante um evento em Brasília. Mas alguém se lembrou de acrescentar uma legenda irônica, na qual o prefeito estaria a pedir desculpas à presidente: “perdoa o meu vice, ele não sabe o que faz”. É uma piada, claro. Mas nem por isso deixa de ter fundamento. Até porque muita gente (incluindo este escriba) concordou com a chalaça.

Todos sabemos que o vice-prefeito é um crítico do Governo Federal e demonstra especial entusiasmo ao vestir camisas amarelas e ir às ruas para pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ora, ninguém pode questionar esse seu direito enquanto cidadão. Mas eis o problema: neste momento ele não é um cidadão qualquer. É o vice-prefeito da maior cidade do Estado e enquanto permanecer no cargo representa a instituição Prefeitura e a população de Joinville. Não é um liga-desliga: agora sou vice, agora não sou.

O problema é que o vice-prefeito de Joinville parece ter dificuldades em entender o conceito de “sentido de Estado”. Então, vamos tentar trazer uma luz sobre a questão: quem exerce cargos com responsabilidades públicas deve fazer escolhas em função do interesse público e não de interesses pessoais ou políticos. É o que fazem os estadistas. Até porque uma boa relação com o poder central pode ser útil para um município que, bem sabemos, anda carente de recursos. Se não fizer bem, mal também não faz.

Um político eleito não governa apenas para os seus eleitores. Manda o sentido de Estado que governe para todos os cidadãos, sejam eles seus eleitores ou não. O prefeito ou o vice podem não gostar dos seus críticos ou desafetos, mas têm que governar também para eles. É para isso que são eleitos e pagos (mesmo que abram mão do salário). O nome do jogo é democracia. Não há cidadãos de primeira e cidadãos de segunda. E há cidadãos joinvilenses que não se reveem nas camisas amarelas do vice-prefeito.

Não se sabe de manifestações públicas de Udo Dohler sobre o comportamento pouco republicano do seu vice, mas é fácil imaginar algum incômodo. É natural que o prefeito de uma cidade como Joinville precise de uma boa relação com o Governo Federal, porque isso cria facilidades. Ou seja, Udo Dohler precisa do goodwill das autoridades de Brasília. Mas o vice aparece como macaco em loja de porcelana. Alguém duvida que os acontecimentos da maior cidade de Santa Catarina chegam a Brasília? É óbvio que sim. Mau seria se as notícias não chegassem.

É difícil entender a lógica do vice-prefeito ao negligenciar o sentido de Estado a que o cargo obriga. Pior ainda é ver um político - que, por definição, depende do voto - alinhar ao lado de movimentos claramente antidemocráticos que pregam o desrespeito pelo resultado de eleições livres e legítimas, como as que elegeram Dilma Rousseff. É preciso decoro e uma postura republicana. Mas o vice parece importar-se muito pouco com o republicanismo, o respeito pelo voto e a própria democracia. 

Uma coisa é clara: aponte para onde apontar, a estratégia é errada. Se for por voluntarismo, recomenda-se que contrate uma assessoria para tratar da sua imagem. Se for uma ideia de assessores, o conselho é que trate que procurar gente mais gabaritada, porque não é assim que se constrói uma imagem. Ou melhor... até é. Só que a imagem errada.


É a dança da chuva.

5 comentários:

  1. Parabéns ao vice-prefeito Rodrigo Coelho por seguir os seus ideais políticos. Sabemos que o vice-prefeito estava exercendo legitimamente o seu papel de cidadão quando foi às ruas pedir o afastamento de dona Dilma Rousseff, assim como muitos prefeitos, secretários, governadores, deputados e senadores petistas e de partidos de esquerda fazem quando simpatizam com uma causa.

    Pela foto parece que Dilma é quem estava pedindo desculpas:
    “Eu devia liberar mais recursos à Joinville quando estes estavam no auge e o prefeito do meu partido governava a sua cidade. Agora estamos todos falidos pela lambança que fiz. Mil perdões aos joinvilenses, prefeito!”

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. Dudu, Dudu, Dudu... que menino maroto!

    ResponderExcluir
  3. O Dudu se supera a cada cometário, mas um dia chega lá.
    Em relação ao tema, certa vez comentei exatamente a mesma coisa sobre um certo comandante da PM em Joinville, que na sua página do Face vomitava diariamente pregações de golpismo e adulações à volta do regime militar. Minha observação era exatamente esta, a necessidade de diferenciar as sua posições enquanto cidadão comum e enquanto servidor que ocupa cargo de comando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou cidadão comum, Sérgio, assim como os 93% da população que desaprova o governo federal.

      Fico feliz com a revolta sempre evidenciada nas tuas palavras, isto é um bom sinal.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  4. Me parece que esta é a "nova política" que ele tanto pregou antes da reviravolta que o levou ao cargo atual. Até me leva a crer que a "nova" é o resultado de reflexões sobre a "velha"; porém, assim com a famosa meta, não existe até que se chegue lá. Ao chegar, deve-se dobrar, a fim de ter ainda mais efeito...

    Sim, tão confuso e sem sentido quanto parece.

    Guilherme.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem