quarta-feira, 20 de maio de 2015

Há quatro ou cinco anos...

POR FELIPE SILVEIRA

Há quatro ou cinco anos, quando alagava o terminal central, choviam nas redes sociais montagens com o então prefeito Carlito Merss (PT) em botes, motos aquáticas, em cima do Fritz e em qualquer lugar que a criatividade dos internautas sugerisse.

Nos comentários das montagens o ódio se espalhava. Todo tipo de palavrão foi usado contra Carlito Merss e novos foram inventados para isso. Além do ódio, havia a crítica dos moderados. Não xingavam, mas não deixavam de responsabilizar a administração municipal pelos alagamentos e por tudo que era ruim.

Isso ocorre em alguma medida com o prefeito Udo Döhler (PMDB). Mas nada que se compare. Há alguma corneta, uma montagem ou outra, reclamações e piadas com a nova gestão. Mas a carga de ódio é completamente diferente. Aliás, o ódio é elemento ausente na repercussão de notícias que envolvem a nova administração, mesmo que os problemas sejam os mesmos.

Deixar de odiar é, sem dúvida, um avanço. Mas é preciso observar a razão. O governo Udo Döhler simplesmente deixou de ser responsabilizado pela massa joinvilense.

Imprensa

É controversa a relação da imprensa com o governo Udo Döhler. O jornal A Notícia, que pertence ao grupo RBS, recebeu o governo do empresário com uma megalomaníaca manchete “A ERA UDO”. Por outro lado, o jornal televisivo do mesmo grupo tem se voltado mais à comunidade nos últimos anos (por necessidade de audiência), levando a cobranças ao governo municipal. Tenho a impressão que a RBS opera em um “bate e assopra” nos últimos anos.

Mas acredito que neste caso importa menos o modo como a imprensa age do que o modo como as pessoas reagem ao governo. Não há dúvidas que o ódio nacional ao PT, que hoje alcança níveis estratosféricos, tem relação com o ódio a Carlito.

Um negócio da China e Petrobras

Já o ódio ao PT, que prejudicou Carlito, tem relação direta com a imprensa nacional. Um exemplo disso é a maneira como foram tratados os fatos relacionados à economia. Se o fraco desempenho da petrolífera brasileira ganhou todos os holofotes meses atrás, sua recuperação é escondida embaixo do tapete. Boa parte da população não bota fé na exploração do pré-sal, por exemplo, pois a imprensa e as redes levaram a desacreditar no negócio. Enquanto isso a Petrobras bate recorde atrás de recorde de retirada de barris.

Da mesma forma, a população brasileira é levada a acreditar que os recentes negócios com a China não são lá grande coisa. São só 53 bilhões de dólares em investimentos nos próximos anos. Uma notícia das mais impressionantes em qualquer lugar do mundo, mas que é tratada com desdém e desconfiança pela imprensa nacional.

Enquanto isso, na biblioteca

O exemplo acima mostra que a maneira como tratamos a informação importa. Há quatro ou cinco anos o prédio central da Biblioteca Pública Municipal estava interditado, abandonado. Hoje, reformado e bonito, funciona.

Mas a biblioteca pública não deixou de funcionar na gestão petista. Diante do desabamento, que ocorreu por causa de uma reforma porca da gestão anterior, os livros foram levados a um bonito e espaçoso prédio na rua Anita Garibaldi, um pouco mais ao sul.

Alguns meses após a mudança para o centro, encontrei uma funcionária da biblioteca e perguntei sobre a mudança, comemorando a volta. Ela me contou que a população frequentava mais o espaço da rua Anita Garibaldi.

Há quatro ou cinco anos...


Ofereço o texto a Cleonice Heller, que perdeu a vida na terça-feira, 19 de maio, quando a caminhonete em que estava afundou no rio que alagava a rua a qual o automóvel tentava atravessar.

13 comentários:

  1. Se Carlito e Udo mantivessem as obras levantadas no plano municipal de drenagem urbana, estudo esse que ocorreu na administração de Marco Tebaldi, as cheias diminuiriam ou até não ocorressem mais. Mas planejamento é algo que definitivamente não está na cartilha.

    Recuperação da Petroleira? Sério? Onde você leu isto? A Petrobrás é a empresa mais endividada do mundo e depois que a companhia abriu sua capital nas bolsas internacionais são processos atrás de processos de investidores enganados e roubados pela corrupção e pela má gestão, portando essa novela está só começando, não é uma página virada como tentou demonstrar o marqueteiro de Dilma Rousseff. Leva-se em consideração ainda que o barril do petróleo vale menos da metade, ou seja, para crescer a empresa precisaria produzir em dobro num momento em que quase não há dinheiro em caixa. Quando a empresa anunciou o balanço seus papéis aumentaram um pouco, depois voltaram a cair. Se o PT não destruiu a Petrobrax, diminuiu para sempre o tamanho da estatal, ainda bem, governo não tem que administrar (e pilhar) empresa nenhuma.

    Não é de hoje que os chineses anunciam investimentos e depois ignoram. Antes de ser construída a ferrovia que ligará o litoral brasileiro ao Pacífico, haverá um minucioso estudo de viabilidade, pois os chinas não costumam jogar dinheiro fora. Os 3 bilhões emprestados à Petrobrax (antes eram 6!) tem como garantia os papéis da empresa caso o governo não arque com a dívida – a Petrobrax ainda vai virar chinesa nas mãos do PT. Os 50 bi foram anunciados pelo próprio governo como intenções de investimento, portanto é perfeitamente normal tratar esse anuncio com desconfiança, como marketing, com desdém. Além disso nada é dado de graça, tudo tem um preço e a conta pode ser paga no futuro pelos brasileiros, pois estamos neste exato momento pagando pelos erros de alguém.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. Carlito foi o melhor Prefeito que Joinville teve. Qualquer pessoa que seja honeste e pesquise os números verá o óbvio.
    Investimento em rede de coleta e tratamento de esgoto. UDO estacionou;
    As primeiras faixas exclusivas de ônibus; UDO estacionou;
    Vários KM de ciclo-faixas; UDO estacionou
    Mais d 3.000 (TRÊS MIL) unidades habitacionais contratadas (contrato assinado e obras em andamento, do Minha Casa, Minha Vida, Faixa 1.) Udo quer fazer UM BAIRRO, sendo que os bairros que existem é que precisam de investimento. UDO ESTACIONOU;
    ACABOU com o turno intermediário; UDO fechou escolas. Estacionou;
    Tocou, sim, as obras de Macro Drenagem e teve a coragem de iniciar no trecho mais complexo, nas imediações da Marquês, as quais o UDO terminou e NÃO continuou.
    Na GESTÃO Carlito, antes de uma intervenção ser posta em prática, iniciava-se uma discussão. Com UDO, primeiro faz, depois conserta. As trapalhadas do ANÈL viário me deixam mentir???
    Udo é um engodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Carlito fosse ao menos medíocre, estaria reeleito. Talvez a culpa recaia na quantidade de “cumpanheiros” que o petista teve de trazer de diversos cantos do Brasil para governar Jlle e que quase nada sabiam sobre a cidade.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    2. O óbvio é contas em atraso.

      Anderson

      Excluir
  3. PT, nem morto. Torcendo pra extinção dessa quadrilha imunda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quadrilha imunda é aquela a qual vc. pertence: ... a do anonimato !!!!!!!!!

      Excluir
    2. pois então trate de morrer logo, pois vc. vai ter que engolir o PT o resto da sua vida !!!!!!!!!

      Excluir
  4. Para anônimo: Quadrilha imunda é aquela a qual vc. pertence , ...a do anonimato !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. joinville ja era, os que puderem ir embora, que corram.

    ResponderExcluir
  6. Esquece PT é lixo !!! Vamos falar do Carlito !!!
    a verdade é que o CARLITO fez muito mais !!! rsrsrs
    du grego

    ResponderExcluir
  7. Se Carlitos foi o melhor Anônimo , imagina o pior ....Risível !!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Carlito 2016 vem aí, e o bicho vai pegá!!!! É 13, é PêTê!!!

    ResponderExcluir
  9. começaram as Viúvas.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem