terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Mirian França, mais uma vítima do racismo


POR FELIPE CARDOSO


Mulher, preta, pobre, carioca e universitária. Mirian França, 31, decidiu passar suas férias no Ceará. Longe da mãe e dos amigos, a jovem, que faz doutorado na UFRJ, onde se formou em Farmácia e, por não ter renda, morava desde os 20 anos, vive um pesadelo.
Acusada pelo assassinato da italiana Gaia Barbara Molinari, a acadêmica negra que curtia as suas férias está presa desde o dia 26 de dezembro, incomunicável e sem o direito de defesa. 

Assim como tantos outros milhares de casos, quando o suspeito é pobre ou preto a imprensa trata logo de mostrar o rosto do indivíduo e invadir sua privacidade, fazendo seu julgamento antes mesmo do judiciário que, ultimamente, vem sendo muito influenciado pela opinião pública. Como não bastasse a imprensa brasileira dar seu espetáculo com a falta de profissionalismo, Mirian sofre com o racismo e a podridão da imprensa italiana que, desde o acontecimento, tem atacado a jovem brasileira.

O crime ocorreu em Jijoca de Jericoacara, área conhecida por ser preferida da máfia italiana e pela morte e estupros de turistas que visitam a região. A brutalidade com que a jovem foi assassinada indica que o crime foi cometido por um homem muito forte ou, até mesmo, por dois homens, e que houve luta corporal. Mas o interessante é que nada disso foi dito na “grande mídia”, nem a polícia do Ceará apresentou fatos, como marcas no corpo, por exemplo, que mostrem que Mirian tenha alguma participação no crime. Também não foi dito que querem cremar o corpo de Gaia sem que o caso seja concluído.

Enquanto mais um circo é armado pela imprensa brasileira, mais um corpo negro é exposto, explorado e humilhado. Enquanto eles aumentam a audiência e a tiragem dos jornais, mais um corpo negro sofre com a injustiça. Isso já se normatizou no país, por isso, já não causa estranheza e os brasileiros aceitam como verdade.

O jornalismo sensacionalista e mau caráter se torna, a cada dia, o órgão de justiça mais importante do país. O quarto poder realmente existe: a mídia. E Elza Soares tinha razão: “A carne mais barata do mercado é a carne negra... que vai de graça para o presídio”.

O que está acontecendo com Mirian França, aconteceu com Claudia, morta e arrastada por policiais. Aconteceu com o dançarino DG, assassinado por policiais. Aconteceu com Amarildo, assassinado por policiais que até hoje não revelaram o paradeiro do corpo do ajudante de pedreiro. Aconteceu com o ator Vinícius Romão de Souza, preso por engano pela polícia.

Aconteceu e acontece com milhares de negros diariamente e ninguém fala nada. Todos acreditam na versão da polícia e dessa imprensa golpista. Por isso volto a repetir: a nossa voz é importante e garantirá a nossa liberdade.

Devemos lutar por justiça para que esses casos cessem. Esses safados querem nos manter amarrados, acuados e sem voz.

Não somos suspeitos. Não somos criminosos.

Por que não ficam comovidos com a morte de milhares de jovens negros anualmente? Por que sentem pena da morte da italiana e não sentem pena da jovem negra injustiçada?
Se fosse uma mulher branca, estudante, fazendo doutorado em uma das maiores faculdades do país, dificilmente estaria encarcerada. Mas é uma mulher negra e pobre.

Seu pensamento escravista vai ser desconstruído por bem ou por mal.
A luta de classes não começou no governo petista... Ela sempre existiu.
Liberdade para os negros injustiçados. Liberdade para as favelas oprimidas. Liberdade para Mirian França. 

Verdadeira liberdade a todos os negros e negras do mundo!


19 comentários:

  1. A suspeita entrou em contradição, várias vezes. Se fosse tua irmã a ser levada a uma suposta emboscada, morta e desfigurada, você ia se importar com as características físicas ou com a exposição da suspeita?

    Demagogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se fosse...", sempre nessa. Claro que iria. Pior do que uma injustiça, são duas injustiças. Pense nisso. Quais foram as contradições? Quais fatos além de tais contradições tornam Mirian suspeita? Por que não foi exposto para a sociedade as contradições?

      Excluir
  2. ESSE MOLEQUE DEVERIA APROVEITAR AGORA O MÊS DE JANEIRO E DAR UMA VOLTA PELAS RUAS DE CARACAS. AI QUERIA VER ELE ESCREVER ESTAS BOBAGENS SOBRE O BRASIL.

    ResponderExcluir
  3. Os negros garantirão essa liberdade quando algumas pessoas pararem de tratá-los como pessoas diferenciadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei um texto falando sobre isso. Obrigado pela dica. Mas essa não é saída. Abraço.

      Excluir
  4. 1. Por que sentem pena da morte da italiana e 2. não sentem pena da jovem negra injustiçada? --- 1. Porque não é comum 2. porque é comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E devemos aceitar isso? Então se é comum é melhor deixar pra lá? Da licença.

      Excluir
    2. Vc foi pré-conceituoso, eu não te apoiei nem te contradisse. Apenas respondi à pergunta. Mas se vc. é preconceituoso com quem argumenta então um espelho lhe ajudaria.

      Excluir
    3. Onde fui preconceituoso? A pergunta que fiz foi retórica no texto. E aqui foi mais uma provocação. Se ofendi, desculpe-me.

      Excluir
  5. Bom texto Felipe, infelizmente real e verdadeiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Espero, num futuro não tão distante, escrever sobre uma realidade melhor!

      Excluir
  6. Quer dizer então que a polícia não sabe quem foi que matou a italiana e prendeu a Miriam porque ela era negra? Pobre não me parece ser, ou não estaria viajando pra Fortaleza nessa época do ano. Você está afirmando que uma doutora em química está presa só porque é negra? No mínimo leviano esse comentário. A uns 3 mil km de distância tirar todas essas conclusões é de um insanidade sem tamanho. Sei lá se foi a Miriam quem matou a italiana e não tenho qualquer capacidade pra ter opinião sobre isso. Mas, sei lá, vai que o pessoal do chuva ácida tem uma equipe de investigadores no Ceará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apresente os fatos que a polícia do Ceará apresentou para prendê-la, além da famosa contradição no depoimento? Quais foram as contradições? Quais outros fatos a tornam suspeita? Ela tem passagens? Já cometeu crimes semelhantes?

      Excluir
  7. Discordo.

    A mídia não influencia o judiciário "ultimamente". Influência desde sempre.

    Presunção de inocência, devido processo legal, ampla produção de provas, tudo é esquecido em nome da "segurança" . que segurança é essa? segurança da mídia, só pode, por que do povo pouco se vê.

    Abraços bolcheviques Cardoso.


    piadas a parte, parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  8. Esse é mais um Doente desse site ...

    ResponderExcluir
  9. esse país racista e que detesta pobres
    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/01/bebe-sequestrado-no-primeiro-dia-do-ano-e-encontrado-pela-policia-no-rj.html

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem