sexta-feira, 23 de maio de 2014

Copa, capital e povo na rua... vai ter!

POR FELIPE SILVEIRA

Ok, o nome do jogo é capitalismo, a indústria é do futebol, o dinheiro abunda e parece que a copa vai rolar mesmo. Beleza. Que venham os turistas, despejem sua grana, vejam seus jogos, vão embora e voltem sempre. Agora, o que eu não consigo entender é gente que reclama do povo na rua. Ora, o nome do jogo não é capitalismo?! Se é capitalismo tem povo na rua, cedo ou tarde.

Claro, há uma direita oportunista que se aproveita. Sabemos como são os parasitas. Mas daí a zombar da situação e da luta do povo é outra história. O povo tá na rua porque não tem teto, não tem terra, não tem parque nem praça. O povo tá na rua porque tem que madrugar para pegar uma ficha no posto de saúde, onde, quando é atendido, é maltratado. O povo tá na rua porque precisa madrugar pra trabalhar, pegar três ônibus, pagar três reais por passagem, viajar de pé e sem segurança. O povo tá na rua porque qualquer curso universitário custa mil reais a mensalidade, e tem que fazer. O povo tá na rua porque a polícia é violenta, e mata.

A copa não é a origem de todos esses problemas, obviamente, mas ela é uma representação imensa deles. Nunca ficou tão claro para o brasileiro como é esse lance da exploração. Nunca ficou tão claro quem ganha e quem perde nessa parada de capitalismo. Quem entra com o pé e quem entra com a bunda.

Ok, nem todo mundo chama o problema de capitalismo. Há um grupo que não tem dúvida que “a culpa é do PT”. Não acho, porém, que esse grupo tá na rua. Estão pelo facebook, nas caixas de comentários dos jornais e blogs como o Chuva Ácida. Quem tá na rua talvez já tenha confiado no PT para ajudá-lo a se livrar dos grilhões.

O nome do jogo é capitalismo. Ok, o povo já entrou em campo.

O problema, amigos, não é a copa. É o que ela representa: as contradições. E as contradições, bom, as contradições vocês sabem aonde levam...

18 comentários:

  1. Apenas não concordo com o termo capitalismo. O povo tá na rua por causa da Democracia. Se dependesse do capitalismo, ninguém poderia reclamar. Podem estar na rua contra o capitalismo, mas porque a democracia permite. Falo isso porque as pessoas esquecem que o Capitalismo é sistema econômico, e subsiste em países totalitários, democráticos, ditatoriais, absolutistas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se tu não me entendeu ou se eu não te entendi. De qualquer forma explico que o povo tá na rua para reclamar do capitalismo, e não porque ele permite que o povo vá a rua.

      Excluir
    2. Qual a solução? Comunismo?

      Excluir
  2. Claro que vai ter, mesmo com superfaturamentos de obras inacabadas, corrupção e incompetência generalizada no governo federal.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, quem culpa o PT não está nas ruas, está assistindo de camarote o início (tardio) da derrocada deste partido que representa tudo de pior na política deste país. Vai ter copa? Claro que vai, pois foi imposição do mesmo governo de olho nas eleições deste ano. Você, que se diz de esquerda, contrário ao “capitalismo”, deveria criticar os caminhos tortuosos pelos quais está passando esse evento, e ler mais jornais também. Há menos de um mês da copa, artigos com o tema estão estocados nas lojas, protestos-fogo-amigo estão se espalhando em todo o país (já se fala até em junho vermelho), metade dos turistas estrangeiros cancelaram sua vinda ao Brasil, hotéis nas cidades da copa estão com metade de seus leitos disponíveis. Economicamente a copa está fadada ao fracasso. Sem contar denúncias de corrupção contra o PT, ingerência na Petrobras, Eletrobras e outras bras que servem de cabide de empregos.

    Eu sou anti-PT e, pela defesa do que restou das instituições deste país, faço parte da oposição do “quanto pior, melhor”, só assim a população perceberá o quanto foi enganada pelo “paladino da ética”. Nenhuma surpresa para um partido que quando era oposição pensava da mesma forma, agora estão provando do mesmo veneno.

    Percebe-se que você não é “de esquerda”, mas sim partidário. A ideologia você coloca no bolso para defender o PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e convenhamos, votar ou defender algo por ideologia não faz muito sentido, quer dizer que pela "ideologia" ou pela "causa" quem está no poder, pode tudo! acho pura ignorância!

      Excluir
    2. muito bom seu comentário Jorge, até pq votar ideologicamente é dar carta branca pra quem está no poder fazer o que for precisa pela "causa", eu acho isso no mínimo perigoso!

      Excluir
    3. Não entendi, Renato. Se não se vota por ideologia, se vota pelo que? A defesa do livre mercado não é ideológica? E porque votar pela ideologia é dar carta branca? Não vejo sentido nisso.

      Sobre o comentário do Jorge, nem comento. Ele diz que eu defendo o partido num texto que eu critico o PT! (que não é o meu partido, diga-se de passagem)

      Qual é o sentido?

      Excluir
    4. Felipe, você vai votar na Dilma, no primeiro turno pode ser que não, mas no segundo, eu não tenho dúvidas disso.

      Excluir
  4. "Claro, há uma direita oportunista que se aproveita. Sabemos como são os parasitas." Quando vcs irão parar com esse maniqueísmo de direita e esquerda e começar a ter um olhar crítico? Tb é risível a esperança nesse câncer de facebook e hashtags para mobilizar os indivíduos a lutar por um país mais justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc sabe argumentar?

      Excluir
    2. Sei. E pelo visto você não sabe.
      Não sei de onde tirou a história de "esperança no facebook".
      Bizarro.

      Excluir
  5. https://www.youtube.com/watch?v=MqQq_ykY_j0

    ResponderExcluir
  6. Foi por essas coisas que já avisei aqui em casa: durante a copa só me visitem alienados e amantes de futebol...

    ResponderExcluir
  7. Isso que chamamos de argumentação!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem