quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O mundo está melhor.

POR FERNANDA M. POMPERMAIER


Exatamente como Calvin estou me sentindo. Estou preferindo a ignorância, o não saber, do que optar por ler a capa e as principais notícias de qualquer jornal de qualquer país.
Gostaria de conversar com as pessoas que escolhem as notícias que rodam o mundo e moldam nossas impressões sobre esse planeta azul. Estou a fim de acreditar que existe uma conspiração entre os meios de comunicação para que só fiquemos sabendo das coisas ruins e achemos que o mundo é um lugar perigoso, triste e desigual. Eu decidi acreditar que o mundo é um lugar maravilhoso no qual acontecem eventos incríveis e felizes todos os dias. 

Há alguns dias li um artigo do Bill Gates, que foi uma injeção de otimismo. Felizmente, o próprio site oferece o texto em diversas línguas, inclusive português e ele começa assim: 
"Quase todos os indicadores apontam para um mundo melhor do que nunca. As pessoas têm vidas mais longas e saudáveis. Muitos países que recebiam assistência hoje são autossuficientes. Poderíamos pensar que esse progresso impressionante seria amplamente celebrado, mas, na realidade, Melinda e eu ficamos impressionados com a quantidade de gente que acha que o mundo está ficando pior. A percepção de que o mundo não pode resolver as questões de pobreza extrema e doenças não apenas é errada – também é prejudicial. É por isso que, na carta deste ano, desmontamos alguns dos mitos que entravam o trabalho. Esperamos que façam o mesmo da próxima vez que ouvirem esses mitos." - Bill Gates.

Não é colocar um óculos de Poliana e passar a ver coisas erradas como certas. Mas também é conseguir ver o positivo, ser realista e admitir que o mundo tem muito a melhorar mas ele só o tem porque o mundo de ontem já não nos satisfaz. Evoluímos como seres humanos e desejamos que a pobreza acabe, que a expectativa de vida aumente, que as doenças tenham cura, que crianças não morram de desnutrição, enfim. Já não nos contentamos com o mundo que existia na década de 70 ou 60,  porque o melhor planeta terra que já existiu, a melhor Joinville que já existiu é a de hoje: 2014. 

Veja o que diz o Bill Gates sobre a África, país no qual tem trabalhado com seus programas assistenciais e sobre o qual não temos ainda as melhores impressões no quesito social:

"A África também teve grande avanço em saúde e educação. Desde 1960, a duração da vida das mulheres ao sul do Saara aumentou de 41 para 57 anos, apesar da epidemia de HIV. Sem HIV seria de 61 anos. A percentagem de crianças matriculadas nas escolas passou de pouco mais de 40% para mais de 75% desde 1970. Menos pessoas passam fome e mais gente tem boa nutrição. Se ter comida suficiente, ir à escola e viver mais são medidas de uma vida boa, então a vida certamente está melhorando na África. Essas melhoras não são o fim da história; são a base para mais progresso."

Existem outros exemplos e eu altamente recomendo a leitura do artigo. Ele prova como assistência social funciona e devemos fazer mais. Fico triste em saber que ainda existem brasileiros que classificam o bolsa família como um programa para coletar votos. É uma estupidez gigantesca e um egoísmo inescrupuloso considerar que um programa que objetiva tirar pessoas da pobreza tem intenções apenas eleitoreiras. Essas pessoas provavelmente nunca passaram fome ou nunca precisaram de auxílio do governo para sobreviver. É pensar mesmos só no próprio umbigo.
E como na tirinha do Calvin a ditadura me pouxou para trás e eu falei de quem não apóia o bolsa família - coisa ruim. Às vezes é inevitável. 
A mensagem final para mim é: existe esperança. 
Minha filha, que logo fará 4 anos, poderá viver num mundo mais igual e mais justo. Caminhamos nesse sentido, a passos lentos, tudo bem, são pequenas conquistas todos os dias. Mas estamos. 

10 comentários:

  1. Bill Gates? EsseDragão Capitalista?

    Morte ao Capitalismo e ao Neoliberalismo.
    Vida longa ao Comunismo!

    ResponderExcluir
  2. o bill gates chupou o hans rossling, que fala isso a muito mais tempo.

    http://www.youtube.com/watch?v=hVimVzgtD6w

    ele é o criador desse site, que usa dados para mostrar que o mundo nunca foi tão bom.
    http://www.gapminder.org/

    vale muito ver o video e uma visita ao site.

    ResponderExcluir
  3. ah, hans rossling é sueco

    ResponderExcluir
  4. eu me enganei, o bill gates cita o rossling ao longo do seu artigo...

    ResponderExcluir

  5. Meu médico me proibiu de ver Bom Dia Brasil porque de bom lá não tem nada e estava me dando depressão. Também me proibiu de assistir Jornal Hoje porque estava me dando azia, era bem na hora do almoço. Da mesma forma disse que não posso nem sonhar em assistir Jornal Nacional pois é na hora de minha janta e perigoso me dar indigestão. Prescreveu que eu ficasse bem longe do Jornal da Globo, pois assistia antes de dormir e , por causa das apocalípticas caras do William Waack, eu tinha pesadelos horríveis quando ia dormir. KKKKKKKKKKK Ministério da Saúde avisa: Atualize-se no Chuvaacida.info

    ResponderExcluir
  6. Seu médico tem razão. Felizes são os que vivem na ignorância.

    Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Mas o Dilmão não fala sempre que tá melhor, então como é que alguém do chuva ácida há de desconfiar....

    ResponderExcluir
  8. Errado Eduardo. Felizes são os que não se informam na mídia cooptada pelos podres poderes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que no caso é o podre poder vigente, liderado pela casta petista.

      Excluir
  9. O mundo realmente melhorou muito nos últimos 30 anos: o comunismo ruiu, várias ditaduras caíram, o mundo ficou mais democrático e justo. Ainda existem bolsões de pobreza e intolerância, porém limitados aos países que insistem em "salvadores da pátria" e fórmulas mágicas de distribuição de renda, geralmente limitadas aos integrantes do "partido".
    Enfim, Bill Gates é a prova de que o espírito empreendedor e inovador, aliado a um ambiente estável e democrático é capaz de gerar riqueza e melhoria na qualidade de vida de todos.
    Hoje esse capitalista é o maior filantropo do mundo e dá mais dinheiro aos pobres do que todos os tiranetes e idiotas latino-americanos de discurso populista que pululam por essas bandas.

    O mundo melhorou muito de lá pra cá !

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem